Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Frederico Aguirre von Randow, Andressa Servino e Sandra Mara Carone, hoje; Larissa Valory Heleno, dia 24; Jorge Góes Coutinho, Elaine Rowena e Bel Peixoto, 26; Érica Miranda, 27; Dany Casteluber Monnerat, Robnelson Ferreira, Geórgia Fafá, Fernando Pretti, Jacqueline Piras e Margareth Ruschi, 28; Adriana Meneguelli, Andrea Andrade, Margareth Zamprogno e Teresa Cristina Rezende Costa, 29.

 
EM FAMÍLIA Os noivos Alexandre e Juliana com os pais dele, Alexandre Augusto Ferreira-Guadalupe, e dela, Marlene-Ruy Guedes Barbosa, o Ruizão, irmão de alma e coração de muitas lutas, histórias e alegrias, graças a Deus!
(Studio 75/Photography)
 
PÉROLAS
 
“Eu não tomo refrigerante, mantenho a mente ativa, mas detesto ir ao médico.”
Da brasileira Maria José Durães, que acaba de completar 100 anos esbanjando saúde.
 
“A infraestrutura ficou 20 anos parada no Estado e agora é preciso recuperar.”
Do engenheiro de tráfego Rodrigo Rosa, sobre os 100 mil novos veículos que as ruas do Espírito Santo receberão até o final deste ano.
 
“Tudo pode ser desfeito. Até o Convento da Penha pode ser desfeito.”
Do secretário de Desenvolvimento da Cidade de Vitória, Kleber Frizzera, alegando que a curva na Reta da Penha pode voltar a ser reta. Calma, secretário!
 
“O Enem não democratizou o acesso ao ensino superior.”
Do pedagogo Ocimar Alavarse.

NOS bastidores do teatro, em uma cena para alegrar o domingo, a descontração de Lais Martins Lyra e Gabriel Loss Jeveaux
(Valdívio Almeida Júnior)
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Seta é item opcional do veículo por aqui…”
Aninha Porto
***
“Enquanto todos assistiam ao jogo do Brasileirão, o Espírito Santo e o Rio perdiam na votação dos royalties no Senado”
Alexandre Lima
***
“Já começou a divulgação dos eventos natalinos. Recebi um hoje. O ano passou voando. ‘Então, é Natal… e o que você fez’?”
@00AmandaAmaral

EDUARDO Correa e Márcia Santos em lançamento de moda na Ilha
(Thuanny Louzada)
 
 
Personal vovô
A nova tendência da ginástica é o personal trainer especializado em terceira idade. Epa! As atividades garantem não só o fortalecimento da musculatura, mas também independência. Amarrar os sapatos, levantar do sofá com um copo na mão e subir escadas segurando uma bandeja são alguns dos exercícios feitos.
 
Personal vovô II
Vale uma avaliação médica antes de aderir à prática. Hein? E depois vale assistir também alguns dos exercícios. O de amarrar os sapatos deve ser de chorar! Porque quem está numa fase dessa – não poder amarrar o sapato – precisa de muita determinação para, por exemplo, subir escadas segurando uma bandeja! Sei não, mas para a terceira idade é que não é! Não seria para a quarta idade? O mundo é uma festa!
 
Pequenos profissionais
Em um espetáculo teatral estrelado por crianças a partir de 2 anos, é mais difícil controlar os pais na plateia do que os “atores” no palco. A assistente de Direção da Crescer PHD, Cláudia Bachour Santos Neves, conta que os pais são orientados a não dar tchau para os filhos e nem tirar fotos com flash. “Ainda assim tem mãe que levanta e grita o nome do filho”, disse. Ela recentemente coordenou uma apresentação com 250 pequenos no Teatro da Ufes. “Eles adoram assistir. Então, tanto nos ensaios quanto no espetáculo, ficam bem quietinhos”, completou.

ANDRÉ Heidrich e Renata Quintaes em noite de joias
(Cloves Louzada)
 
Nova rodoviária
Essa é de MP! Presidente Kennedy terá uma rodoviária superior à de Vitória. O projeto será licitado mês que vem. A área, de 10 mil metros quadrados, terá dois andares, escadas rolantes, 12 terminais, lojas e restaurante. Será toda em vidro. O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Alexandre Pinheiro, disse-nos que o complexo vai desafogar o tráfego pesado na região, pois ficará próximo à saída da cidade. Ele não soube informar o orçamento. Dinheiro demais no caixa, principalmente do petróleo, faz isso! E é!
 
Cotas de preconceito
O ato público pela manutenção da lei que reserva 30% das vagas em concursos públicos para afrodescendentes em Vitória nada mais é do que reforçar o preconceito racial, que ainda existe no País. Em caso de vagas para nível superior, por exemplo, entende-se que, a partir do momento que alunos entram na faculdade, a dedicação depende de cada um para ser bom profissional. Questão de chances iguais para pessoas com o mesmo nível de instrução, independente da cor.
 
Eu, hein?
Ato em São Paulo, na Avenida Paulista, reunindo Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Força Sindical, todos com o objetivo de pressionar a redução da taxa básica de juros do Banco Central, a tal Selic, mostra que o Brasil está uma panela de pressão já com fumaça em alto grau.
 

EM festa à fantasia, a aniversariante e anfitriã Dorisana com o filho Abraão e o maridão Dayan Mencer

 

Investigação federal
A discussão da Reta da Penha ter virado curva está movimentando religião, povo e governo. Mas é fora de propósito, porque o assunto é de conhecimento público há cinco anos, quando foi aprovado pela prefeitura. A coluna entrou em contato com o Ministério Público Estadual (MPES), e o órgão informou que, no projeto, não constava a mudança de traçado na avenida, e por isso iniciou o procedimento investigatório só agora, em conjunto com o Ministério Público Federal. O órgão questiona se a mudança fere a legislação e os possíveis prejuízos à população.
 
Prêmio
Antonio Diogo, diretor-geral da Chocolates Garoto, recebe amanhã, em São Paulo, o troféu de Melhor Empresa no setor Indústria de Doces e Salgados, durante o 7º Prêmio Melhores do Agronegócio 2011.
 
Cruzeiros
Quem se assustou com o fato de Vitória estar atrás da cidadezinha catarinense São Francisco do Sul no quesito cruzeiros marítimos, segura essa: Ilhéus, na Bahia, vai receber 38 viagens de oito navios, num total aproximado de 118 mil passageiros. É mais que o triplo dos números de Vitória, que terá 12 viagens de dois navios, com 22 mil passageiros. Quem conhece Ilhéus, vai concordar: o lugar é esquisito, para não dizer feio, mais industrial do que turístico, não tem moqueca, fábrica de chocolate, um litoral belo e a possibilidade de passear nas montanhas.


GUILHERME Theodoro com sua medalha da Corrida Intercampi Faesa
 
Surpresa!
“O noivo pediu que eu fizesse o brinco que ela tanto queria. Fui pessoalmente entregá-la no dia de noiva, no salão, o brinco e um lindo arranjo de flores. Quando falei que ele tinha pensado em tudo, a noiva desabou e eu também. Senti a emoção dela em ter um amor verdadeiro”, contou a designer Maira Bumachar. Momentos como o casamento merecem um presente especial, mas no dia a dia, um bombom ou uma rosa fazem o mesmo efeito, pode apostar!
 
Limites da mesada
Dar mesada aos filhos é o certo a se fazer? Segundo o economista Augusto Sabóia, o suporte financeiro mensal serve para ajudar os jovens a tomar decisões e ter responsabilidade desde cedo. “No entanto, é preciso estabelecer regras. Se o filho gastou tudo antes do tempo, esclareça a ele que não vai ter mais”, orienta. Isso na teoria é fácil, mas na prática não!
 
Revelações da MPB
Quando Toquinho escreveu a letra de “Tarde em Itapuã”, Vinicius de Moraes queria que Dorival Caymmi a musicasse. Mas o autor insistiu que queria compor também a melodia e decidiu fazê-la por conta própria. Depois de ouvir o resultado final, o Poetinha se rendeu à música do amigo e parceiro. A história foi contada por Toquinho em um recente show em Roma.

IZABELA Benjamin, Maritza Bojovski Fontana e Fabiana Lopes
(Cloves Louzada)
 
Mitos do chá
Tomar chá para emagrecer, só se for aquele feito com folhas. É que os saquinhos possuem baixa concentração de substâncias termogênicas, que aceleram o metabolismo. “O certo é tomar de três a quatro xícaras de chá verde ou chá mate por dia, nunca após o almoço, pois atrapalha a absorção de ferro – epa! –, e até as 17h. Acrescentar canela, gengibre ou ginseng ajuda”, orienta a nutricionista Anacarina Rolim.
 
Desserviço
Secretária ligou para um ponto de táxi na Praia do Canto, em Vitória, e pediu um carro para seu chefe. “Mas ele já desceu?”, perguntou o motorista. “Sim, ele está aguardando na portaria”, respondeu ela. “Então não vou, não, porque vai que passa outro táxi na rua e ele pega… Vou fazer a corrida até aí à toa”, disse o taxista. Hein? Como? Ãh?
 
Biquinão
Lojas de moda praia na Grande Vitória já estão registrando um movimento maior, mas as capixabas não estão satisfeitas com os modelos. “Só tem biquíni grande e com metais que machucam. As cortininhas e os fios dentais sumiram”, criticou uma cliente. A moda comportada tem sempre que dar um espacinho ao gosto da maioria das brasileiras, não tem jeito.
 
Em domicilio
Concorrência acirrada no mercado digital. Lojas de informática estão fazendo até entrega em domicílio na Grande Vitória, sem cobrar taxa. Algumas até dividem o valor em seis vezes no cartão e a nota fiscal é enviada por e-mail.
 
Rei dos bolos
Mais de uma tonelada por semana! Esta é quantidade de bolos vendidos por uma confeitaria na Glória, em Vila Velha. Inaugurada em outubro do ano passado, começou com uma estrutura simples e hoje possui mais duas unidades em apenas um ano. O segredo, segundo o gerente, é produção industrial, preço (R$ 7,99 o quilo), encomenda no mesmo dia e confeites personalizados.
O QUERIDO casal Ana Lúcia-Carlos André Peixoto
(Cloves Louzada)
 
Artigo anterior22 de outubro
Próximo artigoColuna 24 de outubro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here