Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Guigo Varejão, Ivelize Chiabai e Bernadete Bayerl, hoje; Liliana Nóbrega Cordeiro e Aldemar Perdigão, dia 19; Milton Costa e Thais Gama, 20; Penha Lima Corrêa, 21; Sybel Calmon, 22; Cristina Varanda e Leonardo Vidal, 23; Déia Machado Pim e Cristina Buaiz, 24.

 
MAIRA Bumachar e Fabiana Costa em tarde de brilhos e cupcakes
(Cloves Louzada)
 

 

PÉROLAS
 
“Para alma é morte tornar-se água, e para água é morte tornar-se terra, e de terra nasce água, e de água, alma.”
Heráclito.
 
“Nessa época de festas, os homens desejam estar em dia na relação sexual e sempre compram mais.”
Da farmacêutica Stela Rezende, sobre a comercialização de pílulas contra impotência.
 
“Acessibilidade é muito mais do que rampas e calçadas adaptadas. É assegurar todos os direitos básicos às pessoas com deficiência.”
Da cadeirante Sandra Ramos.
 
“Esse livro aí eu li em uma hora e pouco. É a minha cara.”
Thor Batista, filho de Eike Batista. “O X da Questão”, lançado por seu pai, é o primeiro que ele diz ter lido inteiro.
A FOTO que fala: o desembargador Pedro Valls Feu Rosa em sua prestigiada e concorrida – bota concorrida nisso! – posse como novo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo
(Cloves Louzada)
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Tá difícil sair de clutch ou carteira nesta cidade, afinal, guarda-chuva virou acessório indispensável na bolsa de uma mulher.”
Danielle Ewald
***
“Se o plano A não der certo, lembre-se que temos mais 25 letras.”
@edu
***
“O óbvio às vezes grita, clama por insensível atenção… Sua percepção é uma arte!”
Michelle Sales
 
CARMEN Prates e Maria Virgínia Casagrande, homenageadas em evento promovido pelo Corpo Consular do Espírito Santo para o Instituto Jutta Batista da Silva
(Heron)
 
 
Café sem crise
 
Mesmo com a crise em vários países, são boas as expectativas para o mercado do café em 2012. É o que afirma o presidente do Grupo Unicafé, Jair Coser. Ele diz que a safra será suficiente para atender o consumo interno, aponta o aumento do conilon e destaca o chamado café especial, que deve crescer 20% no próximo ano.
***
“O café é hoje o segundo melhor negócio do mundo, só perdendo para o petróleo. O expresso virou grife e os cafés especiais acompanham a exigência do consumidor. Aquela imagem de café requentado de bar foi substituída pela sofisticação, praticidade e pelo charme de bebida de primeiro mundo”, disse.
 

MARCELO, Leila e Sérgio Tristão no Torneio de Peixe de Bico do Iate Clube do Espírito Santo
 
 
Caixa baixo
Leonardo Reis, com 1,10 de altura, conta que é um pesadelo utilizar o autoatendimento bancário, pois não alcança. Mas o problema vai acabar, segundo o presidente da Associação dos Representantes dos Bancos do Espírito Santo (Arbes), Jorge Eloy. “A Arbes e o Ministério Público Estadual têm um termo de ajuste de conduta para dar acessibilidade em todas as agências e pontos de autoatendimento. Já estão em andamento adaptações como piso tátil, teclas em Braille, saída para fone de ouvido e terminais para cadeirantes e pessoas de baixa estatura”, garantiu. Boa!
 
Intrincada praça
Vilma Pinheiro mora perto da Praça do Cauê, entre as ruas Almirante Soído e Duckla de Aguiar, em Vitória. Veja o que ela nos disse: “Moro perto da pracinha suja, abandonada, feia e sem utilidade, que serve apenas para usuários de crack. Será que os entendidos em áreas urbanas não estão cientes? Gostaria imensamente de ver o trânsito mais livre. Está difícil até entrar na garagem. Demoro 25 minutos para andar 200 metros. Abraço a ideia da ligação direta da Terceira Ponte com a Reta da Penha”, relatou. Extensão da Reta da Penha já!
 
Maridos de aluguel
Eles já faziam sucesso na Ilha, consertando encanamentos, fiações, entupimentos, chuveiros, pendurando quadros e toda a sorte de serviços domésticos desse tipo, mas com a fama em uma novela, a procura pelos maridos de aluguel cresceu com tudo! E esses maridos de aluguel valem também para os homens solteiros, ok? Já que, até agora, por aqui não existem as “mulheres de aluguel”… Ou existe alguma Pereirão?

NA ASSEMBLEIA Legislativa, os deputados José Esmeraldo e Luciano Rezende ladeando Lamberto Palombini, homenageado pelo Dia do Engenheiro

 

Vovô do vôlei
Vovô que nada! O senhor Hely Dionísio dá um banho de vitalidade na garotada. Há 13 anos, o militar aposentado comanda a quadra de vôlei da “terceira idade” na praia de Itapoã, em Vila Velha. São em torno de 20 praticantes com mais de 60 anos de idade, sendo ele o mais velho, com 76 anos. “Uma senhora começou a praticar sem saber pegar na bola e hoje domina o jogo. O segredo é insistir, não pode desanimar nunca!”, contou Dionísio. Os jogos acontecem sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h.
 
Assistir ao quê?
Para que servem as caras TVs 3D no Brasil? Que programação é transmitida nesse formato? Quais filmes estão disponíveis em três dimensões? E o atraso de ter que usar aqueles óculos? Encalhe à vista! Hoje, um bom aparelho digital com tela de LED é o que garante alta qualidade de imagem e som.
 
Lugar de moto
Não é segredo para ninguém que as motos devem ocupar a mesma faixa que os carros, sem fazer corredor, sem ultrapassar pela direita, sem andar acima do limite de velocidade… Mas não precisa se esforçar muito para presenciar tais irregularidades, que levam perigo a motoristas e pedestres. Quem multa? Quem pune os infratores?
 
PRETINHO Ferreira entre Poliana e Maiana Andrade em confraternização das “Mulheres que pisam firme”
(Evandro Baccon)
 
De olho no Carnaval
Faltam mais de dois meses para o Carnaval, mas alguns destinos já estão entre os mais cotados pelos foliões. Para quem gosta de curtição, a pedida é Salvador, com pacotes completos incluindo camarotes e abadás para pular atrás do trio. “Já para descansar em família, a maior procura é sempre por Natal e Porto de Galinhas”, contou Juliana Magalhães, empresária do setor. E, claro, Vitória, uma cidade que mais parece um spa no período de Momo! Fora do País, os campeões de vendas são Disney, Caribe, Punta Cana, Cancun e Nova Iorque.
 
Citricultura
O Espírito Santo possui cerca de 8 mil propriedades envolvidas com a citricultura. Com a criação do Polo da Laranja, voltado para produtores da região Sul-Caparaó, a previsão é aumentar a área de produção de 1.470 hectares para 2.700 hectares, em 2025. “Serão criadas estruturas organizacionais para fortalecer os produtores e a atividade na região”, afirma o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.
 
Cristo x ES
O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, bateu recorde de visitação este ano, com mais de 1,8 milhão de pessoas visitando o monumento. Para se ter ideia da quantidade de gente que vai a um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil, é mais do que o Espírito Santo inteiro recebeu de turistas este ano – em torno de 1,5 milhão, somando a alta temporada e a média, que são os dados pesquisados pela Secretaria de Estado do Turismo. É, o setor ainda tem muito o que correr atrás do prejuízo por aqui…
GLAUCE Vasconcellos, consulesa da Costa do Marfim, com Arthur Carlos Gerhardt Santos
(Heron)
 
Rainha do high-low
Kate Middleton, provável futura rainha da Inglaterra, é vista com frequência saindo de lojas de departamento cheia de sacolas nas mãos, que ela combina com sofisticados acessórios e outras peças grifadas – o chamado “high-low” –, e semana passada apareceu em um evento com um vestido da Zara, que custou a ela o equivalente a R$ 196,00. As plebeias adoram poder copiar os looks reais sem ter que gastar muito, mas a patrulha da moda não descansa nas críticas, dizendo que as roupas são simplezinhas demais e curtas demais, beirando indiscrições.
 
 
Celular de torcedor
Estão chegando às lojas smartphones com cores, emblemas, músicas e capas de grandes times do Brasil. A primeira leva que a fabricante ZTE disponibilizou no mercado é para torcedores de Flamengo, Vasco, Corinthians, São Paulo e Palmeiras. No início de 2012, outros clubes também entrarão em campo com suas bandeiras.
 
 
OS AMIGOS Lúcio Rezende e Flávio Moulin
(Cloves Louzada)
 

 

 
Artigo anterior17 de dezembro
Próximo artigoColuna 19 de dezembro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here