Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Thaís Hilal, Marcela Lobbo, Paulo Sardenberg, Simone Herkenhoff e Maria Vitória Dall’Orto, hoje; Lauro Maranhão, Ermelinda Altoé e Alexandre Baiôcco, dia 5; Maria Angélica Grandi Ribeiro, Paula Boulanger e Ieda Baião Tavares, 6; Vânia Sarlo, Ruth Rizk e Leocádia Zanotti, 7; Chico Pereira, 8; Marília Celim, Márcio Luz, Rômulo Tristão, André Hees, Ricardo Hees e um dos meus amores, Carmen Prates, 9; e Paola Guimarães, 10.

 
 
PÉROLAS
 
“O contrário do medo não é a coragem, é a fé. Foi por conta dela que fiquei curado.”
Do cardiologista Schariff Moysés, que venceu um câncer de pulmão há 12 anos.
 
“É preciso que as pessoas denunciem para que as igrejas se livrem dos frutos contaminados.”
Do delegado Gilson Gomes, que investiga denúncias de desvio de dízimo em três igrejas evangélicas na Grande Vitória, que somariam mais de R$ 1 milhão.
 
“Há casos até de pais que levaram o filho a um baile funk em um carrinho de bebê.”
Alexandre Latorraca, coordenador do Comissariado do Juizado de Vila Velha, sobre o descaso na educação dos filhos.
 
“Ao atender um paciente carente, estou cumprindo com o juramento que fiz ao me formar.”
Do obstetra José Mota, que com 35 anos de carreira na saúde pública de Vila Velha, nunca tirou licença ou faltou ao trabalho. A exceção que deveria ser regra!
 
“Quando me olho pelado, já tenho vontade de rir.
Do cantor Sidney Magal, 60 anos, sobre o casamento que dura 33 anos.
PAULA Baião Nemer em seu espaço de moda
(Cloves Louzada)
 
 
 
Eles nas redes sociais
 
“O sentimento em Brasília é que querem partir de ‘faca e garfo’ em nossas receitas. Um ataque irresponsável à federação brasileira. O silêncio do governo federal na questão dos royalties alimenta o ataque ao nosso ES.”
@RicardoFerraco
***
“Por que os médicos acreditam que só a hora deles é importante?”
@gsipioni. Há exceções!
***
“Você não precisa de intermediários para chegar a Deus. Você não precisa de intérpretes para falar a língua de Deus. Você não precisa pagar para entrar no céu.”
@LitaRee_real
 
SUELLEN Decottignies, fashion
(Cloves Louzada)
 
 
Ensino fundamental
Enquanto colégios e famílias brigam para apressar o ingresso das crianças no ensino fundamental, escolas que seguem a pedagogia Waldorf vão na contramão: defendem que elas só entrem nesta etapa aos 7 anos, como era até pouco tempo atrás. A psicopedagoga Maria Aparecida Epichin concorda. “As crianças deveriam ingressar mais velhas no ensino fundamental e usufruir do seu direito de ter a infância preservada. Há escolas matriculando alunos, muitas vezes, imaturos para a jornada do ensino fundamental”, avalia. A discussão é boa!
 
Samba e poesia
A bateria da Boa Vista, campeã do Carnaval capixaba, se apresenta hoje, às 19h, na varanda do Shopping Mestre Álvaro, na Serra, em uma homenagem a Elisa Lucinda, que inspirou o enredo “Vida em Poesia, Que Lira que é Lucinda”.
 
Polo naval
O projeto de implantação de um polo naval no Estado está a caminho e deve preencher o déficit em logística, previsto com a exploração do petróleo na área do pré-sal. “Por isso atraímos um estaleiro importante, que é o da Jurong, que já está com encomendas e com certeza vai atrair outras empresas”, comentou o secretário de Estado do Desenvolvimento, Márcio Félix.
ISABELLA Nunes e Ana Karla Garcia em lançamento de moda na Ilha
(Cloves Louzada)
 
Fura-pneu
Dois redutores de velocidade localizados em Ubu, na Rodovia do Sol, estão cheios de falhas e buracos. Leitor que trabalha em uma empresa na região conta que diariamente vê carros com pneus furados ao passar por eles. “As borracharias do entorno estão lucrando”, disse.
 
Águas de março
As águas de março devem fechar o verão somente na segunda quinzena do mês, quando a probabilidade de chuva será maior. Segundo o meteorologista Celso Oliveira, o clima observado em fevereiro na região Sudeste, com sol, calor e poucas pancadas de chuva, deve prosseguir até o dia 15. “Apenas a partir da segunda quinzena é que as frentes frias voltarão a avançar pelo Sudeste, gerando acumulados mais significativos”, disse.
 
Ultrabooks
A última edição da CES, maior feira de tecnologia do planeta, foi invadida pelos ultrabooks. Mais finos, mais leves e até mais potentes que muitos notebooks, eles se confirmaram como a maior aposta da indústria global. No Brasil, o lançamento destes aparelhos ainda engatinha. “Para aqueles que precisam gerar conteúdo, os ultrabooks são uma excelente opção”, disse o desenvolvedor de sistemas Daniel Herkenhoff.
CLÁUDIA Louzada e Ana Caiado no Shopping Vitória
(Cloves Louzada)
 
Missa em latim
Tem saudade do tempo em que as missas eram rezadas em latim? Uma vez por mês em Vitória o saudosismo pode vir à tona: no último dia 25, a Igreja São Gonçalo, na Cidade Alta, sediou uma missa no idioma original das celebrações católicas. E a tradição é retomada todo último sábado de cada mês, quando a missa tem ainda cantos gregorianos e vestimentas datadas de mais de 50 anos, que fazem parte do acervo da igreja. Anote aí: a próxima será no dia 24.
 
Curso do consulado
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Inglês oferecido pelo Consulado Americano no Estado. Foram contemplados alunos de 1º e 2º anos do ensino médio das escolas Mário Gurgel, de Vila Velha, e Elza Lemos Andreatta, de Vitória. Ao todo são 60 vagas e as inscrições deverão ser feitas nas próprias unidades de ensino até a próxima quarta-feira.
 
Ambiente policromático
Ainda que os tons neutros continuem a figurar na decoração, a tendência é aderir ao color blocking. Segundo a designer de interiores Vanda Canal, está em alta o amarelo indo de encontro a tons frios, como violeta, azul e verde, além de pontos de mostarda e de rosa claro. “Já projeções futuras indicam que o cinza fará sucesso associado a cores primárias, como o azul e o vermelho”, disse.
AS GABRIELAS, Soares e Furtado
(Cloves Louzada)
 
 
Desodorante no rosto
Estranhíssimo, não é? Mas algumas mulheres ligadas em maquiagem juram que passar desodorante roll-on na região T (testa, nariz e queixo) ajuda a minimizar o brilho e a oleosidade, como um primer – produto pré-maquiagem desenvolvido com esse fim. A onda está em editoriais de maquiagem e a dermatologista Maria Oliete Guerra afirma que é uma temeridade. “Alguns desodorantes têm química que, em contato com a luz, pode dar alergia e causar danos à pele. O indicado é usar no rosto apenas produtos adequados para maquiagem”, orientou.
 
É falso ou não é?
O site americano de notícias TMZ noticiou que Paris Jackson, filha mais velha de Michael Jackson, teria afirmado que a voz presente no álbum póstumo “Michael” não é de seu pai. Em uma conversa pela internet, a garota teria dito para um amigo que nenhuma música do disco é cantada pelo astro. Mas Paris negou a tal conversa e garantiu que quem canta é Michael. Polêmicas à parte, fato é que, lançado em 2010, o álbum vendeu muito – e continua vendendo!
 
Planejamento
Clientes de uma operadora de celular estão recebendo a seguinte mensagem: “Viaje no Carnaval sem se preocupar”. Isso semana passada! Ou seja, a ação já deve estar pensando no ano que vem, só pode! Como certamente não é um caso de planejamento de Marketing com tanta antecedência, uma empresa de porte não pode se dar ao luxo de cometer erros primários desse tipo no relacionamento com o cliente!

O CASAL Beth-José Jorge Araújo em Guarapari
 
Alta nos remédios
Prepare o bolso! A partir do próximo dia 31, passam a vigorar os novos preços de medicamentos autorizados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. O índice será divulgado nas próximas semanas, mas, segundo estimativa da Associação PróGenéricos, o reajuste máximo deve ser de 5,4%, abaixo dos 6,01% do ano passado. Será? Só isso? Esquisito!
 
Percepções de idades
Uma jovem de 18 anos comentava dia desses que percebe que está velha quando as crianças começam a te chamar de “moça”. Pois a reação geral foi “sorte a dela”! As mulheres afirmaram que o drama maior é quando chega a fase de os pequenos passarem a chamá-las de “tia”, e pior ainda quando atendentes e prestadores de serviço passam a tratá-las como “senhora” ou “madame”!
 
Marca lateral
Os desfiles internacionais de moda apontam tendências não só de roupas, mas também de cabelos e maquiagem. O cabeleireiro Nahor Bastos observou muitas mulheres com a franja bem de lado, com a repartição marcada e o cabelo grudadinho na cabeça. “Como as roupas estão volumosas e cheias de detalhes, o cabelo tem que ser impecavelmente mais sequinho e, a maquiagem, natural. E tudo de acordo com cada mulher, porque o cabelo bem colado de lado aumenta o ângulo do repartido e alonga a face. Com isso, o foco fica no rosto”, comentou.
RENATA Gouveia num look outono-inverno
(Cloves Louzada)
 
 
Trem gourmet
Mais um motivo para viajar de trem. Além das belas paisagens, conforto e segurança, é possível fazer refeições que vão além do misto-quente. A novidade é que, a partir deste mês, os passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) terão à disposição novos pratos, como lasanha à bolonhesa, estrogonofe de frango e espaguete. Detalhe: você pode agendar o horário e a entrega da refeição na sua cabine.
 
Lei do inquilino
Publicada há mais de dois anos, a nova lei do inquilinato não ajudou a aumentar a oferta de imóveis no mercado nem contribuiu para diminuir o valor dos aluguéis, como era previsto. É o que afirma o advogado Ragner Vianna. “Poucas foram as alterações no mercado. O maior entrave está na demora dos processos judiciais”, disse.
 
Atacarejo
Cada vez mais os capixabas têm trocado os supermercados tradicionais pelas lojas de atacado, conhecidas como “atacarejo”, que vendem tanto para empresas quanto para o consumidor final. A economia média em uma compra mensal, incluindo comida, produtos de higiene e limpeza é de 10%, mas pode chegar a 70% em determinados produtos.
 
Fora do País
Cerca de um terço dos brasileiros planeja fazer uma viagem internacional este ano, segundo pesquisa da Triad PS. De acordo com o levantamento, 33% dos entrevistados afirmaram que uma viagem para fora do País faz parte dos seus planos para 2012. Já 18% disseram que possuem planos para fazer uma viagem nacional ainda este ano.
 
Laser é crime
O uso indevido do apontador a raio laser, aqueles que vêm em canetas ou chaveiros, deve ser considerado crime. É o que defende o deputado Lelo Coimbra, em projeto que tramita na Câmara dos Deputados. O uso desses aparelhos está gerando preocupação principalmente na navegação aérea.

EM CANELA, Rio Grande do Sul, cidade colada a Gramado, Sheyla e Germano Gaik com os filhos Gabriel e Guilherme

 

Artigo anterior03 de março
Próximo artigoColuna 05 de março
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here