27/06/2012

 

 

Trabalhar em casa é prático e vantajoso, mas não é tarefa das mais simples. A primeira regra é separar a “home” do “office” e criar um escritório com toda a estrutura e isolamento que o expediente possa exigir.

Algumas dicas de decoração ajudam a organizar o ambiente, como ter mesas e cadeiras adequadas e uma pintura de parede confortável aos olhos, com cores frias, que relaxam.

Se for dividir o escritório com os filhos, é bom ter uma estante alta para colocar papéis e documentos importantes, e uma mais baixa para as crianças. Já se a divisão for com o marido ou um irmão, vale ter ilhas separadas, com computadores e gavetas individuais. Veja aqui um vídeo com uma alternativa legal encontrada pela arquiteta Bel Lobo para mãe e filha.

Para evitar invasões familiares durante o horário de expediente, monte o escritório em um quarto (ou garagem, ou sótão…) com uma porta que possa ser fechada, e deixe claro que ela só pode ser aberta no horário comercial em casos de urgência. Até para facilitar a exclusividade do ambiente, evite colocar lá a melhor TV da casa, um sofá superconfortável ou um videogame, que podem servir de distração inclusive para você.

A iluminação é item fundamental! Prefira janelas amplas e altas, para a luz não ir diretamente aos olhos, e tenha boas luminárias.

Tenha um telefone exclusivo para o escritório, o que evita misturar ligações particulares e profissionais, além de poder desligá-lo após o fim do expediente (ligado a uma secretária eletrônica, claro!).

    

    

    

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here