27/12/11

Na semana passada, demos dicas de proseccos e vinhos brancos, que são ideais para o verão. Hoje, pesquisamos como essas bebidas devem ser servidas: qual a temperatura e a taça ideais? Especialistas indicam a melhor escolha para cada tipo de vinho. Confira!

 

Temperatura

 

 
 
 
Champagnes, espumantes e brancos doces ou leves: 5°C a 8º C
 
Brancos secos e evoluídos: de 8°C a 10°C
 
Rosés, mais leves:  entre 8°C e 10º e, os mais evoluídos, no máximo até 12ºC
 
Tintos leves: de 13°C a 14°C
 
Brancos encorpados e Madeira ou Porto:  de 12°C a 16°C
 
Tintos médios: de 16°C a 17°C
 
Tintos encorpados e vinhos do Porto: de 17°C a 18°C
 
 
Taças
 
Agora que você já sabe a temperatura certa para manter a bebida, é hora de servir e escolher a taça. Saiba qual é a certa para cada tipo. 
 
 

 

Branco – A primeira taça é indicada para a maioria dos  vinhos brancos, que precisa de menos  contato com o oxigênio. Seu corpo é menor do que o das taças para tinto. Pode ser usada também para servir vinhos rosés.

 

Bourdeaux – Usada para a degustação de vinhos tintos. A quantidade colocada no recipiente deve ser pequena para que o vinho respire e "passeie" pela taça ao ser girado. 

 

Bourgogne ou Borgonha – Essa taça também é usada para vinhos tintos, mas aqueles que precisam de espaço para respirar e exalar seus intensos aromas e sabores. O bojo (corpo) é mais curto e largo e dá mais espaço para  o oxigênio  interagir com a bebida e liberar seus aromas.

 

Espumantes ou flûte (flauta) –  A taça é chamada de "flûte" (flauta, em francês) e serve para concentrar as borbulhas dos espumantes e proseccos. Ela é fina e direciona a fervecência e os aromas para o nariz e a boca. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here