Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Alexandre Barata e Egydio Coser, dia 16; Carlos Roberto Miranda, 17; Cláudia Chieppe Moura e Álvaro Bourguignon, 18; Renato Sandri e Bárbara Denarde, 19; Valquíria Cheim, 20; Adhemar Leal, Paulo Hartung e Márcia Tourinho, 21.

LINDA Suzana Brant, Brunela Bumachar e Mira Hilal em palestra na OÁ Galeria de Arte
(Cloves Louzada)
 
 
PÉROLAS
 
“O envelhecimento não é para covardes.”
Do filósofo Luiz Felipe Pondé.
 
“O povo brasileiro é reconhecido como um povo criativo e inovador. O Espírito Santo, um extrato que sintetiza o melhor do nosso País.”
Idalberto Moro, presidente do Instituto Sincades.
 
“Deus não está feliz com isso.”
Do arcebispo de Vitória, dom Luiz Macilha Vilela, criticando a violência no Estado.
 
“Precisamos de um pacote estrutural com reformas profundas.”
Manoel Pimenta, presidente em exercício do Sistema Findes, sobre a ameaça da desindustrialização.
A BONITA designer de joias Paola Trindade
(Sagrilo)
 
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Vendo no Discovery como são feitas as balas de goma ganhei mais um argumento para a frase ‘a felicidade está na ignorância’.”
@LucianaCouto
***
“Agora é lei: Dilma tem q ser chamada de PresidentA. Vou exigir título de jornalistO. E você?”. Marcelo Tas
***
“E o Pelé deu uma de Vanusa: foi cantar o hino do Santos no Congresso e… esqueceu! O Pelé ‘vanusou’! Rarará!”
@jose_simao
 
ELAS não resistem a um belo acessório
(Octavio Bastos)
 
 
Boom em Linhares?!
 
Linhares é pé no freio de alguns investidores quando o assunto é imóvel. Um terreno de dois mil metros quadrados, à venda há mais de um mês, por exemplo, sofreu redução de 30% no seu valor.
***
O presidente da Ademi-ES, Juarez Gustavo Soares, acredita que não há sinalização para um boom imobiliário. “Assim como ocorre hoje em todo o Estado, Linhares tem tido lançamentos com valorização constante, porém sustentável. As áreas são de proprietários individuais e cada um dá seu preço”, afirmou.
***
O construtor João Luiz Tovar, da Metron, concorda. “Linhares tem um mercado promissor, mas ainda não é aquecido. Sendo cidade de interior, os moradores preferem casas. Pelo menos por enquanto. É preciso cautela para investir”, disse.
 
O CASAL anfitrião Hilal Sami Hilal-Thaís com o escritor Luiz Gonzaga de Souza Lima, que falou para uma plateia selecionada sobre seu livro “Refundação do Brasil – Rumo à Sociedade Biocentrada”, na última quinta-feira
(Cloves Louzada)
 
 
Boa música
Convite! O programa “As Músicas que Gostamos de Ouvir”, que produzimos na Tribuna FM todos os domingos, será em clima de romantismo hoje, a partir das 20h.
 
Vamos em frente!
Dando eco à posição da coluna sobre o fim do Fundap, a consultora Martha Ferreira diz: “As importações não vão acabar. Creio que com o enorme custo para se produzir no Brasil, a tendência é aumentar. Só vão quebrar as empresas que ficaram de papo para o ar. Quem é competente, já diversificou. Essa é uma ótima oportunidade para enxugar a máquina pública, que engole metade de tudo o que se arrecada. Com a procura de mão-de-obra, hoje superescassa, quem quiser trabalhar, desempregado não vai ficar. Então, enxuguem as lágrimas e mãos à obra!”. Na mosca, Martha!
 
Panelada na cabeça
Começou a corrida do comércio pela divulgação das promoções e dicas de presentes para o Dia das Mães, que este ano cai em 13 de maio. O problema é que algumas propagandas assustam até nós, homens, quanto mais as mulheres, que tremem de medo de ganhar o que está sendo sugerido: um jogo de panelas! Ora, já foi-se o tempo em que as mães ganhavam coisas de cozinha no dia delas! Atenção, filhos, quem der panela de presente para as mães pode ficar preparado para ganhar de volta uma panelada na cabeça!
LAURA Bragatto e Marcela Miranda em inauguração na Praia do Canto
(Octavio Bastos)
 
Quebradeira
Os bancos no Espírito Santo fecharão as portas! Não ficará um para contar história. A quebradeira dos bancos será em função das multas de R$ 5 mil para cada cliente que ficar à espera de atendimento por mais de 10 minutos, conforme projeto aprovado pela Assembleia Legislativa. Só acredito vendo! Por exemplo, um boy na fila e de olho do relógio. Deu 10 minutos, ele muda o rumo e vai para o caixa especial para receber seus R$ 5 mil! Isso várias vezes em um mesmo mês!
 
Furada da acupuntura
A polêmica em torno da lei que determina que apenas médicos possam fazer acupuntura continua rendendo. “Milhares de brasileiros se beneficiam com a acupuntura praticada por psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e enfermeiros capacitados nessa prática milenar chinesa. O SUS oferece a acupuntura por profissionais qualificados e concursados. Aqueles que não são médicos ficariam impedidos de trabalhar”, argumenta a presidente do Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo, Andréa Nascimento.
 
Fenômeno!
Quer conferir o musical “Vale Tudo”, sobre Tim Maia, que está em cartaz de quarta a domingo no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo? Só se for sozinho, e ainda assim em maio ou junho. A coluna fez um levantamento dos próximos meses e encontrou um bilhete – só uma cadeira vaga mesmo em cada dia! – para os dias 25 de maio, 9, 15 e 24 de junho! O resto, tudo esgotado.
GUIDO Varejão e Joyce Rodrigues em Guarapari
(Camila Baptistin)
 
Ginástica do cérebro
Fim do preconceito de que as pessoas que se dedicam muito à malhação se esquecem do intelecto. A academia pode ser também de ginástica para o cérebro! Em Vitória, na Mata da Praia, o método Supera exercita memorização, criatividade, concentração, raciocínio lógico e coordenação motora. Pode ser feito por crianças a partir de 5 anos, sem limite de idade, em aulas semanais de duas horas.
 
SRD?
O “politicamente correto” é importante na vida em sociedade, mas há radicais exagerando na dose e protagonizando alguns absurdos. Sabe como os cachorros vira-latas estão sendo chamados agora? SRD, ou “Sem Raça Definida”! Quem tem em casa esses carinhosos amigos sem pedigree está implorando para que a moda não pegue! E a coluna também sai em defesa dos vira-latas, para que eles não percam sua simpática identidade!
 
Corrida e show
Para conscientizar sobre a importância da prática de exercícios físicos regularmente, será realizado no dia 27 de maio o evento Um dia Pela Vida, com corridas de 6,5km e 10km, com largada e chegada no Parque da Prainha, em Vila Velha. Depois da prova, haverá shows com Dudu Nobre, Gilmelândia e KLB. Agora, cá pra nós, KLB é dose, hein? Dose dupla!
Saúde das babás
Olha essa! Durante uma reunião, a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, recebe uma ligação do filho de 6 anos: “Mãe, a babá morreu”. Na verdade, a moça estava desmaiada, pois sofre de labirintite. Se você tem filhos pequenos, deixe gravado no telefone o número de emergência e oriente os pequenos a agir. E mais importante: verifique se a babá tem doenças como labirintite, epilepsia, pressão alta ou baixa, que podem desencadear uma crise e colocar em risco a vida dela, caso esteja com um bebê que não saiba pedir socorro, e da criança.

NA MODA Luciana Almeida em dia de shopping
(Leonardo Gurgel)
 
 
Concurso de hino
O município de Conceição do Castelo, Sul do Estado, terá um hino para chamar de seu e fará um concurso para escolher a melhor obra. Os interessados em participar podem se inscrever na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. A escolha do hino será feita no próximo dia 21 por uma comissão que reunirá professores, poetas, representantes do executivo e legislativo etc. e tal.
 
Bom pagador
A tal “facilidade” nas compras está deixando consumidores com dívidas impagáveis, travando o varejo no Estado. “A culpa é do sistema financeiro, que facilitou o crédito prolongado e o financiamento. Até os bancos estão diminuindo os juros para a população conseguir pagar o que deve. Quem sai prejudicado é o bom pagador”, comentou Jadyr Primo, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Vitória.
 
Rumo aos cartórios
Falta menos de um mês para o eleitor solicitar ou transferir o título eleitoral de município ou de zona eleitoral para votar nas eleições de 7 de outubro. O prazo termina no dia 9 de maio. A carteira de habilitação e o passaporte não são aceitos para a identificação, informa a Justiça Eleitoral.
 
Chá amarelo
Um estudo japonês aponta que o chá amarelo é riquíssimo em ácido gálico – três vezes mais que o chá verde e oito mais que o chá branco. A nutricionista Ana Luísa Faller explica que o componente protege o fígado dos efeitos nocivos das toxinas. “O chá amarelo combate a retenção de líquidos e facilita a perda de peso”, informou.
 
Oportunidades perdidas
Ainda engatinhamos no turismo. Basta prestar um pouco de atenção em outros países, aqui do lado, para perceber inúmeras possibilidades perdidas de entretenimento e geração de renda, por falta de iniciativa e segurança. No trem para Machu Picchu, Peru, os produtos de lã à venda no serviço de bordo são mostrados em um desfile de moda. Já em Santiago, no Chile, um tour pode ser feito de bicicleta à noite. Quem teria coragem de levar turistas de bicicleta, à noite, para mostrar e contar as histórias do Penedo, do Porto ou do Forte São João, em Vitória?
 
Mês do livro
Abril é o mês do livro, quando são celebrados o Dia Internacional do Livro Infantil (2), o Dia Nacional do Livro (18), o Dia de Monteiro Lobato (18) e o Dia Mundial do Livro (23). Segundo o Instituto Pró-livro, os brasileiros leem apenas 2,1 livros por ano, e 75% da população nunca pisou em uma biblioteca na vida! É!

FERNANDO Mattos e Roberta Rabelo no aniversário de Marina Fajardo

 

Artigo anteriorAmor que constrói
Próximo artigoPucci e Guerlain unem-se e criam nova linha de maquiagem
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here