05/11/12

 

O festival do cinema brasileiro no Espírito Santo começa nesta segunda-feira, 5 de novembro, e vai até o sábado, dia  10. O evento que exibe o que há de mais novo em curtas e longas-metragens agora é chamado por Festival de Vitória, nome como ficou conhecido entre público local e realizadores. A 19ª edição do evento homenageará a atriz Laura Cardoso e também marca o retorno do festival ao Centro de Vitória, adotando como sede a Estação Porto.
 
Na edição deste ano, o festival traz um total de 94 filmes. Uma novidade do Festival são as novas mostras competitivas. Pela primeira vez haverá uma seleção específica do cinema produzido no Espírito Santo, contemplado com a Mostra Foco Capixaba, que acontece na segunda-feira (5), às 19h, na Estação Porto.  Das 60 obras inscritas, sete curtas foram escolhidos e todos os diretores foram entrevistados pelos curadores.
 
A maioria dos filmes já foi exibida na Mostra ABD, mas o objetivo do Festival de Vitória é servir de plataforma para que os diretores capixabas se sintam integrados no contexto nacional.
A maratona cinematográfica também criou a Mostra Corsária, dedicada ao cinema autoral, que vai ocupar o Cine Metrópolis de segunda (5) a sexta-feira (9), ao meio-dia. São 20 filmes, divididos em programas temáticos e seguidos de debates com os realizadores. O nome da mostra é uma homenagem ao filme Alma Corsária, do diretor Carlos Reichenbach, falecido no último junho. 
 
 
A Mostra Quatro Estações, com filmes de temática LGBT, retorna ao festival, mas totalmente reformulada e com caráter competitivo. Os sete filmes escolhidos serão exibidos em uma sessão especial, na Estação Porto, a meia-noite de sexta-feira (9), horário tradicional para a exibição de filmes dessa temática em festivais do mundo todo. 
 
Além disso, a tradicional Mostra Competitiva Nacional de Curtas acontece de terça (6) a sexta-feira (9), às 19h, também na Estação Porto. Os 23 filmes selecionados apresentam um panorama da produção nacional atual com uma grande variedade de temas. Já a Mostra Competitiva de Longas-Metragens, que acontece pela segunda vez no Festival de Vitória, exibirá cinco filmes de diversos estados e núcleos de produção do país. A Mostra de Longas será de segunda (5) a sexta-feira (9), na Estação Porto, às 21h, logo após os curtas. 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here