Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Fabíola Cavalini Pinto, Regina Mesquita, Rimaldo de Sá, Cássio Domingues e Izabel Tápias, hoje; Zenaldo Rosa, Neila Nara Neiva, José Carlos Rizk Filho, Homero Junger Mafra, Priscilla Carvalho Silva, Vania Lucia Meirelles, César Colnago e Luís Cláudio Sardenberg, dia 22; Antônia Moura Ferraço e Andrezza Coser, 23; Sheila Silva, Roberta Pompei, Aylton Bermudes, Sérgio Luiz Gama, Luciana Almeida e Barbara Verzola, 24; Jamil Antonio Abib e Sérgio Garschagen, 25; Camilo Cola, Daniela Ferrari, Maria Bernadete Bragatto, Vanda Novaes e Eliana Castro, 26; Andréa Palácios, Irene Baldi, Ítalo Baldi e Igor Santos Rios, 27.
 
 
ANA Luiza Dallapícula na beleza dos seus 15 anos
(Cloves Louzada)
 
 
PÉROLAS
 
“Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que são Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa: ‘Eu sou lá de Cachoeiro…’”
Rubem Braga
 
“É isto que a juventude nos pede: apenas igualdade de condições na já dura luta pela vida.”
Pedro Valls Feu Rosa, presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, falando em palestra promovida pela Rede Tribuna, quinta-feira última, sobre relações humanas, valores e ética.
 
“Toda a minha vida pública foi marcada pelo diálogo e pela busca de entendimento.”
Renato Casagrande, governador do Espírito Santo.
 
“A cientologia é a crença mais bizarra que temos.”
Laurence Wright, autor do livro “A Prisão da Fé”, da Companhia de Letras, lançado esta semana no Brasil, que fala da cientologia, que tem Tom Cruise e John Travolta entre os praticantes da igreja americana de costumes radicais.
 
“Se tem uma política fiscal robusta, o governo que faz questão de ter 39 ministérios não precisaria disfarçar as contas públicas com manobras de criatividade contábil.”
Celso Ming no artigo “A alta dos juros continua”, publicado sexta-feira, em A Tribuna.
 

CAROL Castelo Branco, que adora caveiras, foi a inspiração do noivo, o ex-piloto de Fórmula-1 e designer Tarso Marques, para a criação do sapato exclusivo que dá todo o destaque em qualquer produção

 

 
Eles nas redes sociais
 
“Brasil tende mais a caminhar em direção à Argentina que ao Chile atual. Ainda dá tempo de uma reversão.”
@prantoniomarcus
***
“Não entendo meião na ciclovia. Ok, não entendo meião, ponto. Podem me explicar mil vezes, mas pra mim é tão horrendo quanto calça saruel.”
@ThalitaReboucas
***
“Nunca se sabe para onde a vida vai, portanto trate todos como gostaria de ser tratado.”
@barichy
 
SÔNIA e Luiz Carlos Lessa, “porque no vinho está a verdade”
(Heron)
 
 
 
Revitalização do Centro
 
A época de ouro do centro de Vitória ficou para trás. Nas últimas décadas, muitos moradores migraram para outros bairros, assim como empresas. No Rio, o governo luta para revitalizar a região central da Cidade Maravilhosa, estimulando projetos de moradia na zona portuária. Pesquisas mostram que a iniciativa conseguiu atrair muitos jovens adultos, de 20 a 34 anos.
***
Para o consultor imobiliário José Luiz Kfuri, a revitalização do Centro não precisa de um plano mirabolante. “Basta investir em iluminação e segurança, além de fortalecer o centro histórico, que os efeitos positivos vão surgindo. Tem que dar estrutura e ‘maquiar’ a região”, comentou.
***
A Prefeitura de Vitória diz que várias ações têm sido implementadas na região. As escadarias históricas ganharam lavagem periódica e nova iluminação. Serão implantados sistema de estacionamento rotativo com parquímetro, moradias populares nos edifícios Pouso Real e Tabajara e uma rua 24 horas, na região da tradicional rua Sete.
 
PAULA Correa e Simone Chieppe no MS Buffet
(Cloves Louzada)
 
 
 
Atendimento ampliado I
A agência da Caixa na Reta da Penha, em Vitória, é certamente uma das mais movimentadas do Estado. A espera por atendimento é sempre superior aos 20 minutos que determinam a lei. E dia desses, uma cliente tentou falar por telefone durante mais de uma hora e ninguém atendia. O superintendente da Caixa no Estado, Antonio Carlos Ferreira, afirmou que vai apurar o motivo do atraso no dia relatado, mas que no período houve queda no sistema do banco. “O bom atendimento é nosso foco, mas quando o sistema fica fora do ar, não dá para acessar”, justificou.
 
Atendimento ampliado II
Ferreira disse ainda que o banco oferece outros canais. “O atendimento em caixa presencial está em desuso, mas mesmo assim estamos investindo em ampliação de agências, com novas unidades em locais como Bento Ferreira, Jardim da Penha, Jacaraípe e Reta da Penha”, comentou. Além disso, o banco vai abrir sua primeira agência no Estado em um shopping, no Mestre Álvaro.
SIDENBERG Rodrigues, o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Pedro Valls Feu Rosa, e Amilton Almeida no almoço-palestra “Em Pratos Limpos”, realizado pela Rede Tribuna
(Cloves Louzada)
 

 

Incoerências
Quem recebe o Bolsa-família vai ter que informar em seu cadastro o número do celular, para facilitar a comunicação do governo federal com os beneficiários via torpedo. Mas o programa não é para ajudar pessoas em situação de extrema pobreza? Quem é extremamente pobre tem celular? Por isso vemos casos como um ocorrido na Bahia, em que um homem tentou pagar a prostituta com um cartão do Bolsa-família. E nem precisa ir longe: dia desses, um rapaz foi a uma lanchonete em Vitória e queria comprar cerveja com o dinheiro do benefício, que deveria servir para comprar itens de necessidade básica…
 
As músicas…
Meu convite a você! Relax legal, romantismo, aquela música saudade que você estava querendo ouvir, os novos CDs de Eric Clapton e João Bosco, enfim, uma seleção para abrir a semana num domingo de inverno. Hoje tem! Na Tribuna FM Vitória e Cachoeiro o programa “As Músicas que Gostamos de Ouvir”, que produzimos há 19 anos, das 20h às 22h.

GEISHA Sily de Assis e José Pichara em recente evento no Le Buffet Lounge

 

Vem aí o verão!
A Secretaria de Estado do Turismo dará início a seus trabalhos para o verão assim que terminarem as férias de julho, pois no momento sua equipe está envolvida com a temporada de férias na região de montanhas do Estado. Em agosto, o secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos, e sua equipe começam a traçar ações voltadas para o verão, montando uma estratégia após reuniões com outros órgãos estaduais, prefeituras e governo federal.
 
Pré-requisito: saber inglês
Para ler algumas revistas brasileiras de moda, vejam só, é preciso ter como pré-requisito saber falar inglês! A coluna contou na Elle deste mês, por exemplo, nada menos do que 24 títulos escritos em inglês. São frases como “What’s Next?”, “Keep it simple”, “Menos cool, mais Hunter”, “Gimme more”, “Dark mood”, “Vamp it up”, “Effortless chic” e “Time for tee”. Sem falar nas palavras estrangeiras salpicadas de maneira exagerada no meio das reportagens. Desnecessário!
EM FAMÍLIA Mônica Reali e Ideni Freitas com os filhos Vinícius, Matheus e Felipe
(Heron)
 

 

Mais completos
Ao escolher um novo modelo de veículo, o brasileiro está levando em consideração vários itens de segurança e conforto. De acordo com o empresário Apolo Rizk Filho, a procura por automóveis completos aumenta a cada dia nas concessionárias. “As pessoas querem câmbio automático, freio ABS, airbag, entre outros itens de segurança e conforto. Percebo que muita gente quer o carro novo completo, é uma tendência de mercado, independentemente do modelo, se é compacto, sedã ou SUV”, contou ele.
 
Homenagem
O escritor capixaba Francisco Aurélio Ribeiro será homenageado na 6ª Bienal Capixaba do Livro, que acontece de 3 a 13 de outubro, no Shopping Vitória. Com 35 livros publicados, entre literatura infanto-juvenil, crônicas e poesia, o escritor integra a Academia Espírito-santense de Letras e é pesquisador de literatura e história do Espírito Santo.
VÂNIA e Américo Madeira
(Heron)
 
 
Alimentos funcionais
Não só as calorias devem ser observadas na hora de se alimentar de maneira saudável – os alimentos funcionais são fundamentais. “Eles têm alta concentração de antioxidantes, que participam ativamente do metabolismo e trazem benefícios como redução do colesterol ruim, aumento da imunidade e melhoria da função intestinal. Exemplos são castanhas, frutas cítricas, peixes e legumes como brócolis, couve-flor e cenoura”, orienta o médico e empresário do ramo alimentício Ezio Batista Filho.
VALÉRIA Schuller e Denise Gazzinelli em evento na Ilha
(Heron)
 

 

Chave na moto
Nem tudo está perdido. Dia desses, um rapaz entrou em um edifico comercial em Santa Lúcia, Vitória, e entregou ao porteiro a chave que havia sido esquecida na ignição de uma moto, estacionada em frente ao prédio. O dono da motocicleta deu muita sorte que a chave foi encontrada por uma pessoa de bem! Que atitudes assim se multipliquem!
DENISE Modolo, Ivete Paganini e Dorval Uliana
(Cloves Louzada)
 

 

Artigo anterior20 de julho
Próximo artigoColuna 22 de julho
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here