02/03/14

Alexandre Passos é natural de Vitória, nasceu em 1961, filho de Ernani Macieira Souza Filho e Gleyde dos Passos Souza. Formado em Administração, tem especialização em Orçamento Público e é servidor do Instituto Jones dos Santos Neves.Iniciou sua vida pública no movimento estudantil e movimento popular, sendo fundador do Conselho Popular de Vitória. Exerceu várias funções na Prefeitura de Vitória e no governo do Estado, como chefe do Planejamento Setorial da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, subcoordenador do Orçamento e subsecretário de Administração do Governo, chegando a diretor administrativo do Banestes.Foi vereador de Vitória, eleito por três mandatos consecutivos, tendo presidido a Câmara Municipal da capital capixaba por seis anos. É atualmente o secretário de Estado do Turismo do Espírito Santo. Nesta entrevista, ele fala sobre turismo capixaba e muito mais! Confira:

Como o ES é visto dentro e fora do Brasil?
Estamos trabalhando para dar visibilidade ao Espírito Santo dentro e fora do Brasil. Nossa estratégia é divulgar o nosso destino nos principais polos emissores de turistas para o estado. Para isso, seguimos o que é indicado pelo Ministério do Turismo (MTur), privilegiando os estados e países vizinhos. Esse trabalho já tem colhido bons resultados com o aumento sucessivo do fluxo turístico.

Qual o balanço do turismo em 2013?
O balanço é muito positivo. Só para se ter uma ideia, o crescimento do fluxo turístico da Alta Temporada de 2012 foi de 38,28%, subindo de 708.457 turistas em 2012 para 979.681 em 2013.

Qual é a verba do turismo para 2014? O montante atende às necessidades da pasta?
O orçamento previsto para as despesas em 2014 é de R$ 60.324.237,00 (incluindo convênios, empréstimos, contratos, entre outros). Essa previsão é feita de acordo com os projetos e ações planejadas para 2014. Fazer divulgação não é barato, e precisaríamos de mais verbas. No entanto, o orçamento da Setur tem crescido ano após anos, graças à compreensão e reconhecimento do Renato Casagrande de que o Turismo é uma pasta estratégica.

Cite os principais projetos concretizados e os que estão em andamento.
Temos vários projetos nas áreas de infraestrutura, pesquisas, qualificação profissional e divulgação e marketing turístico. Na área de infraestrutura temos obras importantes concluídas e em andamento. Entre os principais, podemos citar a sinalização da Rota Imperial, revitalização da orla do Canal de Guarapari, Sinalização dos Atrativos Turísticos em todo o Estado, o Centro de Eventos de Vitória – cuja obra deve começar nas próximas semanas. Temos também em fase de finalização de projetos executivos a revitalização do Parque da Prainha, em Vila Velha, e do Radium Hotel, em Guarapari. Além disso estamos captando junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) recursos da ordem de US$ 80 milhões que permitirão a realização de varias obras e ações nas regiões da Lagoa Juara, Serra; Praia Grande, em Fundão; Barra do Jucu, em Vila Velha; e Ilha das Caieiras, em Vitória.  Para dar suporte às nossas ações, também estamos investindo muito em projetos e pesquisas, como a criação do Núcleo de Estudos e Informações Turísticas (NEIT) – que tem o papel de centralizar e trabalhar com os indicadores apontados pelas pesquisas. Fruto de um convenio com Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) foi elaborado um estudo da economia do turismo da Região Metropolitana cujo resultado será apresentado em breve.
Na área da Qualificação profissional desde 2010 a Setur desenvolve o programa Qualifica ES Turismo que oferece cursos de capacitação para profissionais que atuam na cadeia produtiva do Turismo, além do Viaja ES Jovem, voltado para alunos de rede pública estadual, e do Programa Aventura Segura, que ofereceu certificação e qualificação as empresas que realizam o turismo de aventura e ecoturismo no Espírito Santo.
Outra ação muito importante é a divulgação e promoção do nosso destino. Para isso, não medimos esforços com investimentos sistemáticos na participação em feiras e workshops do setor, na elaboração e implementação de um Plano de Marketing Turístico do Espírito Santo, e veiculação nacional da campanha Descubra o Espírito Santo nos principais veículos de comunicação de todo o Brasil.

 
O Espírito Santo é belo por natureza e tem localização privilegiada. O que falta para atrair mais turistas?
A beleza natural é um importante fator de atração de turistas. No entanto, a natureza por si só não garante o sucesso de um destino. É preciso empenho para uma boa receptividade, serviços de qualidade, infraestrutura adequada e um bocado de criatividade para fidelizar e agradar os visitantes.

O capixaba tem vocação para o turismo?
O povo capixaba é muito receptivo. É preciso somente estimular um pouco mais a conscientização sobre a importância do turismo como gerador de emprego, renda e desenvolvimento.

Nossa rede hoteleira é suficiente para atender a demanda?
Sim, a nossa capacidade hoteleira é adequada para a demanda de turistas, com uma boa oferta de leitos. Temos bons hotéis e pousadas espalhados por todo Estado.

Quais os lugares que você mais gosta no Estado?
Eu adoro viajar pelo Espírito Santo. Temos inúmeros lugares que merecem uma visita. Sou fã das nossas praias, da Região das Montanhas Capixabas, da grande diversidade cultural que é a característica da formação do nosso povo,  e da nossa excelente culinária típica.

Apesar de não ser sede de jogos, o Estado vai abrigar as seleções da Austrália e de Camarões, com a expectativa de receber pelo menos 20 mil turistas, entre maio e julho. O ES está preparado? Quais as ações para o período?
Sim Entre as principais propostas estão ações de marketing paras criar uma identidade visual da Copa (uniformes, adesivos, outdoors, placas, painéis) para hotéis, receptivos turísticos, aeroporto, entre outros; padronização de folheteria, mapas e guias; a ampliação nos Serviços de Atendimento ao Turista (SATs) mantidos pela Setur no aeroporto e rodoviária de Vitória e estação ferroviária em Cariacica e demais postos de informações das Prefeituras; oferta de cursos de qualificação inglês e francês, de atualização de atrativos turísticos e qualidade no atendimento ao turista para taxistas, garçons e guias de turismo, além de policiais e guardas de trânsito; e campanha interna para a população capixaba – “Bem Receber Copa”.

Para divulgar o Estado, será realizado um trabalho com os agentes e operadores de viagens para organização de pacotes turísticos para o Espírito Santo; e articulação com o Ministério do Turismo e Embratur para ações internacionais de promoção do Estado, especialmente na Austrália, Camarões e países vizinhos.

Além disso, a Setur também está realizando reuniões com os representantes do setor de bares, restaurantes e outros comerciantes para sensibilização da necessidade de fazer um esquema especial de atendimento durante o período, especialmente aos domingos. Também estão sendo planejados eventos para entretenimento e divulgação da cultura capixaba, incluindo shows, apresentações de escolas de samba, artesanato e gastronomia.

Como você avalia sua gestão na pasta do turismo?
Eu costumo dizer que eu ganhei um presente quando fui convidado para ser secretário de Turismo do Estado Espírito Santo. Trabalhei com afinco e me determinei a desenvolver ações e projetos que trouxessem avanços para o turismo capixaba. Ao longo desses quase quatro anos em conjunto com a equipe da Secretaria, com representantes do trade turístico e outros parceiros não poupamos esforços e demos um grande passo para atingir o nosso objetivo que é fazer do Espírito Santo um dos principais destinos turísticos do Brasil

Qual seu próximo passo na política?
Procuro viver um dia de cada vez. Continuo desenvolvendo o meu trabalho à frente da Setur. O Diretório estadual do PT já definiu a minha pré-candidatura para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2014. Ainda temos alguns passos a percorrer.

Um pouco sobre o seu dia a dia e o que gosta…

Quando não está trabalhando, o que faz para relaxar?
Costumo sair com os amigos e a família para bater um bom papo e ouvir uma boa música.       

Faz atividade física?  Qual?
Sim, frequento sempre que posso a academia.

Uma música?
Meu Caro Amigo – Chico Buarque.

Uma viagem inesquecível ?
Adoro viajar. Não consigo elencar uma viagem em especial. Para mim todas são inesquecíveis.

Um refúgio?
Minha casa.

Um livro?
100 anos de Solidão – Gabriel García Márquez e Iracema – José de Alencar.

Um filme?
Muito Além do Jardim.

Um restaurante?
Todos que sirvam uma boa gastronomia à base de frutos do mar.

Uma comida?
Sem dúvidas, a moqueca capixaba.

Uma frase que é seu lema de vida?
Só faça para os outros aquilo que gostaria que fizessem para você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here