21/06/13

 
O inverno começa oficionalmente nesta sexta-feira, 21 de junho. Na região Sudeste do Brasil, a estação se caracteriza pelas temperaturas amenas e diminuição nos índices pluviométricos e noites mais longas que os dias. No Espírito Santo, os meses de Julho, Agosto e Setembro, que compreendem o período da estação, são os meses mais secos do ano.
 
De acordo com a meteorologia do Instituto Capixaba de Assistência Técnica, Pesquisa e Extensão Rural (Inacper), a média acumulada de precipitação para a estação ficará, em média, abaixo dos 100 mm na região oeste, entre 200 e 300 mm no sudeste e entre 100 e 200 mm nas demais regiões. Já as temperaturas máximas médias podem ficar em torno dos 24,0ºC na região serrana e 27,0ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 13,0ºC na região serrana e 17,0ºC nas demais regiões.
 
Isso ocorre porque o principal sistema meteorológico de atuação, nesta época do ano, são as frentes frias, acompanhadas de massas de ar polar, que provocam com a sua passagem diminuição nas temperaturas. Outra característica da estação são as constantes inversões térmicas e a ocorrência de nevoeiros, principalmente na região serrana, que costumam acontecer entre a noite e o início da manhã, causados pela umidade relativa elevada, grande resfriamento da superfície e ar estável e com pouco vento.
 
No período da tarde as umidades relativas tendem a diminuir, algumas vezes atingindo valores críticos (abaixo dos 30%). Os baixos valores de umidade relativa são prejudiciais à saúde e associados ao baixo índice pluviométrico da estação favorecem a ocorrência de incêndios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here