Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Miguel Dórea e José Pedro Zamborlini, hoje; Thiago Sarlo, Carlos André e Carlos Alberto Peixoto, Marilza Casteluber, Vicente Romano, Fernando Campos, Ana Cristina Velten, Aline Eisenlohr e Cláudia Colodetti, dia 13; Daniela Haddad, Maria Zélia Guerra, Judith Ferrari Oliveira, Renato Vervloet e Cristiane Feu, 14; Beth Ribeiro, Pedro Kutch Bonacossa e Kiko Gatto, 15; Ana Carolina Dettino, Franciane Pedrosa, Nami Chequer e Flávia Scárdua, 16; Luciana Chaves, Rita Bumachar, Lorenza Tanure, Terence Rangel, Lygia Bellotti e Ricardo Ferraço, 17; e Cristina Leal Silva, 18.

PÉROLAS
 
“Cada universidade deveria ter autonomia para aplicar a política que achasse mais adequada para aquela região”.
Reinaldo Centoducatte, reitor da UFES, sobre o novo sistema de cotas imposto pelo governo federal. E bota imposto nisso! 
 
“Eu queria casar com os homens. Mulher é muito problemática”.
Do cantor recém-separado Zezé di Camargo. É o amor…
 
“As pessoas estão muito centradas no próprio prazer e não querem pagar nenhum preço por isso”.
Do psicólogo Adriano Jardim.
 
“Vitória nos preocupa pelo alto índice de violência contra as mulheres. São violências bastante cruéis".
Da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, sobre os índices de violência no Espírito Santo.
 
A BELA Mariana Lofego 
(Cloves Louzada)
 
Eles nas redes sociais
 
“Depois que desmascararam a pulseira Power Balance, o Senhor do Bonfim está aflito aqui no céu.”
@OCriador
***
“Se o mundo fosse dominado por mulheres, não existiriam guerras. Apenas países com inveja uns dos outros que ficariam anos sem se falar”. Cleber Chagas
 
 

DE ARTE. Ana Botafogo e Renata Pacheco 
Primeira-dama do balé 
 
 A bailarina mais famosa do Brasil completa 35 anos de carreira, sendo 30 como a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio. Ana Botafogo está em uma nova fase: namorando e, em recente entrevista, diz que até o final do ano deve pendurar as sapatilhas, mas afirma que continuará o trabalho de formar novos talentos. Sua história será contada num livro ainda este ano.
***
Amigas de longa data, a eterna bailarina capixaba Renata Pacheco conheceu Ana há 20 anos, quando a convidou para se apresentar em Vitória. “O espetáculo seria no estacionamento de um shopping, mas devido à chuva, foi cancelado. Ela voltou e levou mais de 10 mil pessoas ao Álvares. Em outra visita marcante, plantou uma árvore no Horto, que até hoje leva seu nome”, contou. 
***
Renata diz que Ana tem muito carinho por Vitória e deve retornar em breve. “Ela é daquelas amigas que puxam a orelha quando estamos erradas, até brigou por eu ter deixado minha escola de dança. É muito família e adora sorvete. Sofreu muito com a perda dos dois maridos, mas mergulhou na arte para superar. A dança é o ar que ela respira”, disse.
HOJE está assim a praça do Multiplace Mais. Para o próximo verão, grandes mudanças
 
Mais verão 
 
Para quem duvida que o inverno acabou – antes mesmo de começar de verdade! –, o Multiplace Mais já está finalizando sua agenda de shows para a próxima temporada. O feriadão de 7 de setembro, que começa numa sexta-feira, terá MC Koringa e o Projeto Hands Up. No sábado, Capital Inicial e os DJs Guga e Leo Santos.
***
A data marca também a reinauguração da casa após uma reformulação total. “Trocamos toda a estrutura”, contou-nos Bruno Lawall. O projeto é todo em aço – mais de 50 toneladas! –, com acústica especial projetada por um engenheiro mecânico.
***
O público vai ganhar um espaço mais amplo. “Vamos retirar todas as treliças, e os riders de som e luz serão fixados na estrutura da cobertura. Dessa forma, o palco fica com pé direito maior e visual ‘limpo’, sem interferências de colunas, dando a sensação de mais amplitude”, explicou Bruno.
***
O novo camarote será inaugurado somente para o verão, provavelmente em novembro. De frente para o palco, terá uma passarela interligando os ambientes, vários níveis para permitir melhor visibilidade do palco e uma bela varanda de frente para o mar.
RENATO Vervloet e Guga Prates, animando a noite capixaba 
(Cloves Louzada)
 
 
Dias deles!
Um pai tem a sabedoria de um mestre e a sinceridade de um amigo. Feliz Dia dos Pais!
 
Cicatrizes da crise
Assim como o Brasil, que queimou toneladas de café para manter a atividade em alta na década de 30, a Irlanda começou a destruição de 300 mil casas vazias, construídas no boom imobiliário. Sem as casas, o governo não precisaria gastar com luz, rodovias etc. e tal. “São as cicatrizes da crise sendo apagadas. Só espero que o governo brasileiro não entre na onda e decida iniciar a queima de veículos”, comentou o economista Cristiano Costa.
Política Patatá
Um candidato a vereador em Vila Velha, que lançou campanha na última terça, apresentou seu jingle, inspirado na música “Se você quer sorrir”, dos palhaços Patati e Patatá. Ficou até tarde soltando fogos e tirando o sono dos moradores. Começou a festa!
MARCELO Ribeiro e sua musa inspiradora, Aurora Vargas, no Oficina Gourmet
(Cloves Louzada)

 

Que cena
Leitor conta que viu um senhor pedindo a “devolução” de uma adolescente, no balcão do cartório da Vara da Infância. Dizia ele: "É minha neta, mas eu quero devolver. Não aguento mais o trabalho que ela está me dando". Que coisa…Nem em filme de terror!
Colete da vez
Com forte presença nas passarelas, o colete mostrou que será o coringa da próxima estação. “Eles veem em tons cítricos, pastéis e estampas assimétricas”, adiantou o presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Colatina e Região, Edvaldo Vieira.
 
Vaselina na cútis
Nada de botox! A atriz Jennifer Aniston revelou que um de seus segredos para combater rugas e linhas de expressão facial é a vaselina. E ela tem razão. A dermatologista Karina Mazzini disse-nos que o produto, além de ser bem acessível e barato, é um excelente hidratante. “Serve como uma alternativa. Só é preciso ter cuidado com o uso em peles oleosas, pois pode causar acne”, orienta.
Turismo rural
Foi aprovado no Senado projeto que confere ao turismo rural o mesmo regime tributário, trabalhista e previdenciário aplicado às empresas agropecuárias tradicionais. Assim, agricultores familiares poderão explorar o potencial turístico de sua propriedade durante todo o ano, como complementação à renda da produção agropecuária.
LÍVIA Seabra e Thaís Ottoni, em coquetel na Ilha 
(Cloves Louzada)
 
 
Castelo à venda
Quem não nasceu com sangue azul, mas com a conta bancária sim, pode comprar uma vida de realeza: o Castelo di Scerpena, na Toscana, Itália, está à venda por US$ 20,4 milhões (em torno de R$ 40,8 milhões). O imóvel, que remonta ao século 12, tem cinco quartos na residência original, além de duas moradias secundárias agregadas nos últimos anos – uma com três quartos e uma piscina privada e outra com quatro quartos e um spa. Uma pechincha, que tal?
 
Bicudo vem
O polêmico jurista Hélio Bicudo, presidente da Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos, vem ao Estado participar da abertura da V Conferência Internacional de Direitos Humanos, no próximo dia 15, no Centro de Convenções de Vitória. Mesmo sendo um dos fundadores do PT, ele diz que o partido de hoje é um partido de direita e afirma que o ex-presidente Lula sabia de tudo sobre o Mensalão. Ao que tudo indica, sua palestra será bem disputada…
 
 RG no supermercado
Supermercados paulistas estão anotando dados de clientes, como data de nascimento e identidade, para vender bebidas alcoólicas. Embora a medida seja vista por consumidores como um abuso, cairia bem por aqui, onde bebidas são vendidas livremente e não há nem sinal de placas informando proibição a menores de idade, em grande parte dos estabelecimentos.
 
Novos concurseiros
Assim como o Banco do Brasil, que incluiu questões mais inteligentes e com maior peso em raciocínio lógico em suas provas, outros concursos públicos estão reformulando seu conteúdo. É o que afirma Ricardo Oliveira, coordenador de uma escola preparatória em Vitória. “Instituições públicas e privadas estão exigindo cada vez mais conhecimento multidisciplinar. O mercado de trabalho mudou e o perfil do concurseiro também”, disse. 
 
Caparaó sem acesso
Em visita ao Parque do Caparaó, uma blogueira capixaba contou o sufoco que é para ter acesso ao ponto turístico. Segundo ela, não há transporte regular para o lugar, sendo preciso pegar um ônibus até Dores do Rio Preto e depois rezar por uma carona. “A falta de estrutura é gritante e o desperdício de potencial turístico, nem se fala”, diz. Alô prefeito! 
 
Enquete da coluna
Qual artista você gostaria de ver abrindo a Copa do Mundo de 2014, no Rio? Há rumores de que seja Roberto Carlos, mas muitos clamam por Ivete, Daniela Mercury e até Michel Teló. Discussão aberta!
LETÍCIA Teixeira 
(Cloves Louzada) 
 
Artigo anteriorColuna 11 de agosto
Próximo artigoColuna 13 de agosto
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here