Bom dia!

O cumprimento da coluna aos aniversariantes da semana: Zenaldo Rosa, Neila Nara Neiva, José Carlos Rizk Filho, Homero Junger Mafra, Priscilla Carvalho Silva, Vânia Lúcia Meireles e César Colnago, hoje; Antônia Moura Ferraço, dia 23; Sheila Silva, Roberta Pompei, Aylton Bermudes, Sérgio Luiz Gama, Luciana Almeida e Bárbara Verzola, 24; Jamil Antonio Abib e Sérgio Garschagen, 25; Camilo Cola, Daniela Ferrari, Maria Bernadete Bragatto, Vanda Novaes e Eliana Castro, 26; Andréa Palácios, Irene Baldi, Italo Baldi e Igor Santos Rios, 27; e Sônia Frizzera, 28.

 
A LINDA Sophie Charlotte recriando um mundo de sonhos para campanha de acessórios
(Luciana Prezia)
 
 
PÉROLAS
 
“Como é que alguém pode ficar dando dinheiro para banco a vida toda? É preciso ter vergonha.”
Do economista Luis Carlos Ewald, o “Sr. Dinheiro”, durante evento em Vitória, sobre os altíssimos juros.
 
“A trilha de Gabriela é linda. Pena que as trilhas das novas novelas não tenham a mesma qualidade.”
De Gal Costa, durante show no Vivo Rio, antes de cantar “Gabriela”.
 
“Campanhas devem separar a religião.”
Cintia Braga, cientista política.
 
“O Espírito Santo passou pelo inferno e isso por inação da sociedade.”
Da corregedora Eliana Calmon, ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), durante evento no Tribunal de Contas (TC-ES).
 
FLÁVIA Ribeiro Tommasi e Maira Arnal Ribeiro com os filhos Bernardo e Luisa no dia de seus batizados
(Thuanny Louzada)
 
 
 
Eles nas redes sociais
 
“A ideia inicial da Teologia da Prosperidade era que quem prosperasse fossem os fiéis, e não exclusivamente os pastores.”
@OCriador
***
“AEB prevê saldo comercial de US$ 8 bilhões, ou seja, 73% MENOR que o de 2011. Praga do Fundap?”
@marthaeferreira
***
“Preservar as florestas é um bom negócio. Inclusive para o agronegócio. #BrasilcomFlorestas”
@GreenpeaceBR
 
AS IRMÃS Paula e Luiza Cardoso
(Cloves Louzada)
 
 
No colo
 
Temos visto com certa frequência cidades capixabas aparecendo em séries e programas nacionais de esporte e culinária. Os destaques estão caindo no nosso colo e agora é aproveitar a onda para que o Estado vire definitivamente um destino da moda. Será que finalmente o Brasil descobriu o Espírito Santo?
***
O secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos, diz que o órgão oferece apoio logístico, hospedagem, passagem e acompanhamento técnico a essas equipes que vêm de fora.
***
“O Espírito Santo vem sendo muito procurado pelas mídias nacionais. Estampamos este mês duas grandes revistas de turismo e nossas potencialidades foram recentemente divulgadas em programas de culinária, esportes e ecologia. Estamos articulando novas inserções, inclusive com blogs”, disse.
***
Ações internacionais também são alvo do governo, como participação em feiras internacionais e viagens do governador, segundo o secretário de Estado de Comunicação, Ronaldo Carneiro. “Desenvolvemos uma ação para as Olimpíadas de Londres em estandes, divulgando nossas belezas. Há um aporte de investimentos para valorizar nossas potencialidades”, disse.
 

VALDECIR Torezani, ao lado da mulher, Geisiane, recebeu prêmio nacional da Revista Top Of Business, na categoria Marketing e Empreendedores 2012. A cerimônia foi realizada semana passada, no Hotel Tivoli, em São Paulo
 
 
Herói da resistência I
Algumas atividades resistem bravamente ao tempo, em meio a tantas modernidades. Dia desses, nos surpreendeu o anúncio de um curso de caligrafia, para as pessoas melhorarem a letra na escola, na faculdade, no trabalho e em situações corriqueiras, como preencher um recibo ou cheque.
 
Herói da resistência II
Em um mundo onde as crianças já estão praticamente sendo alfabetizadas direto no computador e muita gente não se recorda quando foi a última vez que pegou em uma caneta para escrever algo à mão, é de se admirar que ainda exista gente preocupada em ter letra bonita!

O PRESIDENTE do Banestes, Bruno Negris, e o diretor de tecnologia do banco, Pedro Paulo Bolzani, acertando os detalhes da modernização de tecnologia da instituição financeira

 

Investimento em TI 
De olho nas novas tecnologias, o Banestes investiu R$ 80 milhões em um novo data center, adquirindo novos servidores, ativos de rede e equipamentos do tipo appliance, com firewalls e anti-spams. “Na prática, isso significa melhorar o parque tecnológico do banco para garantir mais segurança e crescimento de mercado”, comentou o diretor de Tecnologia do Banco, Pedro Paulo Braga Bolzani.
 
Manifesto feminista
O histórico das lutas dos movimentos em favor dos direitos das mulheres será abordado na exposição itinerante “Fábrica de Imagens – Um Manifesto Feminista”, que será aberta na próxima quinta-feira, às 18h, na Estação Porto (Armazém 5 do Porto de Vitória, no Centro). A mostra traz imagens, cartazes e vídeos, além de uma parte interativa, onde mulheres podem escrever sua própria história, pintar um quadro sobre como elas se veem ou tirar um autorretrato. A visitação será até o dia 31.
 
Energia dos presos
Um projeto realizado em um presídio de Minas Gerais, em Santa Rita do Sapucaí, é uma ótima ideia para ser copiada: presos pedalam bicicletas que produzem energia para ajudar a iluminar uma avenida que a população usa para caminhadas. A cada 16 horas pedaladas, um dia de pena é abatido – cada detento pedala, em média, 6 horas por dia. A iniciativa evita o ócio e coloca em atividade uma força de trabalho que está parada dentro das penitenciárias e poderia ser útil de inúmeras formas para a sociedade.
Quimioterapia em casa
Segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), têm aumentado os casos de câncer. E recentemente o Senado aprovou um projeto que pode melhorar a qualidade de vida de muita gente: o direito ao tratamento oral. Se a proposta vigorar de fato, os comprimidos deverão ser disponibilizados pelos planos de saúde. Na Unimed Vitória, as injeções já são substituídas por comprimidos em alguns tipos de câncer. “Mas não se aplica a todos os casos”, ressaltou o oncologista Guilherme Crespo.

UMA DAS instalações da exposição “Fábrica de Imagens – Um Manifesto Feminista”, que será aberta quarta-feira na Estação Porto, centro de Vitória
 
 
Porto em Ação
Um projeto realizado junto aos sindicatos de profissionais que trabalham no Porto de Vitória está orientando quanto à melhor forma de ajudar os moradores de rua que dormem nas imediações da calçada do Ogmo-ES. Nas palestras, os profissionais são incentivados a entrar em contato com o Serviço Especializado em Abordagem Social da Prefeitura de Vitória, pelo telefone 156, para que o morador de rua seja encaminhado ao atendimento adequado.
 
Oxblood
Deu no New York Times: uma nova cor promete virar a queridinha das “modistas”. O oxblood é um vermelho profundo com toques de marrom.
Vende-se
Nunca se viu tanto carro com placas de “vende-se” nas ruas da Grande Vitória, pode reparar! Os capixabas querem mesmo é trocar seu carro velho por um zerinho, atraídos pela facilidade de crédito e pela redução de impostos. A venda de automóveis em junho foi a maior para o mês na história do setor no País. Mas o crescimento tem prazo de validade: 31 de agosto, quando termina a redução do IPI.
Chamada cortada
Assim como os telefones móveis, os fixos também estão dando dor de cabeça aos usuários. Desde o início deste mês, as linhas telefônicas da operadora Oi (antiga Telemar) no bairro Jucutuquara, em Vitória, estão apresentando problemas. As chamadas estão cortando e caindo. Sei não, mas os tais telefones fixos já devem ser olhados como coisa antiga, ultrapassada!
 
Acesso à informação
Corre o risco de ser suspensa a lei que obriga a divulgação dos salários dos servidores públicos federais (Lei de Acesso à Informação). Um grupo de deputados apresentou decreto para eliminar o texto que permite a publicidade da remuneração de servidores, incluindo vantagens recebidas. Agora é esperar o fim do recesso parlamentar, em agosto…

UM CACHOEIRENSE que subiu as montanhas. Júlio Alberto Pinheiro em sua aconchegante Pousada Pietrobelli, em Santa Teresa, e seu piano. Amigo de boas lembranças! Em sua juventude na Capital Secreta, foi guitarrista de um grupo – olha o nome da banda! – chamado “Os Brasas”, atração dos clubes Caçadores e Ita
 
 
Medo da bolsa
Investir em ações requer sangue frio, mas o economista Marlo Barcelos explica que é possível perder o medo. “O primeiro passo é estudar. Faça cursos e acompanhe o noticiário econômico para entender como está o mercado. Utilize simulador de investimento, que possui as cotações dos ativos em tempo real, e comece com quantias menores”, sugere. Há controvérsias!
 
Crimes eletrônicos
Dados exclusivos da Delegacia de Repressão a Crimes Eletrônicos: no primeiro semestre, foram registrados 331 boletins de ocorrência. Estelionato (69), difamação (60), furto mediante fraude (48), falsa identidade (42), calúnia (32) e ameaça (21) foram os principais crimes. “As vítimas devem fazer a ocorrência munidas de provas. Quem mora no interior deve procurar a unidade da polícia civil local”, orienta o delegado Jeremias dos Santos.
 
Gestante nas alturas
Grávidas que pretendem viajar de avião devem ter cuidados. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas divulgou algumas orientações: avise seu médico; leve a carteirinha do pré-natal; reserve a poltrona do corredor para melhor locomoção; use roupas confortáveis; caminhe pelo corredor da aeronave para ativar a circulação; e beba bastante água. Vale lembrar que, a partir do sétimo mês, é preciso autorização médica para viajar.
 
Carro adesivado
Depois da onda do envelopamento, que deixa o veículo fosco, a tendência agora é o “Black Piano” – um adesivo que deixa o teto do carro com aparência envidraçada. Além disso, novas películas estão chegando com uma ampla cartela de cores. Outra novidade é o perolizado e a película camaleão, com aparência multicolor. Há ainda o “StickerBomb”, adesivo colocado em alguns lugares do carro, como para-choques, paralamas e painel interno.

GASTRONOMIA na Ilha: o chef Carlos Garlope e o maitre João Batista de Oliveira

 

 

Artigo anterior21 de julho
Próximo artigoColuna 23 de julho
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here