17/02/12
 
Quem vai ficar na capital durante o Carnaval, pode aproveitar a oportunidade para conhecer os monumentos históricos de Vitória e também visitar alguns parques no estados. Todos estarâo abertos ao público. 
 
No Centro de  Vitória,  os monumentos hitóricos incluídos no projeto Visitar são as  igrejas Nossa Senhora do Rosário, de São Gonçalo, os Conventos do Carmo e São Francisco, o Theatro Carlos Gomes, a Catedral Metropolitana e a Capela de Santa Luzia.
 
Deste sábado (18) até a quarta-feira de Cinzas (22), as construções históricas poderão ser visitadas por turistas e também moradores, das 9h às 17 horas, a exceção desta segunda-feira (20), quando fecham para manutenção. A visita é gratuita e em cada monumento haverá um monitor para receber e orientar os visitantes. São mais de quatro séculos de história representados pelo patrimônio.
 
A visita é monitorada por agentes treinados e orientados para atender moradores, turistas e curiosos em busca da compreensão da história do Espírito Santo. O
O patrimônio histórico do Centro é mais antigo do que os das cidades de Ouro Preto (MG) e de São Paulo (SP). Apesar de tão antigo, boa parte dos monumentos encontrá-se em bom estado de conservação.
 
 
Os Parques Estaduais também terão uma programação especial durante o Carnaval. No sábado (18) haverá oficina com aula de forró e apresentação do bloco Ticumbi Mirim no Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra.
 
Já no domingo (19), o bloco ‘Solta a Perereca’ fará a alegria dos foliões da região. Além disso, será realizada uma ação educativa no Riacho Doce, onde monitores ambientais e a palhaça Pimpolha irão distribuir brindes e orientar os turistas sobre a Unidade de Conservação. Também são oferecidos passeios guiados pela Trilha dos Pescadores com destino às ruínas da antiga Vila de Itaúnas.
 
O Parque Estadual de Pedra Azul, em Domingos Martins, está promovendo uma campanha de combate a dengue, com entrega de cartilhas educativas para os visitantes e a criação de armadinhas ecologicamente corretas, instaladas na própria unidade.
 
Em Alegre, o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça apresentará, no domingo (19), a manifestação cultural do ‘Boi Pintadinho’ e, na segunda-feira (20) a apresentação de Caxambu. Na terça-feira (21) será dia de contação de história. Os parques Paulo César Vinha, em Guarapari, e de Forno Grande, em Castelo, contarão com trilhas guiadas, atividades recreativas e de educação ambiental.
 
Confira  a programação dos parques: 
 
– Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (Alegre)
 
Até o dia 26 de fevereiro. Funcionamento das 8 horas às 17 horas. Passeios pela Trilha do Córrego da Graminha com temas diferentes, às 10 horas, 11 horas, 14 horas e 15h30min. Aos sábados e domingos durante horário de funcionamento do Parque, espaço de leitura, feira de artesanato, atividades de educação ambiental, apresentação sobre o Parque e sua biodiversidade, teatro de fantoches, além de oficina de pintura facial para crianças pela manhã e à tarde.
 
Domingo (19) – Apresentação cultural ‘Boi Pintadinho’, às 15 horas;
 
Segunda-feira (20) – Apresentação cultural de Caxambu, às 15 horas.
 
Terça-feira (21) – Contação de história, às 15 horas.
 
– Parque Estadual de Itaúnas (Conceição da Barra)
 
Até o final de fevereiro, abertura de ninhos de tartaruga e soltura de filhotes na base do projeto Tamar localizada no Parque. Às sextas-feiras, sábados e domingos, às 8h30min e 17 horas passeio guiado pela Trilha dos Pescadores e visita às ruínas da antiga Vila de Itaúnas. As trilhas monitoradas devem ser agendadas pelo telefone (27) 3762-5196. Aos sábados e domingos, atividades de recreação com a palhaça Pimpolha.
 
Quinta-feira (16) – Oficina de percussão com crianças da escola da Vila de Itaúnas;
 
Sábado (18) – Oficina com aula de forró às 15 horas; apresentação do Bloco Ticumbi Mirim às 19 horas; e ação educativa no Riacho Doce durante o dia;
 
Domingo (19) – Pintura facial para as crianças às 15 horas e apresentação do bloco de carnaval ‘Solta a Perereca’, às 16 horas.
 
– Parque Estadual Paulo César Vinha (Guarapari)
 
Até o dia 28 de fevereiro. Funcionamento das 8 horas às 17 horas. Durante o horário de funcionamento, Jogo da Pegada, Biblioteca Itinerante e exposição dos livros “Últimos Refúgios” de Leonardo Merçon e “Novo Espírito Santo” no Centro de Visitantes. Passeios nas trilhas da Clúsia e da Restinga somente até as 15h30min. Também é possível realizar trilhas autoguiadas com manual de interpretação. Às sextas-feiras, aos sábados e domingos, das 9 horas às 16 horas, próximo à Lagoa de Caraís, haverá corrida de saco, cabo de guerra, peteca, pintura na pele, jogo da velha dos animais, pintura livre com tinta guache, produção de bichinhos em gesso e oficina com bolas de encher.
 
– Parque Estadual de Pedra Azul (Domingos Martins)
 
Até o dia 04 de março. Funcionamento das 8 horas às 17 horas. Todos os dias, das 9 horas às 13h30min, trilhas guiadas. Somente com agendamento prévio no telefone (27) 3248-1156. Estão previstas atividades no Centro de Visitantes como exposição do Cenário Legal (painel para tirar fotos). Durante o Carnaval a programação contará também com campanha contra a dengue, atividades de educação ambiental e armadilhas ecologicamente corretas.
 
– Parque Estadual de Forno Grande
 
Até o dia 04 de março. Funcionamento das 8 horas às 17 horas. Todos os dias, às 9 horas e às 13 horas, trilhas guiadas.
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here