26/1011
 
O Espírito Santo recebe a partir desta quinta-feira, 27 de outubro,  bandas independentes de diversos cantos do Brasil para a segunda edição do Festival de Música Livre (FML). O evento acontece até  sábado, 29 de outubro, no antigo Clube Saldanha da Gama, em Vitória. Todas as atividade serão gratuitas. Serão montados dois palcos no antigo Clube Saldanha, onde se apresentarão 24 bandas, entre elas, Móveis Coloniais de Acaju, do Distrito Federal; Letuce, do Rio de Janeiro; e Black Drawing Chalks, de Goiás. Esses grupos representam o novo estilo de música brasileira. Eles são independentes, dialogam com o público, e divulgam o trabalho livremente na internet.
 
Essa segunda edição do FML também abrirá espaço para DJs, performances, intervenções literárias, e para a realização da Feira Solidária, que traz associações e agentes da economia solidária de todo o Estado para expor seus produtos.
 
Seminário
 
Durante o Festival também será realizado o Seminário “Caminhando e Cantando e Carregando Caixa”, que traz o pensamento da música livre para debater com intelectuais e profissionais do cenário cultural. Os debates serão realizados no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), na quinta-feira (27) e sexta-feira (28), sempre às 16 horas. O seminário discutirá, respectivamente, a relação da indústria da música com a mídia e a as alternativas de cultura livre frente a lógica das indústrias culturais na virada do século 21. 
Participam das mesas o articulador cultural Cláudio Prado, de São Paulo; a jornalista do Overmundo, Olívia Bandeira, do Rio de Janeiro; o articulador Fora do Eixo Pablo Capilé, do Mato Grosso; os professores Daniel Castanheira e Julio Diniz, do Rio de Janeiro; e Marcus Neves, do Espírito Santo; além dos músico Jefinho Faraó, do Espírito Santo.
 
Moeda cultural
 
Além dos shows e debates, o Festival de Música Livre cria uma ação inédita no Estado, que é uma moeda própria, que vai circular nos três dias de evento. Chamada de LIBRE!, a moeda pode ser trocada por reais na Casa de Câmbio do FML, nos dias do festival e apenas ela será aceita, para a compra de produtos no bar, na Feira Solidária e também de outros produtos que estejam a venda durante o festival.
 
 
Confira a programação:
 
Quinta-feira (27)
Palco 1 
Manfredines (ES) 
Juliano Rabujah (ES)
Letuce (RJ)
Los Zombres (ES)
 
Palco 2 
Velho Scotch (ES)
Adios me voy (ES)
Chinese Cookie Poets (RJ) 
Multisensorial (ES)
 
Sexta-feira (28) 
Palco 1
Mesu Komuro (ES)
Tuc Tuc (RJ)
Móveis Colonias de Acajú (DF)
Fepaschoal (ES)
 
Palco 2
Volapuque (ES)
Ava (RJ)
Gustavo Macaco (ES)
Joe Zee (ES)
 
Sábado (29)
Palco 1
Acasos Irrisórios (ES)
Ganeshas (RJ) 
Black Drawing Chalks (GO)
Valvulla (ES)
 
Palco 2
Virtude Periférica (ES)
Tereza (RJ)
Amélia Barretto (ES)
Morto Pela Escola (ES)
 
Seminário “Caminhando e Cantando e Carregando Caixa”
 
Quinta-feira (27)
Mesa 1 – Os Caminhos do Meio – perspectivas históricas sobre a relação das músicas com as mídias de divulgação
Daniel Castanheira
Olivia Bandeira
Marcus Neves
Claudio Prado
Mediação: Henrique Alves
 
Sexta-feira (28)
Mesa 2 – Experiências do Mundo Livre – caminhos de criação que dialogam com as novas mídias
Julio Diniz
Jefinho Faraó
Pablo Capilé
Mediação: Ericson Pires

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here