Bom dia!
O cumprimento da coluna aos aniversariantes da semana: Olivinha Coser, Rose Tristão e Bruno Denarde, hoje; Nagé Negrão, Lourdinha Milanezi, Fernando Künsch e Caroline Serrão, dia 31; Jônice Tristão, Mônica Loureiro, Neuza Maria Aprea e Carminha Correa, 1º de fevereiro; Marília Coser, Marílio Cabral e Rita Tristão, 2; Hélio Santos, Renata Aguiar, Ricardo Schevz, Michel Minassa Júnior, Angelina Cortes e Marvel Furtado, 4.


O SHOW de foto foi clicado por João Araújo, um dos profissionais que compõem a obra “O Tempo 2012”, desenvolvida pela GSA com belas imagens feitas por 12 fotógrafos capixabas
 
 
PÉROLAS
 
“As taxas devem ser fixadas com base no Banco Central, e não livremente pelas instituições.”
Da advogada de Direito do Consumidor Milena Celestino, sobre a cobrança abusiva de juros.
 
“As pessoas não vão comer debaixo desse sol.”
Thiago Piccolo, proprietário de um dos novos quiosques da praia de Camburi, alegando faltar cobertura no módulo.
 
“Os preços de smartphones são muito altos no Brasil.”
Henry Cochran, chefe executivo da SinoHub, que vai instalar fábrica de celulares e tablets em Vila Velha este ano. E bota alto nisso!
 
“Os capixabas tiveram boa participação no número de viagens.”
Do cônsul diretor da seção de Imprensa, Educação e Cultura do consulado americano no Rio de Janeiro, Mark Pannell, sobre o aumento recorde de 42% na emissão de vistos de brasileiros para os Estados Unidos em 2011.
 
Ê DOMINGO! Rosana Stockl na Bacutia, em Guarapari
(Pepê)
 
Eles nas redes sociais
 
“Como se chama um homem inteligente, bonito, sensível e disponível? Lenda.”
@tati_bernardi
***
“No Brasil os impostos se atraem.”
Carolina Barretto
***
“O contribuinte brasileiro é o único funcionário que trabalha para um governo sem receber nada, ou quase nada, em troca.”
@MarceloTas

LÚCIA Helena Poubel e a banda capixaba Drink Seco na comemoração de seu aniversário, em Marataízes

 

 
Mormonismo
Favorito para enfrentar Obama nas eleições presidenciais de novembro, o republicano Mitt Romney levanta polêmicas quanto à sua religião, o mormonismo. No Espírito Santo, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias possui cerca de 10 mil membros. Segundo o mórmon Silvio Pizzaia, o caso do candidato americano fortalece o país, pois os princípios são extremamente elevados. “Todo o trabalho é voluntário. Acreditamos em Jesus Cristo e seguimos seu evangelho primitivo. Grande parte da nossa doutrina é parecida com qualquer outra cristã”, explica.
 
Faxina no domingo
Não tem supermercado, mas tem faxina! Diaristas e profissionais do lar estão atendendo também aos domingos para suprir a elevada demanda pelo serviço. O preço cobrado é o mesmo dos demais dias e a vantagem é começar a semana com a casa limpinha.
 
BELEZA capixaba: Ana Paula, Taiana e Thaís Paste no Multiplace Mais
(Pepê)
 
Divas
O espetáculo “Divas do Cinema” volta ao Teatro Carlos Gomes hoje, às 19h. No palco, a cantora e radialista Simone Devens homenageia 13 atrizes-cantoras, ícones do cinema mundial.
 
Embarque prevenido
Quem vai fazer um cruzeiro deve conversar com seu médico e ir preparado para evitar a gastroenterite, muito comum dentro dos navios. O gastroenterologista Oswaldo Pavan afirmou que a principal precaução é lavar sempre as mãos e escolher o que se come. “A doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa ou pelo alimento contaminado. Evite embutidos que precisam de refrigeração. Dê preferência a frutas frescas e pães, que não estragam com facilidade”, recomendou. Vale a pena passear com tanta preocupação?
RENATA e Jorge Euclides, casal anfitrião das quartas-feiras no Manguinhos Verão Vip
(Eduardo Perciano)
 
Protetor x imposto
Os caríssimos protetores solares são taxados como cosméticos, mas não deveriam! Do ponto de vista de saúde pública, deveriam ser taxados como medicamentos, de forma mais branda, para que permitissem um uso mais disseminado na população, prevenindo doenças relacionadas à exposição ao sol. Em Santa Catarina, o governo estadual baixou a alíquota do ICMS de 25% para 17%. É pouco, mas ajuda. Que tal?!
 
Couro no verão
A moda pegou mesmo. Antes restrito ao guarda-roupa de inverno, o couro figura no verão em versões mais leves e anatômicas, compondo shorts, saias e jaquetas coloridas. “O investimento em peças desse material é uma boa pedida. A tendência vai continuar em alta no inverno, como mostraram as semanas de moda brasileiras. Vale a pena comprar agora, com preços mais em conta, e aproveitar também no frio”, comentou a empresária Paula Baião.
MARINA Santana, Francine Faé, Bárbara Santana e Larissa Fiúza
(Heron)
 
Trabalho de cão
A presença de pets nas empresas tem sido usada para estimular o clima organizacional. Em Vitória, uma agência de publicidade adotou este estranho hábito. Não existem pesquisas sobre produtividade e animais no ambiente de trabalho, mas segundo o psicólogo César Ades, a relação reduz os níveis de estresse, aumenta a sociabilidade do dono e promove a integração. “Mas não é uma solução mágica”, rebate. Um salão de beleza também tem a presença constante do cachorrinho de sua proprietária. Estranho! E quem não gosta de animais, como faz?
 
Vale Pós-Natal
Pode ser o ideal para o próximo dezembro a criação do vale pós-Natal. Você pesquisa os presentes que quer dar aos mais chegados e coloca um vale na árvore de Natal, escrito “Em janeiro, você vai ganhar uma camisa”, ou uma bolsa, sapato, relógio… Daí no final de janeiro, você compra presentes melhores do que poderia antes do Natal, gastando menos da metade do dinheiro, aproveitando as promoções de até 70% de desconto!
Subindo de helicóptero
O mercado de helicópteros decolou no Brasil e o País pode subir da quinta para a quarta posição no ranking das maiores frotas em 2012, ficando atrás apenas de Canadá, Rússia e Estados Unidos. Em 2011, já ultrapassamos França e Itália, e agora temos a chance de superar também o Reino Unido. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o número de aeronaves matriculadas aqui cresceu 20%, alcançando 1.720 helicópteros no céu tupiniquim – o Reino Unido cresceu 5% no mesmo período, chegando a 1.780 unidades.
ELES CURTIRAM João Bosco e Vinícius no Mais: Fabiano, Renata, Érika e Itamar Ongaratto
(Pepê)
 
 
Dublado x legendado
Na esteira das TVs a cabo, que estão priorizando programas dublados em detrimento dos legendados, os cinemas também estão programando mais salas com o áudio em português. Se atrai um público novo, afugenta quem curte apreciar a atuação original. Já vimos gente indo a cinemas bem longe de casa só para pegar as disputadas sessões legendadas. Exemplo: “Sherlock Holmes”, hoje, tem apenas duas sessões em um cinema com legendas. Nos outros cinco cinemas do Estado, as opções são: ver o filme dublado ou não ver o filme. Um atraso!
 
No flagra!
Quem tem smartphone pode cadastrar uma senha que só vai permitir o uso após sua digitação. A medida ajuda não somente a evitar bisbilhoteiros (já que, no celular, estão registrados e-mails, redes sociais e contas bancárias), mas também impedir o uso de aparelhos roubados e até localizar os bandidos! A dona de um iPhone4 foi roubada e descobriu quem era o ladrão graças a um aplicativo, o “iGotYa”, que tira uma foto sempre que alguém digita a senha errada e envia, por e-mail, a foto da pessoa e a localização do GPS.
 
Selo rosa
Os cerca de 3,5 mil veículos de transporte escolar no Estado deverão estar vistoriados e aptos para circular até o próximo dia 15. Obrigatória duas vezes ao ano, a vistoria checa mais de 200 itens de segurança. Os pais devem verificar se o veículo e o motorista são credenciados pelo Detran-ES. A partir de março, todos os veículos cadastrados passarão a contar com o selo de identificação no parabrisa, contendo o semestre de vigência, e sua cor indica que foi inspecionado. Neste semestre, o selo é da cor rosa.
 
Liquida móveis
As tradicionais promoções de janeiro também estão nas lojas de móveis e decoração. Uma indústria moveleira oferece móveis de jardim, cadeiras importadas, colchões e adornos com até 40% de desconto em Vitória e Vila Velha. Sugestão: junte a isso a nova linha de crédito de material de construção e aproveite para dar uma repaginada na casa – mas sem perder o controle dos gastos, claro!
 
Já tá chegando?
Quem nunca ouviu essa pergunta dos filhos ao viajar de carro? Para evitar o tédio dos pequenos nos trajetos mais longos, situação que pode gerar aborrecimentos e até brigas entre irmãos, o segredo é manter as crianças entretidas. Comece deixando que os filhos levem seus brinquedos preferidos para o banco traseiro, como bonecas e carrinhos. Colocar músicas e cantar junto também é divertido. Os maiorzinhos podem contar com jogos no celular ou videogames portáteis e, se já souberem ler, revistinhas em quadrinhos e livros com muita imagem.
 
Aquariofilia
Novo hobby entre os capixabas: aquariofilia. Um morador da Mata da Praia, em Vitória, montou seu apartamento em função de um aquário de 10 mil litros e 8m de comprimento. Julio Velten, dono de uma loja especializada, diz que seu maior público é na faixa dos 30 anos. “Iniciantes devem montar o aquário com, no mínimo, 50 litros, evitando a poluição da água. Os peixes mais fáceis são os de água doce”, orienta. A história de Julio é interessante: frequentava a loja desde os 10 anos e hoje acabou comprando-a, tamanha paixão.
 
Óleo que emagrece
Em falta no mercado local, o óleo de coco (R$ 50,00, em média) entrou para a lista dos 10 melhores alimentos. Quando consumido da maneira correta, reduz a fome e queima gordurinhas. Segundo a nutricionista Natália Colombo, deve-se tomar de duas a quatro colheres de sopa por dia, com 300ml de água. “Mais do que isso, pode engordar. Também pode ser usado no preparo da comida, no lugar do óleo tradicional”, avisa.

EM MEAÍPE, Marcela Mendonça e Francisco Bonacossa no show triplo de Marcelo D2, Buchecha e Sapão
Artigo anterior28 de janeiro
Próximo artigoColuna 30 de janeiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here