A Palavra
Para começar bem a semana: “No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós. E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus, porque a fé não é de todos. Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará e guardará do maligno. E confiamos quanto a vós no Senhor, que não só fazeis como fareis o que vos mandamos”. (2 Tessalonicenses 3:1-4)
 
Eles nas redes sociais
“É muita gente querendo fazer a coisa certa do jeito errado e tirando conclusões precipitadas pela emoção.”
@rosana
***
“Vendo pacotes de hora de sono não utilizados.”
@stephengroberio
BONITA e elegante. Louise Velten
(Cloves Louzada)
 

 

 
 
Justiça informatizada
 
Acessar processos, assinar petições, decidir liminares, penhorar bens e até julgar sentenças. Tudo a um clique, 24 horas por dia, de qualquer lugar do mundo. Assim funciona a Vara da Fazenda Pública Privativa de Execução Fiscal Municipal, que fecha o ano com 10 mil ações solucionadas.
***
Segundo o juiz titular Anselmo Laranja, a média histórica de produtividade passou de 19% para 340% este ano. “O sistema eletrônico amplia a defesa do cidadão e provou ser eficiente. Não acumula papel, economiza tempo, desafoga o trânsito e torna a Justiça muito mais rápida”, afirmou.
***
Ele acredita que, até o início de 2015, todas as demais unidades de Justiça do País farão parte do Processo Judicial Eletrônico. “Mas o sistema precisa ter mais velocidade, sem quedas, ser autoexplicativo, extremamente acessível e trabalhar em lotes. O Judiciário tem de auxiliar aqueles que não são familiarizados com a tecnologia”, disse.
EM COQUETEL de decoração, a paisagista Renata Machado e os arquitetos Cyane Zoboli, Letícia Finamore, Victor Sarcinelli, Junior Torezani e Geraldo Lino
(Wanderson Lopes)
 
 
 
 
Apagão educacional
Pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas identificou que, dos estudantes de Pedagogia e Licenciatura, 62% não sabiam por quanto tempo iriam resistir na carreira de professor e 18% pretendiam trabalhar apenas alguns anos nas salas de aula. Segundo o presidente do Sindicato dos Professores do Espírito Santo (Sinpro-ES), Jonas de Paula, o déficit de profissionais chega a 1 milhão no País, o que em breve se tornará um “apagão educacional”. “No Estado, estamos trabalhando para os educadores terem sua importância reconhecida”, comentou.
 
Bebida do verão
Coquetéis com sucos funcionais (cranberry, blueberry e romã) e chás, xaropes e licores artesanais, destilados infusionados com canela, cascas de frutas cítricas, anis, gengibre e pimenta, além de técnicas diferenciadas, como espumas e defumação, prometem reinar na coquetelaria do verão. O bartender Luca Moraes, que acaba de fazer uma pesquisa de mercado em São Paulo, diz que outra tendência é valorizar o que é da terra. “Houve também o crescimento de solicitações por coquetéis não alcoólicos e bebidas superpremium”, contou.
HUGO Migliorini e Chris Moraes
(Cloves Louzada)
 

 

Menos inadimplência
Bons ventos no comércio: a inadimplência deve desacelerar, por conta de uma injeção de dinheiro na economia e campanhas de renegociação de dívidas. “Recebimento do 13º, empregos temporários para o Natal e feirões de renegociação de dívidas estimulam o consumidor a quitar as pendências para começar 2015 no azul”, avalia Carlo Fornazier, presidente da CDL Vitória, que promove de 2 a 6 de dezembro o Feirão Recupere seu Crédito, na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara.
 
Nada de câmeras
Mesmo com convênio assinado em abril e a confirmação de que seriam instaladas 20 câmeras de videomonitoramento em Marechal Floriano até este mês de novembro, o governo estadual não tem ainda data de quando os equipamentos serão efetivamente instalados. O investimento é válido.
 
Cobrança abusiva
Consumidores têm obtido vitória na justiça para se livrar do pagamento da taxa de R$ 12,00 sobre produtos importados tributados pela Receita Federal, que vem sendo cobrado pelos Correios desde junho último. Segundo Maria Inês Dolci, coordenadora da Proteste, ela onera as compras pela internet, na retirada da encomenda internacional, apesar de o cliente já ter pagado o frete.
 
Porco e batata
Aproveitando a baixa temporada, Domingos Martins sedia até 7 de dezembro a terceira edição do Festival de Comida Alemã – 3º Gastronomiefest. Neste período, cada restaurante servirá um prato diferente aos finais de semana e feriados. E o cardápio vai além do chucrute (conserva de repolho) e do eisbein (joelho de porco).
 
Artigo anteriorColuna 23 de novembro
Próximo artigo24 de novembro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here