10/08/12

Se você está na terceira idade e pode aproveitar a aposentadoria viajando, não perca tempo! Arrume as malas e organize sua próxima viagem, mas  fique atento a alguns detalhes que podem fazer grande diferença na qualidade do roteiro escolhido. Confira algumas dicas: 
 
– Viaje em grupo, ao invés de sozinho. Viajar sozinho, na medida em que a idade avança, é uma tarefa mais complicada. A memória já não é a mesma para lembrar como chegar ao hotel ou qual a linha de metrô que leva àquele museu. Além da facilidade e segurança, passar vários dias ao lado de companheiros de viagem é uma boa oportunidade de fazer novos amigos. 
 
 
–  Escolha roteiro com ritmo mais  tranquilo. Cuidado com os pacotes apertados, que parecem querer dar conta de um mundo de atividades em 24 horas. Menos é mais. 
 
 
– Defina  bem o destino. E se o dinheiro permite um destino mais rebuscado, um lugar exótico, deixe que a hesitação dê lugar à ousadia. Antes o ímpeto por algo novo do que a conformidade em visitar sempre os mesmos lugares.
 
– Explore o velho continente. A Europa é um destino ‘top’ por conta da história rica, dos monumentos icônicos, das diferentes culturas e, claro, pela gastronomia regional.
 
– Não perca o guia de vista. Às vezes, ao caminhar pela cidade, é fácil se perder em alguma lojinha. O problema é depois conseguir encontrar o grupo.
 
– Leve medicamentos e objetos de uso diário. Tudo o que for necessário para poder aproveitar a experiência deve ser empacotado (remédios e aparelhos como marcapasso, inaladores e medidor de pressão).
Todos devem ser despachados preferivelmente na mala, com a receita médica. Na mala de mão leve apenas remédios de uso não controlado e, se líquido, que não tenha mais de 100 ml. Se tiver alguma restrição alimentar, é interessante pesquisar antes como se diz a palavra na língua local e levá-la escrita em um cartão, na carteira. 
 
– Analise  o meio de transporte adequado. Viagens de trem podem ser gostosas ou cansativas, dependendo do trajeto e da categoria da cabine. Esse conselho  vale também para percursos feitos em ônibus ou avião. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here