Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Giselda Vaz, Renata Zampier, Rita Simões e André Felipe Martins, hoje; Fernando Vaz, Fabíola Maia, Beth Gimenes, Isadora Saadi e Ana Cristina Altoé, dia 11; Tânia Buaiz, Helga Resende, Etelvina Delmaestro, Ana Cláudia Venturim e Giovanna Rangel, 12; Cynthia de Rezende Lima, Rodrigo Martinelli, Paula Colodetti Venturim, Maira Coelho Silva e Guilherme Machado, 13; Thaís Tovar, Marcela Merçon, Flávio Zogaib e Ana Amelia Zanoni, 14; Alexandre Mendonça, Virgininha Sandri, Cristina Coser, Nazaré Miranda, Diana Murad, Lurdinha Perovano, Lulu Pretti e Eduardo Malisek, 15; e Carolina Coser de Orem, 16.

 
O SORRISO de Noêmia Freitas
(Heron)
 
 
PÉROLAS
 
“Minha filha está há três anos na fila da ortopedia.”
Ruth Rodrigues Gonçalves, moradora de Cariacica, que aguarda atendimento para acabar com o sofrimento da filha.
 
“Ficou mais difícil, o nível subiu e mais pessoas reprovaram.”
Cláudio de Almeida Thiago, diretor de Habilitação e Veículos do Detram-ES, sobre o maior rigor do órgão na avaliação dos novos motoristas.
 
“A vacina é a única solução, porque o controle ambiental do mosquito da dengue já se mostrou pouco efetivo.”
Do infectologista Paulo Mendes Peçanha.
 
“A Constituição Federal garante o direito à manifestação desde que seja pacífica e que tenha aviso prévio. Por outro lado, a Constituição também garante o direito de ir e vir da população.”
Do professor de Direito Constitucional Claudio Colnago.
 
 
ISABELI Fontana é a capa deste mês da Vogue e, no ensaio, posou pela primeira vez ao lado os filhos, Zion e Lucas
(J.R Duran)
 
Eles nas redes sociais
 
“Pior que perder o sono à noite é encontrá-lo de manhã.”
Paula Sassi
***
“Minhas duas irmãs e eu sempre estudamos em escola pública e fizemos Universidade Federal. Não havia cotas! Aí, dizem: ‘mas é exceção’… Minha pergunta é: por que não tentamos entender o que faz a exceção? Por que sempre buscamos a resposta mais fácil e imediatista? Cotas não resolverão o problema de uma educação excludente e incapacitante numa sociedade com famílias desestruturadas e Estado negligente.”
@angelitascardua
 
DANIELA Degasperi e Andrea Manhães
(Cloves Louzada)
 
 
Vestidos de princesa
 
Vilma Moulin tem uma paixão: criar vestidos de bonecas para meninas de verdade. E ela faz com o maior carinho. “É um trabalho de alta-costura para crianças, com acabamento à mão e o cuidado de ser confortável”, contou Vilma, responsável pela produção de muitas meninas da Ilha em batizados, aniversários de 1 ano, casamentos, quadrilhas e Réveillons. Ela também já fez o mesmo modelo para a aniversariante e a boneca que era da mãe da criança.
***
É ela mesma quem cria cada modelo, nenhum igual ao outro. E o método de trabalho é todo especial: “Quando é muito bebê, peço para a mãe trazer um vestido que ela já tenha. Quando é maiorzinha, a criança já deixa tirar as medidas, mas mostro minha coleção de bonecas, entrego uma para ela segurar… A gente tem que conquistá-las”, explicou.
***
E a música de fundo em seu ateliê é sempre clássica. “Não trabalho com as mãos suadas, para não passar qualquer energia negativa para as crianças, e se estou nervosa por algum motivo, não pego na roupa para fazer, porque não dá certo”, comentou.
 
ANJO da guarda de muitos brasileiros em Nova Iorque: Oreste Zorzo, há 20 anos no conciérge do hotel The Helmsley Park Lane, que fica no Central Park South
(MP)
 
20 anos de NY 
O lema de Oreste Zorzo, gaúcho, há 20 anos no conciérge do hotel Park Lane, em Manhattan, é: “O que você quiser em Nova Iorque, eu consigo”. E consegue mesmo! Já nos provou isso algumas vezes, inclusive em shows esgotados cujos ingressos para os melhores lugares chegaram em nossas mãos. Ele tem milhares de histórias para contar, que dariam um saboroso livro. Sabe todos os caminhos do que é muito bom em Nova Iorque. É uma dica para os leitores que programam uma ida à cidade. E boa viagem com diversão garantida.
 
Tatuagem íntima I
O novo namorado da cantora Jennifer Lopez, Casper Smart, deu um presente “ousado” para a amada: tatuou o nome dela no seu pênis! Ui! O tatuador Ticano diz que o local é “fichinha” e não dói. E ele fala por experiência própria: “Tatuei o nome de uma ex-namorada no meu, mas fiz outra tatuagem em cima e não dói. Dói mesmo é na costela, aí sim é declaração de amor. Mas cobro mais caro para tatuar o pênis, para ver se a pessoa desiste”, revelou.
 
Tatuagem íntima II
Já as mulheres tatuam com frequência sua parte íntima, segundo ele. “Certa vez, uma cliente minha tatuou o nome do seu marido na ‘dita cuja’. Meses depois, ela retornou pedindo para tatuar outro desenho no lugar. Perguntei se eles tinham terminado e ela respondeu que não, que o marido começou a se achar o rei da cocada preta e ela não queria dar essa moral a ele”, contou. É mole?!

NA COMEMORAÇÃO de 1 ano de Victinho, os pais Renata e Victor Passos Costa e os avós Neuza Helena e Aristóteles Passos Costa Neto
 
 
Kleber e Cais
Continuam devagar quase parando as obras do Cais das Artes e do estádio Kleber Andrade. Em ambos os casos, as construtoras pediram para sair e o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) aguarda processo de rescisão de contrato. Segundo o órgão, o caso do estádio está mais adiantado e, daqui a cerca de uma semana, a empresa que ficou em segundo lugar na licitação deve assumir, com os mesmos valores do contrato da primeira vencedora. A previsão de entrega continua para o final de 2013. Já o Cais, sem previsão nenhuma.
 
Caminho
O melhor plano para a saúde é não ficar doente! Este ano, aqui no Estado, já foram 13 mortes à espera de uma vaga na UTI, segundo dados oficiais do setor. Mas um número absurdamente maior de mortes, com certeza, ocorreu não por falta de UTIs, e sim por falta de tempo de se chegar até um hospital e conseguir o primeiro atendimento, emergencial. A qualquer momento teremos um ato louco de um pai ou uma mãe ao ver o filho numa situação assim!
 
A SOLIDARIEDADE de Heliene Del Esposti e Emar Batalha ao Hucam
(Cloves Louzada)
 
Chicleteiro sangue bom!
Os fãs do Chiclete com Banana, “chicleteiros”, se juntam em todo o Brasil para promover uma ação do bem: doar sangue. Oito cidades já tiveram sua campanha ontem, e no próximo sábado mais quatro locais vão sediar a ação, entre eles Vitória. A chicleteira Simone Camilo conta que a iniciativa começou há oito anos, em Salvador, e junho foi a época escolhida por ser temporada de muitas festas de São João e, consquentemente, muitos acidentes. “E não é só chicleteiro que pode participar. O objetivo é chamar a atenção para a doação e todo mundo ajudar a salvar vidas”, ressaltou.
 
Aromaterapia
Funciona! Manter um vaso com rosas ou lírios frescos perto da cama aumenta o relaxamento e o bem-estar. A substância responsável pelo perfume dessas flores estimula o organismo a liberar endorfina, hormônio que produz sensações de prazer. “Não é à toa que o aroma das rosas está ligado ao amor e à alegria, e o dos lírios à receptividade”, comenta a especialista em essências florais Ruth Toledo.
 
Festas na Ufes
Mesmo em greve, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) continua sendo reduto de festas regadas a bebidas alcoólicas etc. e tal. A denúncia é de um estudante de Geografia. “As festas continuam rolando sem segurança e nenhuma fiscalização. Muitos alunos estão na universidade só para farrear, nem sei como passaram no vestibular”, disse, inconformado.
ALEXANDRE Carvalho de Mendonça e Patrícia em noite beneficente na Ilha
(Cloves Louzada)
 
Brasil-Espanha
Na próxima terça, novas medidas devem ser anunciadas para facilitar a entrada dos brasileiros na Espanha. Do jeito que está, fica inviável visitar o país europeu. Há dificuldades na comunicação com a embaixada e a exigência da chamada carta-convite, especialmente para aqueles que estão apenas de passagem e não vão ficar na Espanha. O modelo espanhol é tão complicado que exige uma “prova de amizade ou parentesco” com a pessoa que vai receber o viajante. Passear na Espanha, com tanta aporrinhação, não vale a pena!
 
Passe escolar
Alô, estudantes! O novo sistema de recadastramento do Transcol, que agora tem parte do processo feito pela internet, segue até 1º de julho. A partir desta data, os cartões desatualizados não poderão ser mais utilizados nos ônibus e o procedimento para reativá-los demandará mais tempo.
 
ANNELISE Lima e Levi Neto em jantar solidário
(Cloves Louzada)
 

 

Artigo anterior09 de junho
Próximo artigoColuna 11 de junho
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here