Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Renata de Aguiar Mattar, Ana Paula Butteri e Kátia Ludolf, hoje; Giovana Simões Bernardo e Shíntia Gottardi, dia 22; Geisha Silly, Manoel Rabelo, Maria Augusta Campinho, Anselmo Laranja, Bia Bonadiman, César Mendonça, Lorena Dalla Bernardina, Carlos Mariano Peixoto e Mariana Herkenhoff, 23; Rodrigo Barros, 25; e Martha Paiva, 26.

 
RAICA Oliveira no clima do outono
(Renan Christofoletti)
 
PÉROLAS
 
“Dinheiro não pode ser algo que dá dor de cabeça. O objetivo de ter o controle é ir dormir tranquilo.”
Do consultor Gustavo Coutinho.
 
“É um investimento que vai virar a página no setor de transporte da cidade. É um salto qualitativo.”
Simone Chieppe, presidente do GV-Bus, sobre o plano de mobilidade urbana da Grande Vitória.
 
“Foi a mão de Deus que me salvou.”
Do lavrador Marciano Perim, que sobreviveu após ter sua casa arrastada em um deslizamento em Guarapari.
 
“É preciso se preocupar com a imagem. É possível se vestir sensual sem ser vulgar.”
Da consultora de imagem Laís Hofmann, sobre a “moda piriguete”.
A LINDA Carol Monteiro
(Cloves Louzada)
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Se ele quebrou seu coração, quebre o videogame dele… vamos ver quem chora mais.”
@Humor_feminino
***
“Gurizinha de uns 6 anos que passeava com a mãe: ‘Por isso que a gente tem coração – e não coracinho: pra caber todo o mundo!’”
@thevinil
***
“Se um dia fecharem-lhe as portas da vida, pule a janela.”
Lu Almeida Lube
 
O CASAL Carlota e Ricardo Gottardi
(Cloves Louzada)
 
 
Ciúme de você
 
Shakespeare já dizia: “A desconfiança é o farol que guia o prudente”. Será?! Perguntamos a figuras da Ilha como elas lidam com o ciúme:
***
“Quando estou com alguém, confio 100% na pessoa. Não sei lidar com gente ciumenta, não dá certo.”
Bárbara Verzola
***
“É um sentimento natural e, quando bem trabalhado, até melhora a vida do casal. Mas quando é exacerbado, pode romper relacionamentos.”
Ariosto Santos
***
“Quem ama sente, mas é um ciúme na medida. O problema é quando se torna incontrolável, doentio”
Renata Pacheco
***
“Só tem ciúme quem ama, mas é preciso dominá-lo para não virar doença. Aí, ao invés de apimentar o amor, ele acaba matando.”
Aloizio Faria de Souza
***
“Ciúme é falta de segurança, desconfiança, em todos os tipos de relacionamento.”
Ana Caiado
***
“O ciúme é um sentimento protetor da relação, desde que seja bem dosado. Do contrário, sufoca.”
Jair Simmer Filho
 
KARLA França e Rizza Lima em balada dançante na Ilha
(Cloves Louzada)
 
 
Adeus ao mestre
Um dado triste, mas real. Alguns professores da rede pública pensam em abandonar a nobre profissão por causa das agressões e ameaças que sofrem de alunos em sala de aula. Os alunos aprontam e, em vez de punição, recebem o “bônus” de o professor largar a carreira? Antigamente as escolas eram mais severas e o aluno já saía de casa sabendo que o professor é uma autoridade na arte de ensinar e merece ser respeitado.
 
Contra a raiva
Cerca de 630 mil cães e gatos em todo o Estado devem receber a vacina antirrábica, na campanha que começou ontem e segue até o dia 15 de junho. Os donos dos bichinhos devem levá-los aos postos, que têm o horário e local de funcionamento definidos pelos próprios municípios. “Vamos receber 640 mil doses da vacina. Tivemos 71 casos em 2011, 30 a menos que em 2010”, disse-nos o responsável pela campanha, Marcos Antonio da Cunha.
 
Ilusão parcelada
Juros em queda, crédito em alta. Segundo o consultor financeiro Gustavo Chaves, quando alguém faz uma compra parcelada em 12 meses, por exemplo, é preciso lembrar que está comprometendo a renda por um ano. “Existe a ilusão de que o preço está sendo dissolvido, mas pode-se pagar ainda mais caro por isso. A maioria dessas despesas é com bens de satisfação imediata. Não é investimento, é gasto”, alerta.

PAULA Ribeiro, Clarissa Lira Martins e Letícia Lengruber
(Cloves Louzada)
 
 
Carro rebaixado
São muitos os carros rebaixados circulando na Grande Vitória, mas o Detran-ES alerta que quando são alteradas as condições originais de um veículo por conta e risco do proprietário, ele entra na ilegalidade. A troca do sistema de suspensão é permitida desde que o dono comunique ao órgão com antecedência e faça a homologação em centros credenciados, baseada em normas do Inmetro. Mas vale ressaltar que, ainda assim, as seguradoras não aceitam os chamados “carros socados”.
 
Dois cílios
Já é difícil colocar um, imagina dois! As mulheres não devem gostar nada dessa moda de dois cílios postiços de uma vez só, apresentada no desfile da Louis Vuitton. O maquiador Max Weber ensina: “É preciso ter uma base firme antes de colar os cílios postiços. Dessa forma, passe uma camada fina de máscara, mais curvex, para em seguida grudar os cílios”, orienta.
 
Música no trabalho
Ouvir música no trabalho pode ser motivo de briga. Segundo a consultora de Recursos Humanos Emília Dias, em atividades que exigem muita concentração e que o trabalho seja feito em silêncio, a música pode atrapalhar. “Tem gente que consegue trabalhar muito bem ouvindo música. De qualquer maneira, o volume tem que estar bem baixinho, para não atrapalhar. O ideal é usar fone, e ainda assim em apenas um dos ouvidos, para permanecer atento ao que se passa em volta”, orienta. Vale o bom senso!
Traduções sem sentido
Usar termos em inglês para palavras de difícil tradução, ok, mas inventar palavras estrangeiras que não existem para que termos brasileiríssimos soem mais “chiques” é esquisito, para falar o mínimo. Cabeleireiro, por exemplo, é “hairdresser” em inglês, e não “hair stylist”, como muitos se autointitulam. Agora a nova moda é falar “nail designer” (algo como designer de unha) para se referir a manicures, mas a palavra em inglês é “manicurist”.

JOÃO Pedro Dettoni, Daniel Boleli e Diogo Calhau no Taj
(Cloves Louzada)
 
 
Mercadão na Prainha
Já que o capixaba não possui um mercado no estilo dos de São Paulo e Minas Gerais, como era o previsto inicialmente para ser implantado no Horto Mercado – que mais parece um shopping! –, um bom lugar seria a Prainha de Vila Velha. Lá já existe uma cooperativa de pescadores, além de muito espaço, turismo e belezas naturais. Que tal?!
Alimentos e bebidas
O Sistema Findes lançou o 1º Prêmio Capixaba de Inovação em Alimentos e Bebidas, voltado às microempresas e empresas de pequeno porte do Estado. O prêmio divide–se em duas categorias, “Design de embalagem” e “Inovação de produtos”. O resultado será divulgado no dia 21 de junho e a premiação acontece no dia 3 de julho, durante a Super Acaps Panshow.
 
MARY Helal de Paula, Maria Helena Ribeiro e Teresa Bedran no aniversário de Lúcia Medina
(Renata Pacheco)
 
 
Folga na fila
Algumas pessoas são mesmo folgadas no momento de fazer compras: colocam o carrinho na fila para guardar lugar e ficam buscando mais produtos. Na última segunda-feira, em uma fila enorme de um supermercado de Vitória, uma mulher informou ao marido que havia esquecido algumas coisas. E eis a resposta: “Amor, vai indo comprar o que falta que vou passando os produtos bem devagar para dar tempo de você buscar tudo. Quem está na fila que aguarde”. Pode?
 
Falta de senso
Alguns moradores de edifícios na Grande Vitória não possuem muito senso na hora de fazer uma mudança. Em Jardim da Penha, uma família resolveu parar por exatos 19 minutos os dois elevadores de um prédio em função de sua mudança. Tanto a transportadora como o zelador deveriam ter apelado ao bom senso e às normas do condomínio. Geralmente, mudanças só são permitidas no elevador de serviço. E não é nem questão de regra, mas educação.
 
Privacidade?
Tanta tecnologia deveria ajudar, mas coisas básicas, fáceis de resolver, atrapalham. Quem vai fazer um saque em um autoatendimento do Banestes precisa compartilhar com todos na fila quanto tem na conta, pois o banco informa no alto da tela, em letras garrafais: “Seu saldo disponível para saque é R$…”. Agora imagina isso num momento de sequestro-relâmpago? Um desserviço…
 
Lava a jato
Você já testou a limpeza do seu carro após deixá-lo em uma lava a jato? Leitora da coluna afirma ter ficado em estado de choque. “Deixei o meu carro em um lava a jato de Vitória como de costume. Busquei o carro na hora do almoço e fui viajar. Na estrada, quando um sobrinho resolveu puxar o tapete do chão, a surpresa: uma sujeira só. Não consegui nem reagir. Só acho que tomei a decisão correta: fiz a propaganda boca a boca contra o estabelecimento que me fez de boba”, reclamou Ana Maria Machado.
 
MELISSA Guerra e Cissa Veltri Prates
(Cloves Louzada)
 

 

Artigo anterior19 de maio
Próximo artigoColuna 21 de maio
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here