03/01/13

Quem acha que o Deserto do Atacama é só mais um local inóspito com areia a perder de vista e sol escaldante se surpreende. Localizado ao norte do Chile, a região de 200 km de extensão inclui lagunas de um azul super vivo, diversos vulcões, termas, salares, gêiseres, montanhas, grandes rochedos, dunas de areia fina e um rico ecossistema que transformam o local em um verdadeiro oásis.
 
Considerado o deserto mais alto e árido do mundo,  a 2.438 metros de altitude, esta combinação inusitada de altitude, relevo, ventos fortes, grande radiação solar e clima seco formou paisagens fascinantes. O cenário exótico é perfeito para quem curte aventura, contemplação e natureza.
 
San Pedro, o centro de tudo
 
San Pedro do Atacama foi conquistado pelos incas em 1450 e depois pelos espanhóis em 1540, e é considerado um dos mais antigos do Chile. O povoado está a 1.670 km ao norte de Santiago, capital do Chile, e é onde tudo acontece. Neste cenário bucólico e histórico ficam as agências de turismo que fazem os passeios, hotéis, pousadas e albergues, restaurante e comércio. Também há opções de hospedagem desde as econômicas até hotéis de luxo com tudo incluído.
Com ruas de terra e casas feitas de adobe – um tipo de barro que mantém a temperatura agradável – o pequeno povoado abriga a igreja matriz, praça, museu arqueológico e uma galeria de artesanato. Mas não espere vida noturna, o agito fica por conta do vai e vem de turistas do mundo todo – desde mochileiros, fotógrafos e viajantes mais endinheirados – que circulam nas ruas empoeiradas em busca de restaurantes, compras e excursões.
 
Por todos os cantos
 
Engana-se quem pensa que para conhecer as belezas naturais da região é preciso ser aventureiro profissional. Há roteiros para todos os tipos e gostos. A maioria dos turistas faz as expedições de vans, microonibus ou carro 4 x 4 e os trechos e as caminhadas são leves. O ideal é ficar de três a cinco dias para conhecer as atrações, mas quem deseja se aprofundar tem muito a explorar.
 
Mundo da lua
Parece que realmente você está em solo lunar. O Vale da Lua é formado por depressões e colinas formadas pela ação do vento e são feitas de sal, gesso e argila formando curiosas esculturas naturais, algumas bem famosas como o anfiteatro e as Três Marias. Distante 19 km de San Pedro de Atacama, é um dos passeios obrigatórios para quem visita a região pela primeira vez. Geralmente é feito à tarde termina com um maravilhoso por do sol à beira de um penhasco.
 
Fumaça à vista
O passeio para os Gêiseres del Taltio começa muito cedo, por volta das 4h da manhã. Mas vale a pena espantar a preguiça e assistir a este fenômeno da natureza. Com temperaturas muito baixas ou até negativas, é possível presenciar um maravilhoso espetáculo. Os gêiseres são vapores de água que saem da superfície terrestre a 85oC e chegam até dez metros de altura.
Depois, há um delicioso café da manhã servido ao ar livre. No retorno, se pode avistar a grandiosidade da Cordilheira dos Andes e passar por Machuca, de onde se vê os pastores de lhamas e suas casas de adobe ao redor.
 
Oásis: lagunas e vulcões
Outro passeio imperdível são as Lugunas Miñiques e Miscanti, que ficam a 110 km do povoado e estão a quatro mil metros de altitude.  São lagoas de um azul vivo ao pé dos vulcões do mesmo nome dentro de um parque. Antigamente, devido ao degelo dos vulcões, as águas corriam até o Salar de Atacama. Mas depois de uma erupção que ocorreu a um milhão de anos no vulcão Meñiques, as águas ficaram estancadas formando estas belas lagoas.
O lugar parece uma pintura impressionista com suas cores e traços delicados. A dica é caminhar entre os lagos e observar algumas espécies de patos, gaivota andinas, entre outros animais e admirar a paisagem singular.
 
Águas “calientes”
Localizada a 3,5 mil metros de altura, as Termas de Puritama são piscinas naturais de água  morna com temperatura média de 25oC. Lugar ideal para relaxar depois dos passeios. As paredes do Rio Puritama emanam diversos minerais que possuem qualidades curativas, mas o que os turistas buscam mesmo é desfrutar da água quente em um belo cenário.
 
Morada dos pássaros
A Reserva Nacional Salar do Atacama e Laguna Chaxa é a morada dos flamingos. As aves vivem à beira das lagoas de água salgada. Não é possível se aproximar porque é uma zona protegida, mas elas são muito graciosas com suas penas rosadas e bicos curvos e há outras espécies de pássaros. Além deles habitam nas lagoas microorganismos e plânctons que servem de alimentação para as aves. Ali se pode observar superfícies de crostas de sal gerada pelo acúmulo de cristais produzidos pela evaporação de águas salinas subterrâneas. O contraste do céu, da lagoa e das crostas do sal forma um cenário incrível e surreal.
 
Outros Passeios
Além de todas as expedições citadas, a operadora de ecoturismo Venturas & Aventuras, oferece outras opções para quem está acostumado a fazer trilhas de um nível médio, como o trekking também pela Punta Del Inca, com caminhadas pelo deserto cheio de cactos de todos os tamanhos, cores e variações.
Há também Cavalgadas por Pucará de Quitor, uma impressionante edificação formado por grandes e pequenas pedras, unidas com argamassa de terra e a travessia de bicicleta pela Cordilheira do Sal, com duração de quatro horas. .A cordilheira recebeu este nome devido a grande quantidade de sulfato de cálcio, o que lhe dá a aparência de ser feita de sal. A paisagem vai mudando, são  várias formas curiosas e esculturas naturais que, conforme a tarde vai caindo, vão mudando de cor deixando a paisagem ainda mais bela.
 
Oito dicas no Atacama
 
1 – Cuidados
Mantenha-se hidratado bebendo muita água. A região é extremamente seca, por isso é recomendado passar bastante hidratante no corpo após o banho e levar soro para o nariz.
 
2 – Gastronomia
Os pratos típicos são a cazuela (uma sopa com legumes, frango ou carne), a empanada e peixes ou frutos do mar. Os restaurantes Adobe, La Casona e Bendito Desierto, em San Pedro, são boas pedidas.
 
3 – Tour astronômico
O céu de Atacacama é um dos mais estrelados. Normalmente há tours astronômicos em noites de céu limpo. Veja emwww.spaceobs.com/es/tour.php.
 
4 – Artesanato
A maioria dos artesanatos vendidos em San Pedro é de origem peruana ou boliviana.  O artesanato do Chile geralmente tem peças feitas de cobre e joias com a pedra lápis-lazúli.
 
5– Curiosidades
O deserto do Atacama é o lugar na Terra que passou mais tempo sem presenciar chuvas, sendo registrados 400 anos sem indícios de chuva.
 
6 – Fauna e flora
Sua característica principal é ter mais de 150 tipos diferentes de cacto e é possível ter um contato próximo com pássaros e raposas machos.
 
7 – Na mala
O ideal é levar dois pares de tênis, um casaco tipo anorak, que protege contra o vento, agasalho para a noite e roupas de calor para o dia, além de boné, óculos escuros, protetor solar no mínimo com FPS 30 e roupa de banho.
 
8 – Combinado com Santiago
O ideal é ficar de três a cinco dias no Atacama e combinar com Santiago, que tem ótimos restaurantes, parques, museus, lojas e vinícolas no entorno.
O que você precisa saber
Idioma: espanhol, eles falam rápido, mas têm paciência para entender o “portunhol”.
Moeda: peso chileno, que vale aproximadamente 490 pesos por cada dólar americano.
Visto: brasileiros não precisam de visto para entrar no país.
Documentos necessários para embarque: é necessário apresentar a sua carteira de identidade recente e em bom estado ou passaporte.
Temperatura / Clima
San Pedro de Atacama tem um clima desértico de montanha, caracterizado por mudanças bruscas de temperatura, ventos fortes, grande radiação solar e chuvas escassas. A temperatura no verão é de 30°C durante o dia e 16°C durante a noite. No inverno a temperatura é de aproximadamente 22°C durante o dia e 4°C durante a noite
 
 
 
Informações : RG Viagens e Turismo – (27) 3024.0441

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here