04/07/12

 

 
Começa nesta quarta-feira, 4 de julho,  a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2012: o evento chega a sua décima edição. O homenageado deste ano será  Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), que completaria 110 anos em 31 de outubro.
 
Na abertura, haverá duas sessões, a partir das 19h: primeiro, a palestra "Flip ano dez”, com Luis Fernando Veríssimo; adiante, o crítico e escritor Silviano Santiago e o poeta Antonio Cicero entram em cena numa conferência em tributo a Drummond. A noite se encerra com um show de Lenine, às 21h.
 
A obra de Drummond volta ao centro da discussão em duas mesas na Tenda dos Autores (veja programação completa abaixo). E há a exposição “Faces de Drummond – o poeta e seu avesso”, bem como um monólogo concebido a partir na correspondência do escritor, a ser apresentado nesta quinta, 5. 
 
 
A novidade de 2012 tem como componente fundamental a efeméride dos dez anos. Serão lançados em Paraty dois livros e um DVD. Editado por Liz Calder, criadora da Flip, “10/Ten” traz contos e ensaios de cinco escritores brasileiros, enquanto “Flip – Dez anos” é escrito por jornalistas associados à história da festa, como Zuenir Ventura. Já o filme chama-se “Uma palavra depois da outra: a arte da escrita” e mostra “apresentação de mais de cem autores e todas as edições”, de acordo com a assessoria de imprensa do evento.
 
Em sua agenda paralela, a Flip segue com a Flipinha, voltada ao público infantil, com a Flizona, que mira os adolescentes, e com a “programação paralela” da Casa da Cultura de Paraty. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here