13/10/13
O projeto“100 Barricas de Chile” uniu100 vinícolas chilenas para elaborar um único vinho. Criado com base na Cabernet Sauvignon da safr 2011 de sete vales de diferentes regiões e serve para potencializar a imagem do Chile no mercado internacional. Até agora foram produzidas 24 mil garrafas, sendo que 95% delas serão exportadas. O valor beira os 100 dólares.
“Este vinho único reflete nossa diversidade e o potencial criativo da enologia do Chile. Sem dúvida nasceu como uma ideia complexa de se materializar, que implicou em um caminho difícil e de alto risco e, por que não dizer, com uma alta cota de loucura e incerteza”, conta Rafael Prieto, diretor da Top Winemakers, empresa que teve a iniciativa.
Segundo ele, escolheu-se a Cabernet Sauvignon porque é a casta que existe na maioria dos diferentes vales chilenos. “É a cepa que deu maior fama e reconhecimento mundial aos nossos vinhos, é a que os enólogos mais conhecem e de alguma forma, é a que representa historicamente a enologia chilena”, aponta.
O enólogo e gerente da Viña Tres Palacios, Camilo Rahmer, define 100 Barricas como "um vinho de aromas de frutas vermelhas e especiarias, suculento e elegante. O que o diferencia de outros vinhos é o interessante de poder provar um vinho que resume ou reflete os que é o Cabernet chileno em uma garrafa". Foram oito meses de trabalho na elaboração do vinho e cada uma das 100 vinícolas colocou uma barrica de Cabernet da safra 2011. Para se obter o vinho, foi criado um diretório com sete enólogos que definiram o conceito e o estilo. Assim, cada vinícola enviou duas alternativas para o vinho, que foram provadas e selecionadas. Disso, 22 blends foram obtidos e apenas três chegaram à reta final.
Em um dia, 50 enólogos provaram e decidiram o vinho que melhor representava o conceito. Em seguida, levaram-se as barricas para a Viña Tarapacá, onde foram mescladas e engarrafadas, em setembro deste ano.
Fonte: Revista Adega