05/04/13

 

 
Já ficou na dúvida de  quanto se dá de gorjeta em algum país? Para não passar por uma "saia justa", a coluna informações sobre como funciona a prática em alguns países. Confira: 
 
 Estados Unidos, Canadá e Austrália: a “etiqueta das gorjetas” é parecida: o seu preço não vem incluído na conta, mas ela é esperada quando o serviço é bem feito. O mesmo serve com taxistas, serviços no hotel… O valor da gorjeta costuma ser 10-15% o valor da conta ou, em outros serviços, somente alguns dólares. A única diferença é que, no Canadá, o valor da gorjeta vem incluído se você estiver com um grupo grande de pessoas. No México a situação também é parecida, mas eles preferem receber a gorjeta em dinheiro e em dólar.
 
 América do Sul:  a convenção é um pouco diferente. Aqui no Brasil costumamos a receber o valor da gorjeta na conta, o famoso 10%. Na Argentina, esse valor não é incluído. Apesar disso, é esperado que você dê 10% do valor do total cobrado. Caso você esteja em um hotel, 10 pesos já é o suficiente como gorjeta. Os argentinos preferem receber em peso ao invés de dólar.
 
Reino Unido:  a maior parte dos países inclui o valor da gorjeta na conta. Caso esse valor não estiver lá, não é preciso dar. Ainda, se a conta vier com a opção “gorjeta opcional” (optional charge), como o próprio nome sugere, a escolha de pagá-la ou não é sua.  Vale lembrar que não é costume dar gorjetas em pubs.
 
 
Suíça: apesar da maioria dos lugares já cobrarem os 15% adicionais na conta, é costume deixar alguma gorjeta a mais em lugares mais “chiques”, dependendo de como foi o serviço.
 
Alemanha:  deixar uma gorjeta para o garçom do restaurante é opcional. Os alemães preferem receber a gorjeta em Euros do que em dólar.
 
 França: os moradores locais costumam deixar 10% de gorjeta quando recebem a conta. Caso você seja turista, só se dá gorjeta caso você tenha achado o serviço excelente. Os italianos costumam deixar 10% de gorjeta, mas não mais do que isso. Deixar gorjeta para os gondoleiros, porém, não é costume.
 
 Turquia: os turcos apreciam receber 10% ou mais como gorjeta nos restaurantes, mas apenas em dinheiro. Eles costumam aceitar, além da moeda local (lira), a gorjeta em euro e em dólar.
 
Índia:  se você estiver em um lugar mais modesto, somente algumas rúpias como gorjeta já é de bom tamanho. Os lugares não incluem os 10% na conta, então fique de olho se quiser dar algum trocado.
 
Coreia do Sul: gorjetas nunca são esperadas, especialmente em restaurantes. Carregadores de bagagem, porém, aceitam um dólar por bagagem carregada.
 
China e  Japão: possuem “regras” semelhantes: em nenhum dos dois casos deve-se dar gorjetas. Salvo em raríssimos casos, como em lugares mais nobres é que os japoneses e chineses aceitam receber gorjeta. E, mesmo assim, só em moeda local!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here