Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Dani Perim de Tassis, Roberta Scárdua e Julia Ferrari Kuster, hoje; Débora Alves, Christiane Leal Santos, Quinzinho Gouveia e Martha Altoé, dia 21; Rafaela Dias de Rezende e Izabel de Souza, 22; Ada Alcinéa Mota, Mauro e Christina Prates, Maria Bernadete Aguirre Von Randow e Raphaela Milet, 23; Chrisógono Teixeira da Cruz, Márcia Frauches e Hélio Ferrari, 24; Victor Mota Soares, Tânia Cruz, Lívia Souza Lourega, Jair Simmer Filho, Flávia Gimenes e Bia Menezes, 25; e Maria Helena Pignaton, 26.

 
A PROVA de que a mulher capixaba é a mais bonita do Brasil: Nabila Furtado
(Silvia Mantovani)
 
PÉROLAS
 
“O ser humano precisa ter uma experiência autêntica na vida. Só pensamos em ter carro, casa, marca de roupa, mas tudo isso é provisório. Progredir é não precisar de nada que seja material.”
Do velejador brasileiro Amyr Klink.
 
“As viaturas foram feitas para rodar. A política de prevenir acaba ficando de lado.”
Do especialista em segurança Jorge Lordello, sobre a medida que proíbe a circulação de radiopatrulhas da Polícia Militar durante a madrugada.
 
“O Centro precisa ser tratado como área especial. A verticalização desenfreada não pode interferir no turismo, mas é importante.”
Viviane Pimentel, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univix, sobre o centro de Vitória.
 
“O fator que teve maior impacto foi a diminuição no hábito de fumar.”
Do geriatra Renato Morelato, sobre o aumento na expectativa de vida do brasileiro.
 
AS CUNHADAS Juliana, Camila e Patrícia de Castro com Carmen Prates
(Octavio Bastos)
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Não gosto do domingo. Não dá pra confiar em um dia que vive grudado na segunda-feira #digamecomquemandas…”
@JoaoVicente27
***
“Só fico tentando imaginar o que passa pela cabeça do Renato Aragão vendo o Dedé se destacando desse jeito”
@microcontoscos, brincando com a boa fase do zagueiro do Vasco, que tem o mesmo apelido que o Trapalhão companheiro de Didi.
***
“Devemos praticar o bem pelo prazer de fazê-lo e nunca por nenhum interesse de ordem material e espiritual.”
Cecilia Nitz
 
PAOLA Borges, Maria Borgo e Ana Paula Bichara em palestra sobre luxo
(Cloves Louzada)
 
Memória às vítimas
Hoje, terceiro domingo do mês de novembro, é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Mais do que prestar uma homenagem a pessoas que partiram de maneira absurdamente inexplicável, é hora de parar para pensar que os índices altíssimos de acidentes e mortes são por conta, única e exclusivamente, de irresponsáveis. Irresponsáveis ao volante, que não respeitam limites de velocidade e sinalizações, e os que não trabalham para melhorar as condições das nossas falidas rodovias. Ninguém está seguro.
 
Pulso firme
O governador Renato Casagrande vem tentando de todas as formas pedir para que o governo federal participe mais ativamente da discussão sobre a distribuição dos royalties. Em reunião com a presidente Dilma Rousseff, ele deixou claro que, se houver rompimento de algum contrato, o Estado vai entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o que havia sido assinado anteriormente. Mais um passo importante para mostrar ao Planalto que o Espírito Santo existe, sim!
 
O CASAL Cláudio Ferraz e Vanessa
(Octavio Bastos)
Paneleiras em festa
A Festa das Paneleiras de Goiabeias deste ano terá gostinho especial, segundo o secretário de Cultura de Vitória, Alcione Pinheiro: o evento será aberto com a inauguração do tão esperado galpão, dia 24 próximo, às 19h. Haverá apresentação de banda de congo e as paneleiras vão receber do Sebrae o Selo de Indicação Geográfica. “É uma satisfação reverenciar este momento tão importante para a história do nosso maior patrimônio cultural. A panela de barro foi o primeiro bem imaterial do Brasil reconhecido pelo Iphan”, comemora. Ou seja, panela de barro, só a produzida em Goiabeiras!
 
Constrangimento dobrado
Para evitar marcas de suor sob o braço, a turma do sexo frágil – eles! – está recorrendo a um lance que merece observação: usar absorventes femininos ultra slim nas camisas! Portanto, se um homem estiver comprando algo do tipo em farmácias, pode não ser para a mulher ou a filha, e sim para ele mesmo! O problema é quando a emenda fica pior – muito pior! – que o soneto e os tais absorventes aparecem. Aí vale o que observou uma atenta leitora: para evitar qualquer um desses vexames, aplica toxina botulínica nas axilas para brecar o suor e pronto!
 
 
OS FUTUROS papais Bruna e André Vasconcellos, à espera de Joana, que chega em março
(Octavio Bastos)
 
Folha que emagrece
Quem deseja perder peso ganhou um aliado que, segundo pesquisa da USP, é eficiente: a erva Pholia Negra, um fitoterápico derivado do extrato de uma planta indígena. Mas antes de correr para uma farmácia, saiba que a Anvisa ainda não liberou o medicamento, que só pode ser tomado mediante apresentação de atestado médico e manipulado.
 
 
O SORRISO de Marcela Simão emoldurando nossa coluna
(Cloves Louzada)

Aço em queda
A indústria metalúrgica capixaba tem grandes desafios pela frente. A previsão para 2012 é de queda expressiva no consumo de aço. “Desde 2008 estamos com retração de 20% no mercado. A balança comercial está positiva apenas por conta das commodities”, comentou o presidente do Sindicato da Indústria Metalúrgica e de Material Elétrico do Espírito Santo, Luiz Alberto de Souza Carvalho.

Curiosidades do cafezinho
Você sabia que a safra de café do Espírito Santo é equivalente a 100 gramas do produto em grãos para cada um dos 7 bilhões de habitantes do planeta? Outras curiosidades foram contadas na semana em que se comemorou a safra recorde de café no Estado, com 11,5 milhões de sacas: a área ocupada com café no Espírito Santo equivale a mais de 500 mil Maracanãs; temos 350 vezes mais pés de café do que gente no Estado; a produção anual de café por aqui equivale a 200 quilos para cada capixaba, que consome, em média, 6 quilos por ano – ou seja, consumimos 3% do que produzimos.

MÔNICA Pavesi e Manuel Pericão em noite especial no Le Buffet
(Cloves Louzada)
 
Brinquedo de adulto
Alô, pais! Alerta no comércio online. Um adolescente de 14 anos comprou uma arma de paintball, aquelas que soltam tiros de tinta, mas no pacote havia um kit erótico, com três caixas de pílulas de ereção, óleos e DVDs com filmes pornôs. A empresa explicou o erro: “a etiqueta de remessa foi colocada na caixa errada”. Como?!
 
Vegas é aqui
Neste ano, o tradicional Réveillon do Iate Clube terá como tema “Uma Noite em Las Vegas”. Entre as atrações musicais, estão confirmados Marcelo Ribeiro e Banda B e DJ Deprá. Show pirotécnico, buffet de comida italiana e japonesa estão na programação. O lema é: o que acontece em Vegas, fica em Vegas…
 
ÂNGELA Gomes e Simone Monteiro
(Cloves Louzada)
 
 
Santo feriado
Mais um feriado antes das festas de final de ano, dia 8 próximo, uma quinta-feira. Mas não se anime! A folga será apenas nos municípios de Guarapari, Serra e Viana, em comemoração ao Dia de Nossa Senhora da Conceição. O feriado também vale para o Judiciário capixaba, devido ao Dia da Justiça. Ah, sim, Serra terá mais um dia de descanso logo em seguida: 26, Dia do Serrano.
 
Briga das bandeiras
O Brasileirão está chegando ao fim e as rivalidades estão ainda mais acirradas, numa festa bonita de se ver quando feita de maneira sadia. A guerra de torcidas que vale a pena pode ser vista nas varandas, por exemplo. Em Jardim da Penha, um vascaíno pendurou sua bandeira voltada para a rua, e o vizinho flamenguista, no dia seguinte, providenciou a sua rubro-negra para fazer frente à cruzmaltina.

SANDRA Sarmento e Juliana Magalhães em coquetel na Ilha
(Cloves Louzada)
 
 
 
Artigo anterior19 de novembro
Próximo artigoColuna 21 de novembro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here