Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Sérgio Mafra e Sônia Lessa Schneider, hoje; Lada Pereira, Laís Coelho Caser e Tereza Lellis, dia 5; Vinícius Dobal, 6; Augusto Saleto Pacheco, Luciete Xuxu Calmon, Frederico Pimentel, Eliana Mara Simões e Raquel Barbosa, 7; Dê Perim, 8; Renato Bourguignon, Letícia Leal e Conceição Matias, 9; Marcela Simões Bernardo, Gabriela Possato e Emílio Mameri, 10.

A BELA Anna Karla Chieppe em evento fashion na Ilha
(Cloves Louzada)
 

PÉROLAS

 
“Quantos desastres terão de ocorrer até que estejamos preparados para enfrentá-los?”
José Maria Nicolau, coordenador do curso de Engenharia de Petróleo da UVV, alegando que o Brasil não tem um Plano Nacional de Contingência atualizado.
 
“O efetivo das polícias diminuiu e envelheceu. O último concurso aconteceu em 1993. Em pelo menos 20 municípios capixabas faltam delegados.”
Do secretário de Estado da Segurança Pública, Henrique Herkenhoff.
 
“Perderemos cerca de R$ 950 milhões. Isso representa menos investimentos para o Estado e para os municípios capixabas.”
Do governador Renato Casagrande, sobre a perda do Fundap.
 
“Qualquer situação que tire a tranquilidade da população nas ruas pode ser denunciada.”
Do promotor Marcos Pereira.
 
“Eu não quero ter razão. Quero ser feliz.”
Ferreira Gullar, poeta de bem com a vida.
LINDA e loira, Lara Dalla Bernardina Ferri
(Thuanny Louzada)
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Vão-se os celulares e ficam-se os carregadores!”
@Davis_Reimberg
***
“Antes a moda era falar de sustentabilidade, agora é mobilidade.”
@CrisLira2
 
MÁRCIA Laperriére e Flávia Vassen em coquetel na Praia do Canto
(Cloves Louzada)
 
 
Obrigado, Senhor!
 
“Um a um, somos todos mortais. Unidos, somos eternos”. A frase é de Lucius Apuleius, filósofo e escritor romano nascido em Madaura, na Numídia, atualmente Argélia, em 125, notável figura da literatura de sua época.
***
Fora o tempo de namoro, estou casado com Carmen há aproximadamente 15 mil dias. Hoje completamos 40 anos daquele “sim”, em 4 de dezembro de 1971, em Cachoeiro, em noite da maior chuva em 30 anos na cidade, quando até energia elétrica faltou na Capital Secreta.
***
Um claro prenúncio de que aquela união selada sob as bençãos de Deus estava mais que consagrada. E não deu outra! A família está emoldurada com dois filhos, Guga e Nanda, a neta anjo, Clara, e Cissa e Pero, nora e genro. Numa missa hoje, iremos, todos, agradecer a Deus por tudo!
 
LEONARDO Cavalcante em momento de últimos retoques antes da inauguração do Shopping Mestre Álvaro, na próxima terça-feira
(Mônica Zorzanelli)
 
 
E a Catedral?!
A primeira etapa do projeto de restauro da Catedral de Vitória foi concluída, com a finalização dos estudos nas áreas de segurança, sonorização, climatização, iluminação etc. e tal. Segundo a coordenadora, Erika Varejão, o Ministério da Cultura precisa aprovar o material para começar a execução das obras em 2012. “Este ano foi de muitos estudos e levantamentos. O processo é demorado, pois trata-se de um bem público que merece atenção”, disse. E bota demorado nisso!
 
Perigo no óleo
Uma consumidora escapou por pouco de uma tragédia ao fazer uma das coisas mais banais que pode haver no dia a dia: enquanto ela fritava bolinhos de aipim com queijo, um deles explodiu dentro da frigideira, espalhando óleo por toda a cozinha, até o teto. “Espirrou na minha testa e por sorte não pegou no meu olho, pois estava mais afastada do fogão. O pior é que comprei os bolinhos de uma marca conhecida em um bom supermercado”, relatou. Toda a cautela do mundo ainda é pouca!
RICARDO Ferraço e Sérgio Rogério de Castro em noite de homenagens
(Heron)
 
 
Verão mix
A cara da próxima estação vai ser “muitas caras”. A mistura de materiais, como pedrarias, sintéticos, estampa de bicho, couro, miçangas, strass, fios artesanais e cristais, chamou a atenção da designer Gisela Haddad na 55ª Bijoias, feira realizada em São Paulo com novidades em acessórios. “A tendência é democrática e deixa a mulher livre para misturar seus acessórios da forma que lhe convém”, contou.
Técnica milenar
Mesmo com tanta tecnologia, há técnicas da gastronomia que são insubstituíveis. Um exemplo é a salga, que existe há milênios. Segundo a chef Cleuza Costa, do Aleixo, a salga retira a água dos alimentos, que, enxutos, duram mais, mantendo a qualidade e o sabor. “É uma técnica de conservação altamente eficiente. Estamos apenas modernizando a forma de fazer, misturando ervas e condimentos”, afirmou.


FLÁVIA Carvalhinho no Taj, com o painel exclusivo criado por ela
 

 
Folia de Reis
Uma das festas mais antigas do Estado e tradição em Muqui, a Folia de Reis vai virar documentário. Este mês, a equipe de produção viaja a Portugal, país onde o festejo teve origem, para entrevistar pesquisadores da área de história e cultura. “O Palhaço Menino”, como será chamado, começou a ser filmado em agosto.
 
 
VÃO de japa! Aline Silveira e Leandro Dalla Bernardina
(Thuanny Louzada)
 
 
Livros suspensos
A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, de Vitória, irá suspender os empréstimos de livros entre os próximos dias 7 e 16, mas por uma boa causa: será realizado o inventário do acervo bibliográfico, para atualização de sistema.
Adoção de animais
Oportunidade de adotar um animal. O Centro de Controle de Zoonoses de Vila Velha (CCZ) está oferecendo para adoção 40 cães e 10 gatos, que aguardam por um lar. “O Centro de Zoonoses está lotado, principalmente de animais adultos e mais velhos”, disse a coordenadora do CCZ, Roberta Bastos Costa. Não há restrição de município de procedência para os interessados.
AS AMIGAS Denise Lube e Hellen Freitas
(Thuanny Louzada)
 
 
Taxa de corretagem
Consumidor que adquiriu imóvel na planta com taxa de corretagem cobrada sem o seu consentimento, vindo a depreciar o valor do imóvel financiado, tem direito à devolução em dobro do montante. É o que afirma o diretor do Ibedec, José Geraldo Tardin. “Isso salvo se o valor da corretagem for colocado de forma clara para o comprador e o mesmo aceite esse ônus”, orienta.
 
SYLVANA Araújo, Aparecida Zamprogno e Márcia Bumachar em evento na Praia do Canto
(Thuanny Louzada)
 
 
Queda de árvore
Moradores da rua Constante Sodré, na Praia do Canto, reclamam que desde o último dia 16 de novembro, após a queda de uma árvore, há vários postes sem luz no local. Se o bairro já está perigoso às claras, em plena luz do dia, que dirá à noite, numa rua de pouco movimento, sem iluminação pública!
 
 
HÉLIO Schneider e Cezar Wagner Pinto
(Heron)
 
 
 

 

Artigo anterior03 de dezembro
Próximo artigoColuna 05 de dezembro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here