12/08/14

O  Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo  (VCV) está marcado para acontece de 12 a 17 de setembro. O festival exibirá cerca de 70 produções audiovisuais locais e nacionais de diversos gêneros, entre curtas e longas metragens de 12 estados brasileiros. Ao todo, foram inscritos 420 filmes, sendo 60 longas e 360 curtas. Como é tradição do festival homenagear personalidades do cinema nacional e do cinema capixaba, este ano serão homenageados o ator e diretor Paulo José e a jornalista, atriz e diretora Glecy Coutinho.
 
 
O Festival, que será concentrado no Theatro Carlos Gomes e no Cine Metrópolis, na Ufes, também promoverá, além das tradicionais mostras de produções, sessões especiais, homenagens e premiações. A entrada é franca. São curadores do Festival de Vitória deste ano o professor universitário e pesquisador Erly Vieira Jr., o diretor e crítico de cinema Rodrigo de Oliveira e a programadora audiovisual Rosemeri Barbosa.
 
A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), com a parceria da Prefeitura de Vitória e da Lei Rubem Braga, Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
 
Durante o festival, acontecerão a 18ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; a 4ª Mostra Competitiva Nacional de Longas; a 3ª Mostra Foco Capixaba, com o melhor do cinema local; a 3ª Mostra Corsária, com filmes que apresentam pesquisas de linguagem da estética cinematográfica; a 4ª Mostra Quatro Estações, com produções que abordam a temática da diversidade sexual; e o 15º Festivalzinho de Cinema, voltado para o público infantojuvenil.
 
A Mostra Outros Olhares, que exibirá apenas documentários capixabas, e as sessões especiais VCV não terão caráter competitivo. Nessas sessões, serão exibidos dois filmes: a comédia "Lascados", de Vitor Mafra, filme que tem cenas gravadas no norte do Espírito Santo e conta com o capixaba Chay Suede no elenco, e o documentário "Cidade de Deus, 10 anos depois", de Cavi Borges e Luciano Vidigal, que mostra a trajetória de vida dos atores do filme "Cidade de Deus".
 
Ainda acontecerão o 16º Concurso de Roteiro Capixaba, o 3º Concurso de Mídias Alternativas e o 1º Concurso Nacional de Web Séries, que é inédito, visando à difusão de conteúdos multimídia e novos formatos audiovisuais.
 
A maratona cinematográfica promoverá ainda oficinas de formação na área audiovisual, debates e encontros com pesquisadores de cinema, realizadores e o público em geral. No último dia do evento, serão conhecidas as melhores produções do festival em mais de 20 categorias. As produções premiadas pelo júri receberão o Troféu Marlin Azul.
 
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here