HOJE se comemora o dia da Colonização Solo-Espírito Santese, mas a maioria dos moradores do Estado não sabe o que significa a data: diz a história que no 23 de maio de 1535  os portugueses, a bordo da caravela Glória, desembarcaram na Prainha, em Vila Velha, com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo. Hoje é feriado somente em Vila Velha. 
 

 
O GOOGLE acaba de lançar um serviço de música pago, o “Play Music All Access”. A nova ferramenta funcionará em celulares, tabletes e computadores, a US$ 9,99 (cerca de R$ 20) por mês, com 30 dias gratuitos para teste. O diretor-geral do Google no Brasil, o capixaba Fabio Coelho, disse à coluna que ainda não há planos para o serviço chegar ao Brasil. “Os planos de lançamento dependerão de negociações com as gravadoras”, informou.
 
 
A ESCRITORA Jô Drumond é a convidada de hoje do Café com Letras, a partir das 19h, no Shopping Norte Sul, em Vitória. Ela vai apresentar a obra “Ecos do Sertão: Sertões” que aborda o estilo de Euclides da Cunha, Guimarães Rosa e Graciliano Ramos.
 
 
ESPAÇO. A subutilização da Praça do Papa é ligeiramente constrangedora. Já se propôs a transferência da Feira da Praça dos Namorados para o local. Outras medidas podem ser cogitadas para que o lugar onde o Papa João Paulo II celebrou uma memorável missa tenha uma agenda mais diversificada e dinâmica.
 
 
APÓS presentear o Príncipe Albert II de Mônaco com uma bela peça encomendada pelo fotógrafo Sebastião Salgado, nossa designer Ana Paula Castro tem mais um desafio: criar o troféu do Prêmio ANTP de Qualidade. O nome da artista foi levado pela capixaba Denise Gazzinelli e aprovado pela comissão do prêmio, de abrangência nacional. O evento acontece no mês de outubro, em São Paulo.
 
 
 
O PARQUE Moscoso completa 101 anos este mês. Localizado no Centro, é o mais antigo parque de Vitória. Em 2012, passou por uma revitalização, ganhou um filme e foi enredo de escola de samba capixaba. Embora não tenha mais o trenzinho nem os animais de anos atrás, continua reunindo várias gerações. Ah, sim, o tradicional lambe-lambe sobreviveu ao tempo e continua circulando por lá!
 
 

 

E TOCA A VIDA!
 
Artigo anteriorColuna 23 de maio
Próximo artigoColuna 24 de maio
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here