05/11/13
 
 Pensando nos poderes das cores em transmitir sentimentos, as empresas de tintas realizam sempre estudos para escolher suas paletas de cores. O objetivo dos estudos é   identificar o momento que o mundo vive e quais o tons que contribuiriam para boas sensações. E, algumas dessas empresas já elegeram as cores tendência para o próximo ano. 
 
Tangerina foi a cor escolhida pelo Comitê Brasileiro de Estudos de Cores, que é patrocinado pela Eucatex, como a cor de 2014. O tom  harmoniza com muitas outras cores (caramelos, azuis e cinzas) da cartela da CECAL – o Centro de Estudos da Cor para a América Latina, da qual o Comitê faz parte – e  a ideia é que o tangerina esquente a paleta cheia de tons neutros dos últimos anos.
 
 
Outro estudo de tendências de cores para o próximo ano foi o  Colour Futures, desenvolvido há dez anos pela Akzo Nobel, que revelou que o tom de 2014 será o Lagoa Particular. Um azul esverdeado suave definido como gentil e maduro. Segundo o Colour Futures,  é a cor preferida do universo do design hoje. e remete a equilíbrio e harmonia, tranquilidade e maturidade. 
 
       
 
O estudo, feito pela Suvinil no Brasil, também elegeu um tom azul. A cor de 2014 da marca é  o Curaçau Blue, um azul luminoso. O tom evocaria os sentimentos de compreensão e pertencimento e estaria em sintonia com a expressão do ano, de acordo com a Suvinil, que seria voz. 
 

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