15/04/13

Designer e formada em Artes Plástica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Ana Paula Castro é referência nacional e até internacional. Ela  fez especialização em desenho e pintura no Instituto Arte e Restauro Palácio Spinelli, em Firenze, Itália e,  há 20 anos, está à frente da Oficina de Arte que leva seu nome e que fica localizada em Bento Ferreira, Vitória.  Nesta entrevista ela conta como tudo começou e um pouquinho mais. Confira: 
 
Quando surgiu seu interesse pela arte e design e quando percebeu que queria fazer disso sua profissão?
Desde muito cedo, sempre fui uma criança curiosa, criativa. Gostava de desenhar e inventar novas brincadeiras com o que eu criava. Quando chegou o momento de decidir uma profissão escolhi um caminho que me permitisse a continuidade dessas atividades que me dão tanto prazer.
 
 
E como surgiu a Oficina de Ideias?
 
A Oficina de Ideias surgiu há 20 anos, do meu desejo de ter um espaço onde eu pudesse ampliar a exposição das minhas ideias a outros olhares. Sabia que não era um negócio convencional, mas sempre tive convicção que só poderia ser feliz trabalhando com o que gosto e considero um dom. Tive a grande vantagem e privilégio de acreditar no meu caminho, o tempo só fortaleceu essa minha crença. Hoje chego todas as segundas de manhã para trabalhar com o mesmo entusiasmo de quando comecei.
 
 
Como ocorre seu processo de criação?
Eu me imponho a uma rotina diária de trabalho mas meu momento de criaçao pode vir a qq instante do meu cotidiano: uma viagem, uma conversa, uma hora de lazer… sigo sempre meu desejo, nao sigo tendencias, nao sou amante de modismos. Faço o que gosto e me faz feliz. Fico igualmente feliz se as pessoas gostam e se identificam com o meu trabalho. A excessao está nos clientes coorporativos onde há sempre um briefing e procuro alinhar o conceito da empresa com a minha criaçao.
 
 
 Entre todos os momentos da sua carreira, qual o que mais te marcou?
Vivo em constante renovação para continuar sendo eu mesma. Em vários momentos da minha trajetória vivi momentos marcantes – a abertura do atelier, o aprendizado com novos materiais, a coragem de aceitar trabalhos com novos desafios, a decisão de investir em novas linhas de produtos… – não consigo eleger um trabalho, são todos muito especiais e a soma deles é que construiram a designer que sou hoje.
 
 
O que não pode faltar em um design? Alguma dica ou conselho para quem está começando na área?
Não pode faltar curiosidade e coragem. Quando as coisas são muito parecidas é preciso ter audácia para expor suas ideias e fugir da mesmice. Proponha algo novo, tenha persistencia e trabalhe muito muito muito para concretizar os seus sonhos.
 
 
Algum projeto ou novidade que apresentará em breve? Pode nos contar?
O atelier se alimenta de novos desafios, estamos sempre trabalhando em algo novo. No momento, um dos meus prazeres é trabalhar com o mercado da moda na criação de estampas. Assinei todo o conceito de comunicação visual de uma marca de beachwear americana, lançada em 2012 na semana de moda de NY. É uma satisfação enorme ver minhas estampas nas melhores lojas do EUA e Europa. Já estamos finalizando a segunda coleção.
 
Agora, um bate-bola: 
 
Música? 
Amo musica de vários estilos, mas um dos meus sons prediletos é a Nona Sinfonia de Beethoven
 
Livro? 
Leio e releio sempre: Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa.
 
Viagem inesquecível?
Ilha de Santorini, na Grecia – o por do sol mais bonito que já vi.
 
Ainda vou conhecer?
São tantos os lugares, dentro e fora do país, que ainda não conheço… Díficil listar.
 
Um filme?
Amo, um dos meus programas prediletos. Vou de Wood Allen e Almodovar até comédias bem 'água com açucar.'
 
Um refúgio?
O jardim do meu atelier
 
Restaurante?
Semana passada conheci um muito bom em SP, o Due Cuochi.
 
Uma comida?
Camarao ao catupiry, especialidade de minha tia Eliana.
 
Deus?
Acredito e confio
 
Familia?
Meu chão
 
Uma frase que é seu lema de vida?
No meu momento atual, vou citar o filosofo Seneca: "Apressa-te a viver bem, e pensa que cada dia é por si só uma vida."
 
 
* Para conhecer mais os trabalho de Ana Paula Castro, basta clicar aqui:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here