18/08/13

O cirurgião plástico Ariosto da Silva Santos Filho é formado pela Universidade Federal do  Espírito Santo desde 1979, Membro Titular e Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia 
Plástica e Membro da Internacional Society of Aesthetic Plastic Surgery – ISAPS.  Ariosto Santos é referência em cirurgia plástica no Espírito Santo, atende em  consultórios e, há um ano, inaugurou sua própria clínica de cirurgia plástica, na Enseada do Suá, em Vitória. Neste entrevista ele fala sobre beleza, estética, os cuidados na hora da cirurgia e muito mais. Confira. 
 
Depois dos americanos, os brasileiros são os que  mais fazem plásticas no mundo. E os capixabas, somam muito nesse índice dos brasileiros?
Os capixabas representam 3,5% do volume de cirurgias plásticas de caráter estético no total do Brasil, como no ano passado ocorreram cerca de 1.000.000 de cirurgias, podemos estimar que em nosso Estado foram realizadas cerca de 35.000 cirurgias em 2012.
 
A maior procura no seu consultório é de cirurgia para estética ou correções? 
A grande maioria são cirurgias de caráter estético, mas normalmente é difícil dissociar estética de reparadora, pois uma boa cirurgia reparadora depende de muitos parâmetros estéticos, e vice-versa.
 
 Qual é o seu conceito de beleza?
A beleza é abstrata e muitas vezes assimétrica e subjetiva, assim como, ela não é só física, mas envolve muitas percepções individuais e próprias do observador.
 
 Acha que as mulheres estão exagerando na quantidade do silicone? Qual o limite e como deve ser a postura do médico? Há algum risco caso seja implantado mais do que o permitido? 
Há 20 anos  as pacientes ficavam muito felizes com a colocação de 100-120 ml de silicone nas mamas e evitavam comentar sobre o assunto com as amigas.
Hoje elas colocam em média 300-330 ml, e, anunciam antes de colocar, ou seja, ocorreu uma mudança completa no comportamento.
Deve-se respeitar os limites do biótipo de cada paciente e o cirurgião é fundamental nesta orientação. Os exageros desequilibram a harmonia corporal, assim como existe a possibilidade de formação de estrias e queda da mama mais precocemente pelo excesso de peso.
 
 A plástica sofre influência da moda?
Em parte sim,  a cirurgia plástica também tem modismo, porém cabe ao cirurgião plástico ter bom senso e se possível evitá-los.
 
 É contra ou a favor da simulação em computador  para mostrar ao paciente os possíveis resultados de uma operação?
Sou completamente contra, pois é um marketing indutivo e indevido, pois pode criar expectativas irreais e frustrantes.
 
De vez em quando, surgem notícias de pessoas que morreram durante uma lipoaspiração. E há muita polêmica sobre o procedimento. É seguro? 
É bastante seguro desde que obedeça várias regras.
1 – não é um processo de emagrecimento, ou seja, tem que emagrecer antes.
2 – não se deve lipoaspirar mais de 5-7% do peso corporal em litros.
3- Deve-se evitar mesclar lipo com múltiplas cirurgias.
4 – operar sempre com um cirurgião da SBCP e em local que tenha bons recursos.
 
Os homens também procuram muito o cirurgião plástico? E  quais são os procedimentos mais utilizados neles? Muitos hoje também realizam lipoaspiração. Há diferença em relação aos cuidados com a mulher?
Sim. Hoje eles representam 18% das cirurgias plásticas e há 20 anos atrás eram 3%, portanto o crescimento é progressivo e constante.
As cirurgias mudam com a idade. Nos homens adolescentes são nariz, orelhas de abano e ginecomastia. Já na faixa dos 20 a 45 anos, são lipoaspiração, nariz, e implante capilar.
A partir dos 45 anos são correção de palpebras, papada e lift facial.
Os cuidados são muito semelhantes, porém eles são mais sensíveis a dor, impacientes e obedecem menos as orientações de pós-operatório. No consultório procuram horários diferenciados para exames e atendimento.
 
 O sucesso de uma cirurgia plástica é capaz de levantar a autoestima de uma pessoa?
Com certeza sim, porém deve-se respeitar os limites da cirurgia plástica e do cirurgião e não criar fantasias inalcançáveis, desta forma a cirurgia com certeza trará muitos benefícios. Lembrar sempre que o cirurgião plástico não faz milagres.
 
Agora um bate-bola sobre o que gosta no dia a dia….
  
 
 Faz atividade física? Qual?
Muito menos que gostaria. Caminhar e bicicleta.
  
Uma música?
 Imagine, John Lennon.
 
 Uma viagem inesquecível e um lugar que ainda deseja conhecer?
 Todas as que vou para Paris. Falta um cruzeiro pelas ilhas Gregas e Turcas que farei em breve.
 
Mar ou Montanha?
Mar e Montanha 
 
Um Refúgio?
Meu Lar 
 
Um livro?
“Sonhe Alto” – Ben Carson
 
Um filme?
“Um golpe do destino” com Willian Hurt
 
Um restaurante?
 Antiquarius, no Rio de Janeiro, e Guaramare, em Guarapari.
 
Uma comida?
 Sou um bom Gourmand, mas adoro peixes e frutos do mar.
 
Deus?
D´Ele emana todo o poder.
 
Família?
A base da minha vida.
 
Uma frase que é seu lema de vida?
Viva e deixe viver.
 
Cirurgia Plástica é?
Respeitar meus limites e os da paciente.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here