A SATISFAÇÃO da vida em família. Na noite especial do dia 26 último, os filhos Guga e Nanda e minha mulher Carmen. E Toca a Vida!
(Cloves Louzada)
 

Bom dia!

Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Fernanda Prates – um dos meus quatro anjos! Beijos, amor da minha vida! –, Linda Suzana Gonçalves Brant, Cacau Monjardim, Dapaz Romano, Robert Smee, Amaro Lima e Larissa Puppin, hoje; Mário Herkenhoff e Dione Prates, dia 1º de outubro; Suely Matias, Juliana Costa Denarde, Juliana Oliveira e Nilcy Paiva, 3; Penélope Abib, 4; Alessandro De Prá, Cacá Lima, Edemar Bossanel, Olani Cruz, Henrique Alba e Marcus Vinicius Viana, 5; Valeska Sarlo Wilken, Roberta Drummond de Abreu e Mira Hilal Bediaga, 6.
 
BEM Primavera. Suellen Perdigão
(Cloves Louzada)
 
 
PÉROLAS
 
“Nos consultórios a reclamação das mulheres sobre o abandono por causa da tecnologia é comum.”
Do psicólogo Adriano Jardim, revelando que muitas mulheres descobrem traição pelo celular. Só as mulheres? Hein?
 
“A ideia de fechar shoppings aos domingos, a exemplo do que já acontece com supermercados, mostra o atraso que vivemos no Espírito Santo.”
Mário Vasconcelos, economista e professor universitário. Prefiro não ampliar a discussão, de tão irritante.
 
“São presos, liberados e voltam à criminalidade.”
Do delegado Wellington Lugão, titular da Delegacia do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), sobre a brecha para os menores de 18 anos.
 
“Para muitos, nós, mulheres, somos a metade do céu, mas queremos ser a metade da Terra também.”
Da presidente Dilma Rousseff.
 
“Os preços dos imóveis no Espírito Santo vão disparar no ano que vem.
José Luis Galvêas, diretor do Sindicato das Indústria da Construção Civil no Estado (Sinduscon-ES). Há controvérsias!
 
ANDRÉ Rosa e Giovanna, queridos amigos e craques na arte de receber bem
(Thuanny Louzada)
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Prender diretor do Google por causa de vídeo político no YouTube é como punir vendedor de asfalto por acidente em rodovia.”
Marcelo Tas
***
“Como é que alguém ainda acha que um ‘dimenor’ de 16 anos que já foi preso 18 vezes tem conserto?”
@ServioBasto
***
“O mundo vai acabar em café com leite. É muita gente fazendo média.”
@rosana
***
“Quando vejo as placas em Vitória indicando ‘AEROPORTO’ eu começo a rir kkkkkkk”
@saulosales
 
AS DESIGNERS de joias Geisiane Zorzanelli, Paola Trindade, Carla Buaiz e Juliana Caliman Dadalto
(Thuanny Louzada)
 
 
Porta aberta
 
Iniciativas que promovem acessibilidade são bem-vindas. Exemplos são o Mão na Roda, do GV Bus, e o Porta-a-Porta, que atende 229 pessoas com deficiência severa de locomoção, serviço gratuito, gerenciado pela Setran, uma ótima iniciativa da Prefeitura de Vitória. Esses veículos buscam em casa e levam de volta o deficiente, seguindo a prioridade no atendimento – saúde, trabalho, educação e lazer.
***
Entre tantos casos, até de usuários que conseguiram emprego, o de dona Nívia Maria, 67 anos de idade, emociona. Órfã, perdeu as pernas num acidente de bonde aos 11 anos. Morou em orfanatos e asilos, até receber indenização, 28 anos depois. “Vivia sozinha em casa e o serviço Porta-a-Porta me tirou da cama. Tenho amigos, vou à igreja e ao médico. Estou vivendo”, conta.
***
Apesar de afirmar que a solidariedade está em extinção, ela diz que é atendida com carinho pelos motoristas. “Não podemos desanimar diante das dificuldades, pois a hora de Deus não é a nossa. Conheço deficientes infelizes, que reclamam de tudo. É preciso buscar a felicidade. As alegrias amenizam o sofrimento. Tudo vale a pena”, diz.
 
CÍNTIA Foratini e Karina Mazzini
(Cloves Louzada)
 
 
Menos sequelas no AVC I
A colocação de stents dentro dos vasos cerebrais em casos de AVC é um dos maiores avanços da Medicina e diminui o índice de sequelas, de acordo com o neurocirurgião Lourenço de Freitas Neto.
 
Menos sequelas no AVC II
“O tratamento dos AVCs obstrutivos, aqueles ocasionados por fechamento dos vasos, está sendo feito com a mesma técnica usada nas cirurgias de coração, por meio de stents, para refazer o tráfego sanguíneo. Por ser menos invasiva, a técnica permite uma melhora mais rápida e minimiza os riscos de sequelas”, explicou, ressaltando que a técnica já é usada no Estado.
Carlos Bernabé, Aurê Aguiar e Elcio Teixeira
(Cloves Louzada)
 
Braço direito
Profissão mais do que essencial no mercado de trabalho. Hoje é o Dia da Secretária, um trabalho de grande responsabilidade, que exige muita disciplina e organização. Muito além de atender telefonemas e agendar compromissos, elas são o braço direito dos gestores – muitas vezes, também o esquerdo! Insubstituíveis, merecem os parabéns da coluna!
 
Golpe da fatura
Tem gente caindo em novo golpe por meio de torpedos. Os larápios de plantão aproveitaram a recente greve dos Correios para enviar SMS com código de barras para pagar faturas, sem que as mesmas tenham sido solicitadas pelos clientes. Como a maioria da população possui celular, internet e TV a cabo, a chance de coincidir é grande. Fica o alerta!
PRISCILA Moraes com o namorado Apolo Rizk Júnior e Gabriel Rizk com a noiva Fernanda Lauvers
(Thuanny Louzada)
 
Na veia
Um conceituado consultório de psicanálise em Vitória colocou em sua sala de espera dois exemplares do livro “50 Tons de Cinza”. Há quem diga que quando o impaciente chega para a consulta, ele já está bem “paciente”. A gente não menciona o nome para que a fila de reserva não aumente demais! Diga-se de passagem, esse fenômeno editorial mostra a força das mulheres, principais leitoras da obra. As mulheres sempre se antecipam às tendências e o homem fica comandado, achando que sabe de tudo. E não sabe!
 
Álcool x gasolina
Muitos postos de combustíveis da Grande Vitória não estão cumprindo a lei estadual 8526/2007, que os obriga a disponibilizar cartazes, informando aos consumidores a diferença de preço entre a gasolina e o álcool (porcentagem). Vale lembrar que o não cumprimento da lei acarreta ao infrator multa diária de R$ 500,00.
AS CUNHADAS Andreia Carone Lopes e Liege Carone
(Thuanny Louzada)
 
Tecnologia não tem lugar
Usar ferramentas tecnológicas no dia a dia dos negócios independe de ser pequena ou grande empresa, de estar em um grande centro ou não. Empresário de Vitória, de passagem por São Mateus, teve uma ótima surpresa quando a atendente foi anotar seu pedido com um tablet. “Enquanto eu terminava de fazer meu pedido a ela, já chegou outro garçom com a bebida que eu havia solicitado, pois o sistema é integrado. Basta iniciativa para atender bem, ao contrário do que acontece em muitos pontos de Vitória”, comentou.
 
Ai, meu tapete!
Caiu café ou vinho no tapete? O especialista Leonardo Demoner orienta limpar imediatamente, passando uma pedra de gelo sobre a mancha. “Em seguida, prepare uma solução com uma colher de sopa de detergente, uma de vinagre branco e um litro de água morna. Aplique a espuma da solução sobre a mancha, fazendo movimentos circulares, deixando agir por alguns minutos. Retire o resíduo e seque com outro pano”, explica.
 
Brincando e aprendendo
Além dos tradicionais carrinhos e bonecas, as crianças ligadíssimas dos dias de hoje têm opções de brinquedos que ajudam a desenvolver o raciocínio por meio de conceitos de física, química e uso de recursos naturais. Entre os mais procurados estão kits para montar um robô que funciona a energia solar e o kit de ciência dos perfumes, no qual os pequenos criam seus próprios perfumes, inclusive extraindo essência das plantas. Ótimo para um Dia das Crianças mais proveitoso!
GIULIANA Arnal e Rossana Diniz sob os olhares e sorriso de Paulo Sardenberg
(Thuanny Louzada)
 
 
Caravela encalhada
Descaso! A Caravela Espírito Santo, construída em comemoração aos 500 anos de descobrimento do Brasil, está abandonada em frente ao píer da Praia do Suá. A Capitania dos Portos diz que a embarcação não oferece perigo à navegação nem ao meio ambiente. A Fundação Descobrindo o Espírito Santo, proprietária da Caravela, está em processo de extinção e avalia a possibilidade de doar a embarcação para o Instituto Ecomaris, que pretende transformá-la em um barco-escola. Coisas do Brasil!
 
Histórias e canções de Bibi
Bibi Ferreira, uma legenda da arte brasileira, comemora seus 90 anos com o espetáculo “Histórias e Canções”, no próximo dia 4, no Teatro Frei Caneca, em São Paulo. O show será transmitido ao vivo para 29 salas de cinema espalhadas pelo Brasil, mas infelizmente nenhuma delas no Espírito Santo. No entanto, se você estiver passando por Manaus, Brasília, Juiz de Fora e Uberlândia (Minas Gerais), Pará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul ou Mato Grosso, entre outras praças, aproveite!
 
Governo eletrônico
Vitória sediará o principal evento do País na área de tecnologia da informação para o setor público. O Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestão Pública (Secop) é o maior da América Latina e será realizado pela primeira vez no Estado, em setembro de 2013.
PAULO Ruy Carnelli e Martha, casal número 1 no quesito animação
(Thuanny Louzada)
 

 

Artigo anterior29 de setembro
Próximo artigoColuna 01 de outubro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here