Quando o excesso de líquido não é drenado pelo corpo, ele provoca inchaço e aumento de peso. A retenção de líquido pode ser ocasionada por disfunção hormonal ou problemas renais. Uma maneira para saber se há retenção de líquido no organismo é pressionar o dedo indicador em uma das pernas e contar até cinco. Ao soltá-lo, se a região ficou esbranquiçada e a pele demorou para voltar ao seu estado anterior, é sinal de que há retenção de líquido no corpo.
 
Para evitar o excesso de sal e assim acabar com a retenção de líquido, o ideal é substituir o saleiro pelo limão no tempero das saladas.
 
É importante também evitar a ingestão de alimentos embutidos e enlatados como salsicha, salame, presunto, mortadela e linguiça.
 
Os queijos amarelos devem ser evitados e substituídos por queijos brancos como o cottage e a ricota.
 
Molhos feitos com glutamato monossódico, como shoyo e inglês também devem ser evitados. O importante é beber muita água, em média 2 litros por dia. Além da água, alimentos como melancia, melão, abacaxi, berinjela, suco de limão, agrião, salsinha e tomate também agem como diuréticos naturais.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here