Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Aline Goltara, Regis Carvalho de Brito e Leonardo Teixeira, hoje; Sueli Chieppe, Márcia Abreu, Patrícia Dantas, Luciana Velloso, Ricardo Conde, Gracinha Pinheiro, Márcia Sardenberg Moulin e Luciete Calmon, dia 1º de agosto; Sandra Fonseca, Márcia Carone e Cláudia Souza, 2; Humberto Malenza e Renata Malenza, 3; Flávia Cola, 4.

 

A MODELO Fran Schumaker clicada por Cloves Louzada
 
 
 
PÉROLAS
 
“A moqueca foi tratada com muito desrespeito pelo autor da novela.”
Alexandre Passos, secretário de Estado do Turismo, afirmando que irá enviar um ofício ao autor de “Avenida Brasil”, João Emanuel Carneiro, pois os capixabas se sentiram ofendidos quando uma personagem disse que moqueca é “sem gosto”. Hoje haverá manifestação nas redes sociais, o “moquecaço”, quando internautas prometem comer moqueca no e postar fotos.
 
“A pior coisa que pode acontecer quando alguém está separado é chegar em casa e não encontrar ninguém, nem que seja para brigar.”
Maely Coelho.
 
“Evitem prometer ‘ouro’ na campanha.”
Do governador Renato Casagrande, mandando um recado aos candidatos.
 
“Não é raro crianças em estado grave terem que aguardar a abertura de uma vaga, por dias, na sala de emergência.”
Otto Baptista, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado (Simes). Não há como comentar isso. A frase diz tudo. E muito mais. Haja coração!
 
“O Espírito Santo está entre os quatro ou cinco estados mais competitivos.”
Márcio Félix, secretário de Estado do Desenvolvimento.
 
“Santa Teresa vive do turismo e sofre com a não conclusão daquele espaço de um quilômetro.”
Nilo Pozzato, morador de Santa Teresa, sobre o trecho da rodovia ES-261, que enfim será finalizado. Eu nunca entendi isso. O caso beira o ridículo. Quase mil metros sem asfalto e uma ponte recém-construída, metida no meio de tudo, esperando que o caso se resolva.
 

O PARAQUEDISTA Luigi Cani relaxou praticando stand up paddle – um surfe com remo – durante as filmagens para uma série de esportes radicais na Pedra Azul. E ainda fez graça!

 

Eles nas redes sociais
 
“Não tenho tudo que amo, mas amo tudo que engorda”
@souvcs
***
“O mundo pertence a quem se atreve”
@PaulaSack
***
“É impressionante como dinheiro vai embora fácil e demooooooora pra aparecer!”
Vinicius Dias
 
AS IRMÃS Poliana e Juliana Andrade com a filha de Poliana, Thayla
(Cloves Louzada)
 
 
 
Sem bônus I
Professores que atuam nas Apaes questionam por que não receberam o bônus desempenho. O secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa, explica que em 2011 foi aprovada uma mudança na legislação, que estende o benefício aos profissionais das Apaes e Pestalozzis.
 
Sem bônus II
O secretário explica: “Entretanto, o período de avaliação do profissional é de 1º de maio a 31 de outubro do ano anterior ao pagamento. Como a aprovação da lei ocorreu após esse período, está sendo necessária uma análise jurídica sobre a legalidade de pagar o bônus referente ao exercício de 2011, de maneira retroativa”, disse.
 
Câmera no meio da mata! 
Conforme antecipamos de primeira, Pedra Azul foi o cenário para as filmagens de um episódio para uma série de esportes radicais que irá ao ar em outubro, na TV aberta, e um programa para a TV paga. O paraquedista Luigi Cani passou também pela Pedra da Onça, em Bom Jardim, próximo a São José do Calçado. No último salto, Luigi teve que tirar o capacete pois o paraquedas se enroscou na câmera, que está lá, em meio à mata do Parque Estadual. O diretor Sylvestre Campe promete uma boa recompensa a quem encontrá-la – ele só quer as imagens.
SANDRA Fonseca recebeu amigas na “estreia” de seu novo apartamento, na Praia do Canto
(Renata Pacheco)
 
E-mail MKT
É mercado! O número de brasileiros que abrem e-mail marketing em dispositivos móveis aumentou 44% em menos de um ano. Dos usuários que utilizam esses dispositivos, o sistema operacional iOS permanece como o preferido, com o iPhone mantendo 46,8% de participação e o iPad 29,6%. Em terceiro lugar segue o Android, com 21,4% das aberturas totais, e o Blackberry figura com menos de 1%.
 
Chá da vovó
A chegada de um bebê na família é motivo de alegria principalmente para os avós, sempre “babões” com o netinho mais lindo do mundo – ou netinha, claro! E como fazer festa para comemorar essa fase nunca é demais, está virando moda o chá da vovó, uma celebração em que a avó apresenta a criança às suas amigas e familiares, geralmente dois meses após o nascimento. Assim como no chá-de-bebê, o chá da vovó é proibido para os homens. Então, que tal os vovôs começarem a se organizar para também terem um dia só seu com os amigos e o novo herdeiro?
 
Cachos de Gabriela
As ondas do cabelo de Juliana Paes como a personagem Gabriela estão inspirando as brasileiras a assumirem seus cachos, no estilo “eu nasci assim”. Para o cabeleireiro Nahor Bastos, é fundamental ter uma aparência saudável, com brilho e movimento. “Indico lançar mão de babyliss, mousse, reparadores e modeladores de pontas. A técnica de amassar os fios também funciona, assim como o difusor”, orienta.
ZEZÉ Mansur e Gisela Neffa em noite de open house
(Renata Pacheco)
 
Diamantes musicais
Quem tiver chance de se programar, vai se sentir no céu entre alguns diamantes musicais: Marisa Monte no Rio de Janeiro, a partir de 23 de agosto; BB King em São Paulo, em outubro; Tony Bennett no Rio, em São Paulo e em Porto Alegre, entre novembro e dezembro; e Wagner Tiso com convidados como o guitarrista Victor Biglione e a cantora Jane Duboc, 20 de novembro, no Teatro Carlos Gomes, em Vitória, num evento que assinamos anualmente com o programa As Músicas que Gostamos de Ouvir, da Tribuna FM.
 
Filhos na escola
Quer saber como seu filho anda na escola sem precisar fazer aquele interrogatório? O ideal, segundo a pedagoga Aparecida Epichin, é colocar o assunto como parte das conversas de rotina da família. “Nos momentos de descontração, como o das férias, os pais descobrem, por exemplo, como são a professora e os colegas. Falar sobre a fase em que os adultos foram crianças, além das antigas experiências, também estimula os pequenos a falarem”, orienta.
 
 
O CASAL Renata-André Heiderich em noite de boa conversa entre amigos
(Cloves Louzada)
Ordem dos desfiles
A festa que definirá a ordem dos desfiles das escolas de samba para o Carnaval de Vitória 2013 está marcada para o próximo dia 9, às 20h, na Estação Porto, Centro. Segundo o presidente da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses), Rogério Sarmento, a Tradição Serrana abrirá os desfiles do grupo especial no Sambão, por determinação do regulamento da entidade, já que ela foi a campeã do grupo de acesso e estará no grupo especial no ano que vem.
 
Taxibeat
Este é o nome de um aplicativo gratuito para chamar táxis que faz sucesso na Europa e acaba de iniciar operações no Brasil, começando pelo Rio. Segundo o gerente de Marketing da ferramenta, Sandro Barretto, basta um toque no celular para o usuário localizar, de acordo com suas preferências, o carro mais próximo e solicitar uma corrida, podendo ver detalhes do veículo e do taxista. “Até o final do ano o serviço deve chegar a Vitória”, revelou.
MARGARET Rabelo, Martha Abreu e Liseta Fonseca em recepção na Ilha
(Renata Pacheco)
 
Casa quentinha
As temperaturas amenas inspiram ideias para fazer da casa um espaço acolhedor. “Elementos com cores quentes são uma ótima opção. A utilização da madeira e fibras naturais proporciona um toque sofisticado. Mantas em algodão, tricô, crochê, veludo e cashmere levam o bom clima do inverno ao lar. O toque final vem com os castiçais com velas, abajures, livros e arranjos florais”, orienta a arquiteta Aline Schueller. Isso para quem mora em cidades de montanha ou tem por lá casas de inverno, porque na Grande Vitória, o calor continua implacável!
 
Mudança na gratuidade
O Museu da Língua Portuguesa, atração certeira para quem vai a São Paulo, estuda mudar o dia da gratuidade – atualmente, os sábados não têm cobrança de ingresso. O problema é que o sábado é um dia muito movimentado de compras no Bom Retiro, região próxima, e os sacoleiros usam a estrutura do museu para guarda-volume, banheiro e água nos bebedouros. Isso gera filas gigantescas e atrapalha quem vai de fato apreciar as exposições.
NICHOLAS Galon Passamani em traje típico italiano, em Santa Teresa
(Jocimar Montibeller)
 
Barbudo vetado
Um candidato a concurso público por pouco não foi reprovado devido à barba. Quem conta é a dermatologista Oliete Guerra. “A pele dele ficava inflamada após fazer a barba, então optou pela depilação a laser. Só assim conseguiu a vaga”, disse. Segundo ela, é possível fazer a barba todos os dias. “O ideal é usar um produto para amolecer a pele antes, investir em uma boa lâmina e usar uma loção apropriada. Nada de sabonete”, orienta.
 
Escolha e colha
Um sítio em Alfredo Chaves iniciou a colheita da uva e lá o agroturismo funciona assim: o visitante pode escolher e colher as uvas que vai comprar. “A mais procurada é a variedade Niágara, devido ao aroma e à doçura”, afirmou o viticultor Eloilson Cetto. O turista também conhece como é o cultivo das videiras e pode se deliciar com outros produtos, como mel, doces e café.
 
Área de diversão
Uma sugestão que vale a pena ser avaliada pelos órgãos competentes. O leitor Marcelo Fernandes lembra que há áreas subutilizadas em Vitória que poderiam ser aproveitadas para lazer. “Os armazéns do antigo IBC, em Jardim da Penha, poderiam dar lugar a casas de show, estacionamento, banheiros, bares, ponto de táxi e inclusive uma casa de danças tradicionais, para receber moradores e turistas da terceira idade”, comentou.
NAZARÉ Miranda, Angélica Freire e Margareth Zamprogno
(Renata Pacheco)
 
Artigo anterior28 de julho
Próximo artigoColuna 30 de julho
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here