27/07/12

 Assinada pelo designer francês Philippe Starck, a cadeira Louis Ghost é um dos mobiliários mais celebrados do século 21  e completa dez anos em 2012.  Na realidade,  o objeto é uma interpretação da clássica poltrona Louis 15, conhecida mundialmente como o símbolo do requinte da nobreza europeia.
 
 
Starck queria reunir as linhas clássicas e barrocas do modelo original com a praticidade, a leveza e o baixo custo do propileno. Ele já havia trabalhado com o material dois anos antes, em 2000, na confecção da La Marie –primeira cadeira construída a base do material.
 
 
A empreitada deu tão certo que hoje é um dos itens mais vendidos da Kartell, empresa detentora dos direitos de venda da peça. Segundo a empresa, trata-se da cadeira assinada mais vendida do mundo –a soma ultrapassa 1,5 milhões de unidades. Segundo Sandra Bork, dona da franquia brasileira, o sucesso da cadeira Louis Ghost está ligado à capacidade do designer de compreender as necessidades dos consumidores.
 
 
Em sua página na internet, o designer diz que a cadeira tenta transmitir algo familiar e reconhecível. "Na realidade, a Louis Ghost desenhou-se sozinha. É a 'Louis alguma coisa', uma espécie de fantasma, a sombra de uma cadeira em um estilo que chamei de Louis Ghost, o fantasma de Louis", explica.
 
No Brasil, Starck esteve presente no lançamento da cadeira Masters, em novembro de 2011. Utilizando do mesmo material que lhe rendeu a fama, o plástico, o artista brincou com três diferentes designs para formar a peça. Em seis meses (de julho a dezembro de 2011), foram comercializados 100 mil exemplares no mundo –uma possível concorrente à posição de nova Louis Ghost.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here