21/12/11

 

Ela pode ser o segredo da beleza: beber muita água ajuda a manter o corpo hidratado e livre de toxinas. Mas pode ser usada também como cosmético, que ajuda no controle da oleosidade, na hidratação, na cicatrização e no combate ao envelhecimento precoce, tem ação anti-inflamatória e ainda por cima refresca.

E quem aprendeu que água é tudo igual – incolor, insípida e inodora – precisa rever seus conceitos: esses benefícios cosméticos são exclusivos da água termal, que fica subterrânea por anos e anos e, quando volta à superfície, com temperaturas entre 35°C e 54°C, está altamente enriquecida com minerais como cálcio, magnésio, ferro e zinco.

Vendidas em frascos de 50ml ou 150ml, que variam de R$ 25,00 a R$ 50,00, as águas termais já são famosas no exterior, envasadas por marcas como Avène, La Roche-Posay, Vichy e Shiseido, que ganharam companhia brasileira: PuraInova e Águas de São Pedro. Também causou furor recentemente o produto da MAC.

  

 

Cada marca vem de uma fonte e, por isso, tem mais concentração de determinados princípios. As brasileiras, por exemplo, são melhores para controlar a oleosidade, por serem alcalinas e sulforosas. A La Roche-Posay é rica em selênio, um antioxidante; a Vichy tem bicarbonato, que amacia a pele; a Shiseido é mais indicada para peles jovens; e a Avène tem composição mineral balanceada.

Pode ser usada pela manhã, antes de passar o protetor solar e a maquiagem, para ajudar na fixação dos produtos. E vale repetir o uso a qualquer hora do dia: uma borrifada refresca e acalma a pele, principalmente quando se passa o dia inteiro no ar-condicionado ou ao chegar da rua.

Durante o verão, coloque o frasco na geladeira! E quando for à praia, borrife água termal no rosto e no corpo após o mergulho no mar ou na piscina, antes de reaplicar o protetor.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here