Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Sérgio Borges e Renata Nogueira, hoje; Elvécio Faé e Nabila Furtado, dia 11; Lúcia Helena Poubel, Alex Nogueira e Juliana Meneguelli Lobo, 13; João Zampier e Pablo Pacheco, 14.

 
PÉROLAS
 
“No futuro, achamos que será possível produzir esperma humano sob demanda.”
Do cientista Mahmoud Huleihel, responsável por pesquisas para o tratamento de esterilidade masculina. Hein?
 
“A família está muito afastada. Para mudar a situação, o diálogo é fundamental.”
Do delegado Wellington Lugão, sobre o caso do adolescente de 14 anos que bateu na mãe após ela exigir que ele desligasse o computador para estudar, na Praia do Canto, em Vitória!
 
“Regra do mercado é mandar embora quem falta muito.”
José Carlos Rizk Filho, advogado trabalhista.
 
“A gente que tem Deus não tem medo de arriscar.”
Tio Anísio, que sustenta a família vendendo pipoca em Vitória há 37 anos. O trabalho já rendeu vários carros, três apartamentos, viagens e aposentadoria. Pipoca!
 
“No mercado financeiro, em momentos de crise, há quem chore e há quem venda lenços.”
Adriano Lages dos Santos.
 
A TOP Marcélia Freesz mostrando por que a mulher capixaba é a mais bonita do Brasil, em um editorial de tirar o fôlego na Vogue deste mês
(André Passos)
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Tenho raiva de quem vai te cumprimentar e não faz barulho de beijo, só encosta a bochecha… Isso não é beijo, isso é bochechada.”
@lecows
***
“Você tem seu jeito, eu tenho o meu. O jeito certo, o correto, o único jeito, não existe.”
@LitaRee_real
***
“Acorda Brasil. Não é possível ler toda hora sobre novos acidentes com vítimas fatais. A responsabilidade não é só da estrada!”
@PatriciaNeves2
 

A BELEZA de Nabila Furtado, toda verão. O clique exclusivo é de Syd Lucas
 
 
Coração em dia
 
Pesquisa recente confirma: pessoas que vão à igreja sofrem menos de hipertensão e doenças do coração. Mas não precisa ser necessariamente na igreja, segundo o cardiologista Carlos André Peixoto.
***
“Independente da religião, comunicar-se com Deus traz paz de espírito e diminui o estresse. Por outro lado, cultos com gritaria e excitações podem até aumentar a pressão”, alerta Peixoto.
***
O cardiologista Schariff Moysés concorda. “Pessoas religiosas teoricamente vivem de bem com a vida, sem ódio, inveja ou raiva. Vários pacientes tiveram melhoras significativas. Sempre digo que o contrário do medo não é a coragem, é a fé”, afirmou.
***
O pastor Enoque de Castro fala por experiência própria. “Minha saúde melhorou muito depois que passei a valorizar mais o espiritual. A incerteza do futuro traz muita tensão e, quando damos sentido à vida, tudo melhora. Viver os mandamentos faz bem à saúde”, disse.
***
Para o padre Arthur Francisco Juliatti, a palavra de Deus e os sacramentos ungem o ser humano. “Se oração, caridade e jejum levam ao encontro profundo com Deus, que vê além da aparência, é possível, pela fé, encontrar o equilíbrio pleno da existência. Existem mais coisas entre o céu e a terra do que imaginamos”, finaliza.
 
EM FAMÍLIA, os Tommazzi: Bruno, Christiane, Regina e Henrique
(Cloves Louzada)
 
 
Novos hotéis
A ocupação da rede hoteleira capixaba deve crescer 10% este ano. A região metropolitana da Grande Vitória possui hoje 5,3 mil quartos, número que atende à demanda, segundo Dionisio Corteletti, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo. “Temos capacidade para sediar um evento de até 2 mil pessoas. Nosso maior entrave é a falta de um centro de convenções. As grandes redes estão de olho no Estado e devem construir novas unidades em Vitória, Serra, Linhares e Colatina nos próximos anos”, disse. Resumo: estamos engatinhando nesse negócio!
 
Água com gosto
As águas aromatizadas estão ganhando bares e cafés das grandes capitais, sendo uma forma natural de manter a hidratação no verão. Além de refrescante e saudável, favorece a eliminação de toxinas. Um bistrô carioca apostou em dois sabores: água com rodelas de pepino e manjericão e água com rodelas de laranja, canela em pau e especiarias.

JULIANA Rosalém e Jair Altoé em Guarapari, no Réveillon
 
 
Tatoo maori
Quem se liga em tatuagens já reparou que os desenhos tribais não aparecem mais no estilo que fez moda anos atrás. “Muitos homens pedem o tribal maori, que tem significado, oriundo de tribos da Nova Zelândia. O tribal de ponta, antigo, era uma ornamentação estilizada que não tinha significado qualquer de tradição ou cultura”, contou o tatuador Lee, que morou 16 anos na Itália e hoje atende seus clientes em casa, em Vitória – com todos os cuidados de biossegurança, claro. Já entre a maioria das mulheres, continuam em alta os desenhos delicados.
 
Na cola
O iPhone 4 tem um dispositivo que mostra onde o cliente está. E se o lugar for comprometedor, não tem como negar! Casais com os mesmos aparelhos estão conectados nisso. E um sabe a senha do outro. Claro que é caminho para muita confusão: recentemente, um casamento acabou na porta de um motel na Serra, sem chance de volta. Acabou a era da clássica pergunta “Onde você está?” e começou outra: “O que você está fazendo aí?”.
BRUNO Finamore e Érika no Royal
(Octavio Bastos)
 
Potência econômica
O Brasil é realmente uma potência mundial, e o Espírito Santo está incluído nesse bolo dos que têm vida ganha. “Ele tirou a semana para descansar e retorna no dia 10”, é o que ouvimos de inúmeras secretárias desde o último dia 15 de dezembro. São dezenas de grandes empresas onde os executivos de ponta estão emendando o Natal com o Ano Novo e com o verão, enquanto o mundo continua acontecendo. Para essas pessoas, o ano começa no próximo dia 16. Mas existem outros mais abonados que retornam à rotina mesmo no dia 5 de março, só depois do Carnaval.
 
Maratona fashion
A maratona 2012 de desfiles começa na próxima terça-feira, com a abertura do Fashion Rio, que segue até o dia 14. A São Paulo Fashion Week está marcada para 19 a 24 próximos. E anote também as semanas de moda internacionais: este mês, tem Milão (masculino), de 14 a 17; Paris (masculino), de 18 a 22; e Paris (alta-costura), de 23 a 26. Em fevereiro, Nova Iorque, de 9 a 16; Londres, de 17 a 22; e Milão (feminino), de 22 a 28. Para encerrar, os desfiles femininos em Paris, de 28 de fevereiro a 7 de março.
FÁBIO Daher e sua mulher Paola
(Octavio Bastos)
 
Açaideira
Nomes de alguns estabelecimentos em Vila Velha chamaram atenção de uma turista mineira. “Na Glória, tem uma loja de lingerie chamada ‘Glória’s Secret’. Em outro bairro, uma lanchonete que vende açaí chama-se ‘Açaideira’. Vi também um bar com o nome de ‘Barfômetro’ e uma igreja chamada ‘Abundância’”, comentou. Outra leitora lembra que a cidade tem uma padaria batizada de Vai Rasgando, em Alvorada. Mas Cachoeiro tem forte concorrente nesse quesito: uma loja chamada União Alimentícia vende material de construção – os donos mudaram de ramo, mas não de nome!
 
Orquídea sem terra
Que tal inovar na decoração da casa e colocar vasos de flores virados de cabeça para baixo? E não precisa de nenhuma mágica. Existe um tipo de orquídea que não precisa de terra para crescer. “A orquídea Vanda não precisa de base ou suporte. Ela pode ser cultivada com as raízes nuas, penduradas por arames. Basta borrifar água nas raízes e nas folhas”, explicou a paisagista Mônika Serrão, ressaltando que é necessário usar fertilizantes.
 
Cadeirinhas vazias
Logo que surgiu a lei de transportar crianças nas cadeirinhas, foi uma correria para comprar os produtos. Mas cadê a fiscalização? É óbvio que a segurança dos filhos está em primeiro lugar, mas há pais irresponsáveis que não cumprem as regras por conta própria! Já vimos gente com o filho no colo ao lado da cadeira vazia! É importante para preservar até quem está na rua, pois uma criança solta no carro pode se levantar, desconcentrar quem está ao volante e provocar um acidente ou atropelamento.
JOSÉ Braz Neto e Aline em festa na Ilha
(Cloves Louzada)
 
Um perigo!
“Tem que apertar o secretário. Ele é de fácil acesso e é por lá que a gente tem que entrar”. Essa e muitas outras conversas já apareceram de repente num telefonema acidental, em que o aparelho chama outro número sem o dono saber e o destinatário da ligação se vê, sem querer, dentro de reuniões sigilosas e até conversas comprometedoras… Fique aceso para garantir que os celulares estão bem travados dentro de bolsos e bolsas. Depois, não vai adiantar chorar na rampa.
 
Sem estrutura
Com população em torno de 100 mil habitantes, Guarapari vê a quantidade de gente quintuplicar durante o verão na cidade. Aí ficam ainda mais evidentes as precariedades em infraestrutura de trânsito e transportes, hospital e segurança. Se os serviços já são deficientes para a população fixa durante o ano, imagine na alta temporada! Vira o caos!
 
FÁBIO Laperriére com sua bonita mulher Márcia
(Octavio Bastos)
 

 

Artigo anterior07 de janeiro
Próximo artigoColuna 09 de janeiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here