30/09/12

 Formada em Educação Física e pós-graduada em Educação, Raquel Brandão uniu a profissão à moda. Hoje ela administra três lojas de moda fitness, uma na Praia do Canto e duas na Praia da Costa.  Ela sempre foi atleta, jogou handebol,  trouxe o bodyboard para nosso estado e, quando começou a fazer ginástica,  não gostava das roupas para a atividade e criava ela própria os modelos para usar. Além do sucesso na vida profissional,  Raquel  tem em sua família seu refúgio e sua base, é casada há  12 anos com Sérgio Orofino   mãe de duas meninas: Júlia Brenda, 17 anos, e Eduarda, 11 . Nesta entrevista ela conta sua história e o que gosta no dia a dia. Confira: 

 

Quando e como começou a trabalhar com moda fitness?

Em 1998 comecei a malhar ginástica,e não gostava das roupas que vestia para a atividade,então comecei fazendo meus modelitos,alguns  macaquinhos e logo minhas amigas começaram a pedir fazer também para elas. Foi acontecendo naturalmente e minha primeira lojinha foi na Academia Ponto 1 da Praia da Costa,onde estou até hoje .Fiz feira Hype,no jóquei clube durante 3 anos e depois fiz MBA em Moda eGgestão pela UVV.Hoje tenho 3 lojas,mas no começo foi muito dificil,na época era bastante burocrático abrir uma empresa ,tive ajuda de amigos com Sônia Fonseca, dona da Açucar Moreno e a minha primeira viagem ao exterior para pesquisa devo a Célia Vieira,esposa do Lucas Izoton,donos da Cobra D'água. 

 

Há tendência também neste mercado? O que está em alta na primavera-verão em se tratando de roupas de ginástica? 

Se você procurar moda fitness no exterior verá que eles não fazem moda,e sim lançam produtos com preocupação apenas nos tecidos,cada vez mais adaptados à atividade física.Essa coisa de moda fitness é só no Brasil,e acredito que muito forte aqui e no Rio. Eu sempre priorizei lançar novidades com qualidade,só trabalho com tecidos de primeira linha e me dedico a criação de modelos novos a cada ano,seguindo a tendência da moda que busco em viagens ao exterior todos os anos.Este ano introduzi os babados nas minhas peças e recortes laterais que dão a impressão de sermos mais magras,o que todas amam.

 

O lançamento do catálogo da sua marca é sempre sucesso. Quando será o próximo e haverá novidades, pode nos adiantar?

Acabei de lançar agora em agosto,faço uma vez por ano,então já há muitas novidades nas lojas.Tenho acreditado nas peças com saias, que estão alcançado muitas adeptas e fica um charme. Tenho 3 modelos diferentes de calças com saias junto numa mesma peça e o macacão sempre foi o meu forte, pois já os faço desde que comecei. Todo  ano crio novos modelos,ao todo tenho mais que 80 modelos diferentes.

 

 Hoje a mulher capixaba se preocupa mais do que antes em ir malhar com roupas de qualidade, na moda e que valorizam o corpo? 

Cada vez mais a mulher tem se preocupado em se vestir bem para malhar. Essa valorização também atribuo aos médicos que tem medicado qualidade de vida à atividade fisica, passando a ser atividade física não apenas um culto ao corpo mas a saúde em primeiro lugar, e se tratando de uma atividade diária,passa a ser importante o cuidado com o que vestir.E vestir algo que valorize seu corpo é importante porque te motiva a continuar cada dia buscar a melhora,principalmente quando se vive em uma cidade de praia. E é isso que tento oferecer as minhas clientes:se vestir com estilo,com qualidade e exclusividade.

 

Existem sugestões de peças para cada tipo de corpo? Dê um exemplo do que combina mais para as mais cheinhas, magras, alta e baixas, malharem?

 

Sim. Eu sugiro estampas grandes e claras para quem quer engordar; e escuras, lisas ou estampas miúdas e escuras para emagrecer. Peça inteira para alongar, e compridas e peças quebradas para disfarçar tamanho, como calça e blusa.Também faço blusinhas mais soltinhas e compridinhas para disfarçar quando estamos fora do peso e macacões sem muito decotes com cintos largos para disfarçar a barriguinha.Enfim, tenho muitas opções, atendo pessoalmente na loja e  dou instruções personalizadas para quem quiser, basta marcar um horário.  

 

Vamos falar sobre  o que gosta no dia a dia…

 

 Tenho uma vida muito simples,malho todos os dias pela manhã,depois trabalho,almoço em casa com meu marido e minhas filhas todos os dias,e à noite, vou a Igreja.

 

Qual atividade física que faz? 

 

 Eu faço ginástica localizada todos os dias,com meu marido que é professor,e pego onda aos fins de semana e, às vezes, durante a semana bem cedinho com meus amigos do surf Marcelo Lima e Reginaldo(Pequeno).

 

 Uma música?

 Costumo ouvir louvores no dia a dia e quando vou surfar escuto uma coletânea de músicas modernas que meu amigo Eduardo Negrão sempre faz para eu  me atualizar.

 

Uma viagem que marcou?

 Vermont, quando esquiei pela primeira vez,em 1997. Foi uma experiência que me marcou tanto,que toda minha família,marido e filhas esquiam, fizemos várias viagens em família para esquiar.

 

Um lugar que ainda quer conhecer?

 Adoraria conhecer Israel.

 

Um refúgio?

 Minha família, todos juntos,na mesma cama,abraçadinhos.Alí é meu maior refúgio.

 

 Um livro?

 "Vítimas da Moda: como a criamos, por que seguimos",  de Guillaume Erner. Comprei mês passado na FNAC, em São Paulo. É um livro bastante profundo, indico para todos os estilistas e amantes por moda.

 

 Um filme?

 Busca Implacável. Nossa, me marcou muito. Fiz minha filha assistir e indico a todas adolescentes e jovens. Bom  para poderem criar um pouco de malícia com relação ao mundo.

 

Um restaurante?

 Lareira Portuguesa,costumo ir mensalmente com um grupo fiéis de amigas para  comemorarmos nossos aniversários

 

Uma comida?

Gosto de várias,mas amo cozido,minha sogra faz um que nunca comi nada igual,é simplesmente divino.

 

Deus?

 Há 12 anos tive uma experiencia marcante com Deus e, desde então, eu e minha familia servimos ao Senhor todos os dias de nossas vidas, é nosso maior bem.

 

Família?

Perdi uma irmã há  5 anos. Ela era minha melhor amiga,desde então faço tudo por minha família, já os amava, mas isso nos uniu muito mais,amo mais ainda meus pais,meus irmãos ,meu marido e filhas.É sem dúvida,tudo em minha vida.

 

 Uma frase que é seu lema de vida? 

"Não somos o que deveríamos ser. Não somos o que queríamos ser. Não somos o que iremos ser. Mas, graças a Deus, não somos o que éramos".  Martin Luther King 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here