19/09/12

 

Com a primavera chegando esta semana, as flores estarão mais presentes em todos os lugares. E que tal utilizá-las também na hora de preparar um prato. 
A tendência de utilizar flores comestíveis na gastronomia vem crescendo nos últimos anos.
As flores têm proteínas, vitaminas A, B, C, E, aminoácidos, gordura, amido e muitos minerais importantes para uma alimentação saudável e completa.
 
Veja como utilizar em seus pratos algumas espécies que podem ser cultivadas até no seu jardim:  
 
Calêndula (Calendula officinalis): as pétalas desta flor rústica têm um sabor amargo e um pouco picante. Use-as cruas em saladas agridoces e salgadas. As pétalas também são um complemento especial para sobremesas à base de ovo como pudins e bolos ou podem ser corante para quiches, arroz, iogurte e queijos. As pétalas combinadas com as folhas são bons aromatizantes para bebidas.
 
 
Gerânio (Pelargonium sp): várias espécies de gerânios se diferenciam pelas  fragrâncias (maçã, hortelã, rosa ou limão). As flores frescas podem ser usadas antes de perderem o aroma em tortas, bolos e doces em geral.
 
 
Rosa (Rosa sp): passe no processador as pétalas de rosas e dê um toque a doces, doces em caldas e geleias. Inteiras, as pétalas são usadas em saladas de fruta ou em molhos com frutos do mar. Os botões de rosa podem ser conservados em vinagre como pickles.
 
 
Tulipa (Tulipa Sp): são comestíveis não só os bulbos mas também as pétalas misturadas em saladas. As flores inteiras podem ser recheadas com purê de batata, atum ou cebolinha-francesa.
 
 
Lavanda (Lavandula officinalis): estas pequenas flores são excelentes aromatizantes para pães recheados, tortas doces e bolos. Basta passá-las no processador e misturá-las com os cremes doces para dar a eles um aspecto azul claro e um toque picante.
 
 
Violeta (Viola odorata): são as preferidas da pastelaria francesa. As flores cristalizadas são usadas como geleia ou recheio de bombom. Além disso, são usadas para fazer licor. 
 
 
Capuchinha (Tropaeolum majus): os gourmets costumam usar as flores em saladas, no lugar da pimenta. As flores vermelhas, amarelas e laranja podem ser ainda recheadas com queijo e cebolinha-francesa. 
 
 
Flor da abobrinha (Cucurbita pepo): as flores da abobrinha são muito utilizadas na cozinha italiana e na mexicana. Na primeira, são recheadas ou empanadas e fritas. Na cozinha asteca, são um ingrediente das queijadas. 
 
 
Cravo (Dianthus Sp): as pétalas das flores, que nascem no verão, são usadas em saladas de fruta. Também podem ser passadas pelo processador e misturadas com creme de leite ou nata
 
 
Margarida (Bellis perennis): suas flores são usadas cruas em saladas. Também podem decorar pratos. 
 
 
 
É com lembrar que as flores utilizadas na culinária não podem ter sido tratadas com agrotóxicos e devem ser utilizadas flores frescas, que podem guardadas durante apenas uma semana dentro da geladeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here