05/02/14

 
Um projeto-piloto da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) prevê a instalação de um semáforo exclusivo para ônibus em São Paulo.  O primeiro desses equipamentos será instado na Rua Clélia, na Lapa, zona oeste da capital paulista. O aparelho, que abrirá dez segundos antes do sinal para os demais veículos, integra um tipo de concepção de trânsito ainda inédito na cidade, o chamado "queue jump" ("fura-fila", em uma tradução livre do inglês).
 
 
O objetivo é diminuir o conflito com os carros, já que na Rua Clélia os coletivos têm faixas exclusivas situadas em lados opostos, dependendo da altura da via. A partir do cruzamento com a Rua Crasso, a canaleta destinada só para os ônibus muda da direita para a esquerda. Com isso, os veículos são obrigados a fazer uma conversão à esquerda, disputando espaço com carros e motos. No futuro, outros cruzamentos também poderão receber o sinal só para ônibus.
 
A empresa informou que já está enviando ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) detalhes do projeto, para a sua normatização, e que o tempo de dez segundos poderá ser alterado após uma análise in loco do mecanismo. 

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