Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Lia Feu Rosa Vecchi, Flávia Senize e Afonso Prates Miranda, hoje; Ana Paula Ferrari, Décio Chieppe e Heron de Souza, dia 14; Ailtinho Motta, Maria Rita Peixoto Miguel, Angela Pretti, Amin Abiguenem e Daise Tovar, 15; Cláudia e Arnon Mameri e Flávia Ribeiro, 16; Adelina Tápias, Daise Teixeira, Jeremias Schaydegger Filho, Márcia Gasparini e Cid Abreu, 17; Élia Marli Lucas e Maira Bumachar, 18; Marisa Amigo, Karina Mazzini e Margô Dalla-Schutte, 19.

 
 
PÉROLAS
 
“Uma vez tirada uma foto íntima, seja com máquina digital, celular ou webcam, não existe lugar seguro para ficar armazenada.”
Eduardo Pinheiro Monteiro, especialista em Segurança da Informação.
 
“No dia do meu casamento, vai ser o chá de bebê do meu segundo bisneto que vai nascer.”
Da dona de casa Eunice de Oliveira, 63 anos, que se casou ontem na Serra com Agripino da Silva, 75 anos. E viva o amor!
 
“Existe uma luta entre as igrejas para atrair mais fiéis.”
José Luiz Bedoni, da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese.
 
“Fiquei viúvo duas vezes nas rodovias.”
Roberto Demoner, que perdeu duas mulheres em acidentes nas rodovias do Estado, o primeiro em 2003, na ES-259, e o outro em 2010, na BR-101 Norte.
 
“Já cansei de pegar cliente que entra chorando, mas sai sorrindo.”
Brandina, a “Rainha do Táxi” de Vitória, sobre os conselhos amorosos que dá aos passageiros.
 
O CASAL Cynthia-Annibal de Rezende Lima em noite de emoção no casamento da filha amada, Júnia, semana passada, em Vitória
(Octavio Bastos)
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Amor de mãe… Amor mais lindo, puro, verdadeiro e incondicional”
Lurdinha Perovano
***
“Pensando bem, será que pela nova regra autoritária, uma mulher que fizer curso de torneiro mecânico vai ser chamada de ‘torneira mecânica’?”
@marthaeferreira
***
“Não tem motivação que funcione quando as pessoas não estão a fim de fazer algo.”
Jeany Duarte
 
CRISTINA Altoé e sua prole: Ivelize, Laura e Luiz Fernando
(Renata Pacheco)
 
 
Moqueca é com ele!
 
Geraldo Alves, o “Geraldinho de Manguinhos”, é especialista na principal iguaria capixaba: a moqueca. Os segredos ele aprendeu com a sogra, dona Arlete, cozinheira de primeira, falecida há quatro anos. Tudo começou com ela e o marido, Euclides, na década de 50, e hoje o restaurante está também na Praia do Canto, em Vitória.
***
“Recebemos pessoas de todo o País e do exterior. Uma vez, um turista do Oriente Médio ficou hospedado em Vila Velha, mas vinha jantar toda noite em Manguinhos”, conta.
***
Os melhores peixes para moqueca, segundo Geraldinho, são robalo e badejo, pois absorvem mais o tempero e não têm muitas espinhas. Sob seu comando há quase três décadas, as paredes do restaurante têm história para contar. “Muitas pessoas se conheceram aqui, se casaram e hoje seus filhos viraram clientes”, disse Geraldinho, que tem ao lado, na administração, Euclides Jorge, e o apoio do filho, Leonardo, e do sobrinho, Pablo.
 
ELIZABETH Duarte, Nazaré Miranda e Rosane Galeão em almoço na Praia do Canto
(Renata Pacheco)
 
 
Nomofobia
 
Medo de perder o celular, de ficar sem bateria, angústia e dependência são alguns “sintomas” da nomofobia – síndrome de pessoas que são viciadas no tal aparelho, que hoje é muito mais do que telefone. A pergunta é: você abriria mão do seu celular durante um dia?
***
“Com meus filhos do meu lado, certamente sim!”
Aurelice Aguiar
***
“Abriria mão com enorme prazer, difícil é conseguir. Vontade não falta!”
Leonardo de Castro
***
“Difícil. Uso celular para ver e-mail, tirar foto, pagar conta, agendar compromissos, verificar o tempo, fazer anotações, escutar música e ainda vejo as últimas notícias.”
Flávia Carvalhinho
***
“Não, pois iria perder dinheiro. O celular é a minha maior ferramenta de trabalho. Não abro mão nem nas férias!”
Luiz Castellar
***
“Com certeza! Tenho a sorte de conviver com pessoas educadas que, quando ligam, perguntam se posso atender. É chata essa invasão.”
Adriana Delmaestro 
***
“No trabalho não dá, mas no final de semana eu desligo o aparelho.”
Edilon Silva
***
“Tive que abrir mão esses dias, pois ele quebrou. Mas me senti desconectada, parecia que estava isolada em uma ilha!”
Tereza Scárdua
***
“Por um bom motivo, como viagem com minha mulher, sim. Agora, no dia-a-dia, impossível! Sem celular, não funciona.”
André Rosa
***
“Depende do dia. Se fosse em um domingo, abriria mão com o maior prazer!”
Donatella Coser
***
“Sou doido para fazer isso. Deveria haver uma campanha do tipo ‘um dia sem celular’.”
Darcy Casteluber
 
KARINA Leão e João Batista Calmon
(Cloves Louzada)
 
 
Força de Maria
A todas as mães que, assim como Maria, mãe de Jesus, são cheias de força na luta para educar e proteger seus filhos com doçura no coração, um bom dia especial!
 
Combustível
O Inmetro divulgou o consumo de combustível de 105 veículos vendidos no País, dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem, em que os modelos são classificados e identificados pela eficiência energética. Mais um fator para ajudar na decisão de compra.
 
Beneficente
Para comemorar os 100 anos da Santa Casa em Vitória, Martha Paiva organiza desfile beneficente no próximo dia 17, às 19h30, no Centro de Convenções de Vitória, com abertura do coral do Ifes e do maestro Helder Trefzger e, no encerramento, Wanessa Jackson. “Vai ter também uma surpresa”, confidenciou Martha. Já estão confirmadas as presenças do estilista Vitorino Campos, de Duda Ferreira (filha de Amaury Júnior) e Maria Regina Zanardi, que vem representando a estilista Glória Coelho. Toda a verba arrecadada será destinada para a UTI infantil.

VALDECIR Torezani e Geisiane Nunes em tarde lançamentos em Cariacica
 
 
Malhando no frio
É só a temperatura cair um pouco, que as academias vão percebendo uma baixa significativa de alunos. Mas o educador físico Diego Rouxinol alerta para manter a prática de exercícios. “Não é somente a estética que importa. Muitas pessoas só procuram a academia no verão e depois se descuidam. Quem deseja emagrecer, um aviso: o inverno ajuda a perder mais calorias, pois não gera o estresse térmico”, orienta.
 
Fãs de Raulzito
Quase um mês após a estreia nacional, o documentário “Raul – O Início, o Fim e o Meio” ainda não tem previsão de ser exibido nas salas de cinema do Estado. Quem viu, gostou e diz que o filme não se limita apenas ao grande roqueiro com suas apresentações espantosas sobre o palco, mas revela também o homem por trás do mito – embora tenha dedicado muito tempo a relatos de intrigas e brigas entre as muitas mulheres de Raul. O jeito é esperar…
 
Escolas históricas
Cinco escolas estaduais do Sul do Estado situadas em prédios que são tombados ou têm valor histórico reconhecido serão restauradas, reformadas e ampliadas. São elas: Aristeu Aguiar e Professor Lellis, ambas em Alegre; Marcondes de Souza, em Muqui; e as escolas Monsenhor Elias Tomasi e Monteiro da Silva, em Mimoso do Sul. O investimento total é de R$ 1,6 milhão e o prazo é de dois anos.
EDUARDO Merlo e Christianne Ruschi em concorrida recepção de casamento
(Octavio Bastos)
 
Ginasta campeã
Representando o Espírito Santo e o Brasil, a ginasta capixaba Mayra Siñeriz subiu ao pódio três vezes durante a disputa do Torneio Internacional Kyiv Cup, realizado na Ucrânia. O próximo desafio da atleta, de 13 anos, será o Campeonato Brasileiro, categoria juvenil, em Porto Alegre. A etapa serve de seletiva para o Campeonato Panamericano que será realizado na Argentina, entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro.
 
Cândido Portinari
Para evitar alagamentos, a Prefeitura de Vitória construiu uma estação de bombeamento de água pluvial no bairro Santa Luiza, chamada Estação Cândido Portinari. “Mas o esgoto ainda não tratado na região vai todo para a galeria. Os moradores já reclamaram e pediram providências, tanto na área de meio ambiente quanto da saúde”, denuncia leitor.

ORLANDO Azevedo, presidente da Petrobras para a América do Norte, e Clóvis Vieira, na Offshore Technologycal Conference, em Houston, nos Estados Unidos

 

Velocidade e vida
A diminuição de 1% na rapidez dos carros reduz em 3% a fatalidade dos acidentes. Foi o que constatou um programa de redução na velocidade média de veículos, desenvolvido na Espanha. “No Brasil, isso significaria que das 50 mil mortes por ano, 1.500 vidas poderiam ser poupadas”, comentou o engenheiro Chequer Jabour Chequer.
 
NA COMEMORAÇÃO de seu aniversário, Lúcia Bermudes Medina e a filha Mônica
(Renata Pacheco)
 

 

Artigo anterior12 de maio
Próximo artigoColuna 14 de maio
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here