01/02/13

 

 
Principado de Andorra: pequeno país localizado ao norte da Espanha e a ao sul da França, encravado nos Montes Pirineus.
 
Capital: Andorra LaVella.
 
Pais com apenas 80 mil habitantes, mas com IDH da ONU altíssimo e com elevado padrão de vida, que teve a sua fundação datada de meados do século XI após o movimento de Re-Cristianização da Europa iniciado por Carlos Magno.
 
Moeda oficial: Euro
Idioma oficial: Catalão (forte variante do espanhol), mas com muitas pessoas usando o espanhol, o francês e até o português (cerca de 1,5% da população)
 
Charme do lugar: de onde se estiver e para a direção que estiver olhando poderá se avistar os Montes Pirineus e sua paisagem nevada durante boa parte do ano.
Andorra sempre foi conhecida como um dos paraísos fiscais na Europa, mas com a crise econômica internacional de 2008 tem recebido forte pressão por parte da comunidade européia para abertura dos sigilos bancários de seus correntistas e isso já está mudando o comportamento do país. No inicio de 2010 toda e qualquer movimentação de origem suspeita será comunicada ao Banco Central Europeu.
Andorra é o único país do mundo em que o sistema político é uma dinastia. Tem um primeiro ministro eleito pelo parlamento (este eleito pelo povo) que responde a dois co-príncipes: o Bispo de Urgel na Espanha (que dá a proteção religiosa ao país) e ao presidente francês (que é responsável pela segurança financeira e bélica do principado).
Fato: Andorra será a sede do campeonato mundial de ski em 2012.
 
Principais dicas:
 
1 – Como chegar
Andorra não possui aeroporto próprio em operação. Então você terá 2 alternativas: Ir pela França ou pela Espanha. Uma dica? Vá pela Espanha. Você poderá fazer a sua entrada diferente da saída, o que fará a sua viagem com certeza muito mais rica e prazerosa.
Chegando a Madrid tome um trem TGV que parte da estação central de Atocha com direção à Lérida. É uma viagem belíssima de 2 horas a 250 km/h em trens de padrão (altíssimo) europeu. Ao chegar tome um dos transfers regulares que partem da estação ferroviária de Lérida com direção aos hotéis de Andorra – door to door. Nessa viagem você percorrerá ao longo de 2 horas e meia o norte da região da Catalunha com seus povoados pequenos e charmosos que brotam ao longo de uma estrada de mão dupla, mas impecável.
Para sair faça um caminho diferente. Tome outro transfer em Andorra, mas com destino à Barcelona. Ao longo de 185 km desfrute de outra rota até chegar à “capital” catalã, cidade com mentalidade e ar inovadores onde tudo é incrivelmente charmoso e agitado. Acredite até o porto da cidade é bonito. Dali volte de avião à Madrid para sua conexão com retorno ao Brasil. Fica a sugestão: pare um dia na chegada e outro na saída na Espanha. Pode ter certeza que não se arrependerá.
 
2 – O que fazer em Andorra?
Se você é do tipo consumista voraz, terá no centro de Andorra LaVella uma infinidade de lojas das maiores grifes do mundo em roupas, calçados e eletrônicos (Rolex, Nikkon, Zara, MontBlanc, Armani e tantas outras). Ande mas ande muito antes de comprar, pois a variedade é imensa e você com certeza não saberá por onde começar.
 
Curiosidade: muitas lojas fecham das 12:00hs as 15:00hs para a famosa siesta.
 
Se você é do tipo esportista vá esquiar no complexo de Grandvalira que não deve absolutamente nada aos grandes complexos dos Estados Unidos, com uma grande vantagem: não é tão cheio.
Grandvalira fica à aproximadamente 20 minutos de carro de Andorra LaVella e tem pistas para todos os níveis de esquiadores ou snowboarders, desde as verdes para principiantes até as pretas para os experts.
Ah você não é esquiador ou snowboarder? Então faça uma divertida caminhada de “raquete” com os bastões montanha abaixo. Cansa mas vale muito a pena pois terá a oportunidade de apreciar a beleza das montanhas e dos Pirineus nevados.
 
Para as famílias com crianças pequenas ou que não tem qualquer experiência em esquiar o complexo dispõe de instrutores para todos os níveis e hospedagem tipo “day use” para os pequenos, mas observe dois detalhes importantes:1 – As aulas em grupo tem sempre inicio às 2as. Feiras com mínimo de 6 participantes. 2 – Para o “day use” infantil a criança deverá ter no mínimo de 2 anos de idade.
 
3 – Onde se hospedar 
Se você quiser ficar perto das compras ou de um ponto central fique em Andorra LaVella. A hotelaria é de alto padrão em nível 5 estrelas com forte apelo gastronômico
Se você é do tipo “rústico” hospede-se em Grau Roig bem no centro da montanha onde a paisagem é simplesmente deslumbrante. Mas cuidado. Se você não tiver um bom veiculo 4×4 poderá ter sérios problemas de acesso para subir ou descer da montanha.
Quer unir compras e neve? Então o seu lugar é Canillo. Ali há muita coisa para se “destruir” o cartão de crédito e você estará perto dos meios de elevação na estação de ski. Perfeito para famílias. A hotelaria tem gosto duvidoso no quesito decoração para o turista brasileiro, mas não se esqueça: você está na Europa e eles seguem o padrão alpino.
Ah, você é do tipo “radical”? Então prepare-se, pois Grandvalira estará inaugurando para a próxima temporada o primeiro hotel igloo da região, onde o turista poderá se hospedar confortavelmente a zero grau. Banho no hotel…. esse já é outro assunto………….
 
4 – Pontos de destaque 
Caldea: arquitetura diferente que tem uma modelo futurista. Lá o turista poderá desfrutar de um grande complexo de piscinas, saunas e banhos de todos os tipos. Não perca o banho hindú onde você poderá entrar numa piscina a 37 graus centígrados e na seqüência fazer um contraste a 12 graus. Na hora dói todo o corpo, mas a sensação de bem estar que vem a seguir vale a pena o sacrifício.
Pallao de Gello: Localizado no centro de Canillo. Ali o turista poderá fazer patinação no gelo numa pista imensa, ou participar de um rally em carrinhos “bate-bate” ou então nadar em piscinas com instrutores. Grande praça de alimentação e pra variar… muitas compras.
Na volta de Canillo para Andorra LaVella você poderá fazer uma parada estratégica em grandes lojas à beira da estrada onde poderá comprar queijos, vinhos, azeites, mas acima de tudo degustar um legítimo presunto “Pata Negra” feito de maneira artesanal e cortado na hora na frente do cliente.
 
5 – Tome cuidado com:
Se você for esquiar, Andorra dispõe de muitas lojas para aluguel de equipamentos para ski onde encontrará de tudo. Mas, você não encontrará roupas para alugar, apenas para comprar a preços muito competitivos. Ai cuidado para não comprometer o excesso de peso em sua bagagem.
Na hora de se comunicar com o Brasil as tarifas de DDI são altas (aproximadamente Eur. 4,00 o minuto). Como alternativa os hotéis estão disponibilizando em sua maioria o serviço de internet grátis onde o MSN com a família rola solto.
 
6 – Não se esqueça de:
Fazer um bom seguro saúde para sua viagem. O “Acordo de Schengen” exige do visitante seguro saúde com cobertura de Eur30.000 e se você for praticar o ski é altamente aconselhável um cobertura para esportes de neve.
De resto, uma boa viagem e desfrute Andorra!
 
Mais informações: RG Viagens e Turismo – (27) 3024.0441
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here