Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Fernanda Martins, Paula Follador e Maria Alice Nader, hoje; Ângela Mameri, Geraldo Cerutti e Lena Menegueli, dia 17; Renata Rasseli, 18; Bernardo Simões Poubel, Ingrid Leal, Odete Fontana, Bruno Follador, Marcila Coser e Suzana Villaça, 19; Ramonn Pedro, 20; Mariana Sandri, Gisela Nitz e Miriam Silveira, 21; Renata Rosa, Rose Faé e Luciana Rosa Nathanial, 22.

 
NAS mãos do pai: Cristal Bastos Lopes sendo produzida por Nahor Bastos, antes de ser levada por ele ao altar no dia de seu casamento
(Ricardo Fontana)
 
PÉROLAS
 
“A situação do SUS é grave. Há muitos pacientes nos corredores, faltam hospitais e investimento para melhores condições de trabalho.”
Oswaldo Pavan, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina.
 
“60% dos motoristas de carro que poderiam andar de ônibus não o fazem por causa de assaltos.”
Do engenheiro civil Renato Prandina.
 
“Cada um tem seus pecadinhos. Os meus nunca atrapalharam ninguém.”
Do deputado Paulo Maluf, sobre denúncias de suposto envolvimento com desvio de dinheiro público.
 
DESFILE Adriano Moreira montando o look de Christine Moulin
(Cloves Louzada)
 
 
Eles nas redes sociais
 
“A cama está me chamando de volta, mas eu não vou, não vou, não vou… A cama quer apenas meu corpo e nada mais…”
@santoEvandro
***
“Não existe inveja básica, inveja branca, inveja boa. Tampouco inveja inocente.”
@robertafalcao
***
“Deus fez o mundo. O diabo foi lá e fez o ‘shopping no feriado’, lugar de luz fria com gente gritando e andando em círculos em histeria contida”
@johallack
 
BRUNO Sarcinelli e Maira em recepção no Le Buffet
(Octavio Bastos)

 
Receita
 
“Quando estiver entediada, nostálgica, desocupada, neutra, escreva. Escreva mesmo bobagens, palavras soltas, experimente fazer versos, artigos, pensamentos soltos (…), escreva sempre, mesmo para não publicar e principalmente para não publicar. Não tenha a preocupação de fazer obras primas, que de há muito eu já perdi, se é que algum dia a tive, mas só e simplesmente escrever, se exprimir, desenvolver um movimento interior que encontra em si próprio sua justificação”. Quem dá a receita é Carlos Drummond de Andrade, em uma carta a sua única filha, Maria Julieta.
***
A troca de correspondências durante 60 anos entre pai e filha, com todo o afeto que essa relação pode conter, virou o monólogo “Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade”, em cartaz no Rio de Janeiro.
***
Quem teve a ideia foi o neto Pedro, que decidiu abrir a pasta onde o avô guardava as cartas e encontrou, por exemplo, um retrato do “Meu papaizinho querido” feito pela “Filharoquinha” quando ela tinha 5 anos e estava de férias em Minas.
***
Maria Julieta morreu de câncer em 5 de agosto de 1987, e a ligação dos dois era tão forte que, 12 dias depois, o escritor também se foi.
 

RODRIGO Guimarães entre Rosa Estrela e Miriam Silveira, em jantar de reencontro do grupo que viajou com ele para Las Vegas

 

Regime?
Os Rosa, Giovanna e André, arranjaram um problema pela competência no servir.  No coquetel e jantar de nossa festa no Le Buffet, dia 28 de setembro último, lançaram o cardápio 2012 do estrelado cerimonial. Só que todas as delícias estão sendo solicitadas já para os eventos deste fim de ano.
 
Regime? II
Olha só! Scargot de brie aromatizado, creme de aspargos, camarão VG nevado ao chutney de maracujá, alcachofras recheadas ao camembert, bacalhau norueguês fresco com crostas de parma, double de lagostin ao termidor, mil folhas de parmesão ao shiitake, carré de cordeiro com crostas de pistache e, no jantar, hum!!!, truta envolta em miniescamas de baroa  acompanhada de risoto nero al sauvignon a primavera! O sorvete da sobremesa, especialíssimo, deu vontade de aplaudir de pé! Em 2012, dia 26 de setembro, tem mais: Festa da Primavera celebrando o ano 14 da coluna. Imagine a festança do ano 15! E Toca a vida!
 
Segurança para todos
Aviso de licitação mostra pregão eletrônico número 40/2011, para aquisição e instalação de grades metálicas para três janelas do prédio da Vara Federal de Colatina. Se uma respeitável instituição federal amplia sua segurança, é porque o quadro não anda mesmo legal por aqui. Mas anote aí: o Palácio Anchieta se movimenta para ação de grosso calibre a qualquer momento em cidades de porte no Estado!

EM FESTA da primavera, Rosana Guasti Souza, Renata Pacheco e Denise Gazzinelli Cruz
(Octavio Bastos)
 
Foco no protesto
Os protestos contra a corrupção ganharam mais corpo esta semana nas ruas do Brasil, e isso pode ter uma explicação: a população está centrando fogo em medidas reais. Exigir o fim da corrupção é muito vago. Ela se materializa em atos bastante concretos e os cidadãos devem se organizar para derrubar um por um, como o voto secreto no Congresso, o aumento no número de vereadores, os reajustes estratosféricos de salários dos políticos e a criação de novos impostos.
 
Olho no futuro
Durante o mês de outubro, 800 crianças de escolas públicas terão a oportunidade de serem examinadas no projeto “De Olho no Futuro”, parceria da Sociedade Capixaba de Oftalmologia, Unimed e Prefeitura de Vitória, com consultas, exames e óculos gratuitos. O oftalmologista Ubirajara Moulin relatou um dos casos atendidos: uma criança que precisa de lente de 10 graus para miopia e nunca havia usado óculos! “Muitas crianças aguardavam por exames há mais de 2 anos, ou tinham a receita, mas os pais não tiveram condições de comprar os óculos”, disse.

HUGO Caiado e Ana, casal elegante da Ilha
(Cloves Louzada)
 
 
Sintonia
“Eu não ouvi vaia, mas acho que vaiar é covardia. A gente tem que vaiar aquilo que não serve”, disse Cláudia Leitte em um programa de TV, sobre a vaia que levou no Rock In Rio. O público está em sintonia com o que ela falou: vaiar o que não serve! Explicado, Cláudia?
 
Pão nosso
Tem coisa melhor do que cheiro de pão quentinho?! O pão nosso de cada dia tem sua data comemorada hoje. A Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas comam 50 kg de pão em um ano. Segundo o padeiro Aldo Jesus, o segredo do pão perfeito está no forno e no tipo de farinha. O bom é que hoje existem máquinas caseiras de fazer pão, que amassam, levedam, cozem e ainda programam o tempo.
 
Arco-íris
Eles já foram bastante populares na década de 90, mas perderam espaço para os maxi-anéis, com pedras maiores até que a largura dos dedos em alguns casos, mas Carolina Herrera resgatou os anéis arco-íris, aqueles cravejados com pequenas pedras em toda a sua circunferência e usado em trios no mesmo dedo – geralmente um azul, um vermelho e um verde. Você guardou os seus?

GERALDO Schuller com a mãe, Diva, e a mulher Valéria
(Cloves Louzada)
 
De menininha
O mercado de papelaria para garotas vive inventando modas que elas adoram. Já teve a época dos papéis de carta, dos carimbos… Agora, o modismo é dos cadernos de adesivos, que têm folhas com superfície plastificadas para facilitar o manuseio, a colocação e recolocação dos adesivos preferidos colacionados pelas meninas.
 
Proibido fumar
Lei é lei e deve ser cumprida. Ponto final. Mas… Em um bar, ambiente fechado, cliente reclamou com o garçom de uma pessoa fumando na mesa ao lado, e o garçom respondeu que ali podia fumar, sim. Não, não pode!
 
Kid Mumu
Uma casa de shows na Barra do Jucu, em Vila Velha, dará uma festa de Halloween com o nome “Kid Mumu”, fazendo referência ao célebre comediante Mussum. O problema é que o trapalhão, morto em 1994, aparece no folder do evento todo desfigurado, desdentado e com os olhos virados, parecendo um zumbi. Brincadeira de mau gosto que pode até dar processo…
 
EM FAMÍLIA Geraldo Herkenhoff e Dora Daher com a filha Laura e as netas Elisa e Sofia
(Thuanny Louzada)
 
Da terrinha
Um tour pelo interior capixaba, com apresentações culturais e produtos da terrinha, como flores, leite, café, mel, peixes, cachaça e orgânicos. Tudo de graça na Feira Sabores da Terra, entre os dias 10 e 13 de novembro, na Praça do Papa. Sustentabilidade e desafios do agronegócio em pauta. E o futuro do Hortomercado? Também vai entrar no rol das discussões?!
 
Pipoca e cinema
Curtir um cineminha pode aborrecer mais do que relaxar em duas filas: a da compra ou retirada dos ingressos comprados na internet e a da pipoca. Então, tiveram a excelente ideia de juntar as duas coisas: na hora da compra dos bilhetes no autoatendimento, já é oferecida a pipoca e o refri. Seria genial se a lanchonete abraçasse a fórmula e disponibilizasse um caixa só para retirada de produtos já pagos. Mas não… Quem paga a pipoca antes tem que enfrentar a mesma fila gigante, e ainda encarar atendentes de péssimo humor.
 
Engarrafado
Uma obra na avenida Rio Branco, em Santa Lúcia, obriga os motoristas a passar pela rua Constante Sodré, em frente ao Centro de Convenções, até voltar para a avenida pelo cruzamento com a rua José Teixeira, antes de chegar na Reta da Penha. O problema é que o tempo do sinal parece não ter sido modificado, travando todo o fluxo do desvio – os carros ficam parados vendo o sinal abrir e fechar sem passar quase ninguém no sentido Santa Lúcia-Praia do Canto. E o engarrafamento se formando desde a Leitão da Silva…
LÚCIA Medina, Christina Barros e Maria Claídes Maia
(Octavio Bastos)
 

 

Artigo anterior15 de outubro
Próximo artigoColuna 17 de outubro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here