05/02/12

 

Com mais de 35 anos dedicados à dermatologia, Maria Oliete Guerra está sempre de olho nas tendências do mundo da beleza. No consultório, em Vitória, ela oferece as tecnologias e procedimentos modernos que garantem saúde e vitalidade para a pele de seus pacientes. Com Residência no conceituado Serviço do Professor Azulay, na UERJ, Mestrado no Serviço do Professor Tancredo Furtado, na UFMG, e  Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, ela concilia sua rotina com a vida em família. Casada há 35 anos com o médico Alvino Guerra, eles têm três filhos – Mônica, Júlio César e Lucas -, além da pequena Luana, a neta xodó do casal. Nesta entrevista ela fala sobre os cuidados da pele durante o  verão e conta o gosta de ler, ouvir e muito mais! Confira: 
                                                                                       
Como aproveitar o verão e os dias de sol forte sem causar danos para a pele?
Como não existe mais sol bonzinho, sempre haverá algum dano à pele. Mas é possível esbanjar saúde e vitalidade no verão com alguns cuidados básicos, que começam com a escolha do horário da exposição – o ideal é até as 10h e depois das 16h. O uso do filtro solar é indispensável e existem vários tipos no mercado, em creme, gel e loção, sendo que os mais encorpados têm mais resistência à água e à transpiração. É fundamental aplicar o produto antes de sair de casa e depois reaplicá-lo de hora em hora para adquirir um bronzeado sem traumas. Óculos, boné e guarda-sol também contribuem para uma proteção mais segura.
 
Qual o fator de proteção recomendado para cada tipo de pele? Ë diferente o fator da pele do rosto e do corpo? 
Todos os fototipos requerem uma boa proteção. Hoje não faço muita distinção, porque já observei descamação após o sol também em mulatas. Para a face, os ombros, o colo e os braços recomendo pelo menos o fator 40 de proteção. No restante do corpo pode ser um pouco menor. O fator de proteção usado nas áreas mais expostas deve ser mais alto porque não passamos a quantidade necessária que seria, por exemplo, na face, uma colher de sobremesa. Cosmeticamente não é agradável. Assim, ao passarmos menor quantidade a proteção cai até 1/3 do fator que usamos. Este é um conceito bem atual, fruto de trabalhos realizados por pesquisadores americanos.
 
O uso de ácido deve ser suspenso nesta época do ano? 
O uso de ácidos deve ser feito com a recomendação de um dermatologista. Nessa temporada de verão, é possível reduzir para uma ou duas vezes o uso por semana de ácidos ou até mesmo substituir seu uso por outras substâncias.
 
Ao chegar em casa da praia, o que é recomendado aplicar na pele do rosto e do corpo?
Como a água salgada e o cloro desidratam a pele, o ideal é, após o banho, fazer o uso de hidratantes que contenham aloe vera, óleo de uva, óleo de macadâmia, óleo de avelã e vitamina E. Além disso, produtos à base de ureia também são eficientes. 
 
Um pouco sobre seu dia a dia…
 
 Quando não está em volta com o trabalho o que faz para relaxar?
Gosto de ver um bom filme, ler e tocar teclado.
 
Faz atividade física? Qual?
Frequento academia de ginástica com a ajuda de um personal. 
 
Uma música?
Oque é, o que é?, de Gonzaguinha
 
Uma viagem inesquecível e um lugar que ainda deseja conhecer?
Reveillon em Nice. No Brasil, o sonho é conhecer os Lençóis Maranhenses, e, no exterior, a Turquia.
 
Um refúgio?
Camping do Siri, em Marataízes. É relaxante e lá temos a qualidade de vida que queríamos na cidade, rica em solidariedade e segurança.
 
Um livro?
1822
 
Um filme?
Dance comigo
  
Um restaurante?
Aquele com bom atendimento e comida saborosa
 
Uma comida?
Moqueca capixaba
 
Deus?
AMOR
 
Família?
Sustento da vida. É a base, começo de tudo
 
Uma pele bonita e saudável?
É aquela bem cuidada, mas sem excessos.
 
Uma frase que é seu lema de vida?
"O segredo da vida é a linha do meio. Nada nos extremos dá certo."
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here