26/08/12

Primogênita de uma família de cinco filhas,  Maria Christina Barbosa Barros sempre teve aptidão pelas artes, como ela mesmo diz.  "Cores, formas, volumes desenhavam em minha mente, tornando o desenhar uma constante nos meus dias". Nesta entrevista,  ela  comenta sobre o mercado de arquitetura e decoração, seu dia a dia e muito mais. Confira. 
 
 
Conte um pouco sobre sua trajetória profissional? 
Cursei na UFES – Artes Plásticas, onde mais tarde lecionei disciplinas  para o Curso de Arquitetura e Artes Plásticas. No ano seguinte da minha formatura, fundamos com mais quatro amigas, o nosso escritório de decoração: Ideia – projetos, decorações ltda. Atuando em vários seguimentos, participamos de projetos: residenciais, comerciais, hotelaria, hospitalares etc. e eventos, tais como Casa Cor, Amostras Artefacto em São Paulo e Vitoria, ambientação de galerias e lojas.
 
 
 
Quais são os fatores mais importantes em um projeto de arquitetura?
Coloco sempre o decorador como um orientador, obedecendo princípios elementares  onde a harmonia, a estética e a cor formam o trio básico do projeto; mas respeitando sempre o querer, o sonhar, e o poder aquisitivo do cliente, para que a viabilidade se torne realidade. 
 
 Qual o estilo e características das suas obras?
O estilo contemporâneo é o que mais me caracteriza. O moderno demais, fica muito impessoal, muito frio e o antigo fica nostálgico.
 
 
Em relação a materiais, cores, o que está em alta no mercado?
O uso de texturas, cores, revestimentos, alinhados a um bom design de mobiliário e a valorização de peças e quadros complementam uma boa ambientação.
 
 
Uma das tendência da arquitetura hoje é a questão da sustentabilidade. Como podemos  escolher um projeto mais ecologicamente correto?
 Sustentabilidade é uma das maiores preocupações nos tempos atuais. Soluções para aproveitamentos de água, luz, madeiras, se faz sempre presente em um bom projeto.
 
Qual sua opinião sobre o mercado de arquitetura capixaba? 
Temos na marcenaria capixaba uma das melhores, senão a melhor do pais; o que nos premia na concretização de um excelente trabalho. Milão, Frannkfurt, Paris ditam tendências e nos adequamos, desenvolvendo características próprias, dentro da nossa cultura e necessidade.
 
 
Vamos falar sobre o que gosta no dia a dia…
 
 
Faz atividade física? Qual?
Muito cedo chego ao escritório, desta forma a minha atividade física é sempre após o horário comercial. Faço pilates e caminhada
 
Uma música?
Outra vez – Isolda – cantada por Roberto Carlos
 
Uma viagem que marcou?
Os campos de Provence, sul da França, na primavera. Inspiração maior de Monet
 
Um lugar que ainda quer conhecer?
Israel – Terra Santa
 
 
Um refúgio?
Pedra Azul, Pousada Rabo do Lagarto.
 
Um livro?
O monge e o executivo, de James Hunter.
 
 
Um filme?
Meia noite em Paris, gosto muito dos filmes de Wood Allen.
 
Um restaurante?
Antiquários, no Rio ou em Sampa.
 
Uma comida?
Como neta de Italianos, adoro massas, risotos, mariscadas….
 
Deus?
Um ser sublime, presente em todas as horas da minha vida.
 
Família?
A célula mater da sociedade, onde esta a minha felicidade maior.
 
Uma frase que é seu lema de vida?
Não faças para ninguém, o que não gostarias que fizesse contigo.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here