Eles nas redes sociais
 
“‘Palavras não cozinham o arroz’. Provérbio chinês. Faça o Ano Novo acontecer.”
@Ricamconsult
***
“Dizem que é impossível seguir o rastro de luz que ela deixa no mar. Não me canso de olhar e fotografar.”
Nilda Miranda, sobre a lua
 
BOM dia! Chegou 2015! Meus amores Nanda e Clara, mãe e filha
(Cloves Louzada)
 
 
Livro de posse
O governador eleito Paulo Hartung inaugura hoje um novo livro de posse, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), ao reassumir o comando do dia a dia dos capixabas, às 15h. O antigo teve a primeira assinatura do ex-governador Carlos Monteiro Lindenberg, em 1947 e, há muito tempo em uso, foi guardado em condições especiais e preservado para pesquisa histórica. Já a solenidade de transmissão do cargo de governador será às 16h, no Salão São Tiago do Palácio Anchieta.
 
Vigie o que é seu
Você sabe onde estão posicionadas as câmeras de segurança no seu prédio? Sabe se elas estão funcionando para arquivamento das imagens? E por quanto tempo as gravações ficam disponíveis? Muitos síndicos e porteiros não estão nem aí para esses detalhes cruciais, e acaba sobrando para os moradores ou empresas instaladas em edifícios comerciais. Cobre um acompanhamento dessas informações do seu síndico e do conselho do seu condomínio. Sem chance ao azar. A maioria está prontinha para deixar assaltantes felizes e de bolsos recheados.
 
Ferveção
Para curar a ressaca do Réveillon, mais festa! O primeiro dia do ano será animado nos balneários capixabas. Hoje tem SambAdm na LuAzul, em Guarapari; a dupla Henrique e Juliano na praça de eventos de Marataízes; e os baianos do Psirico em Conceição da Barra. Amanhã, pagode com Thiaguinho no Multiplace Mais, em Meaípe.
ADRIANA Baiense e Livingston Rocha no Taikô, em Peracanga
(Marlon Vianna)

 

 
Conversão à direita
A ciclofaixa, ótima iniciativa que separa parte das vias de Vitória para os ciclistas aos domingos e feriados, deve ser olhada com atenção pelos motoristas antes de cruzarem à direita em pontos movimentados, como Álvares Cabral, Hortomercado, Shopping Vitória e Praça dos Namorados. A Secretaria Municipal de Trânsito informa que os principais pontos estão sinalizados e as placas orientam os ciclistas a terem cuidado nos cruzamentos. Mas que tal uma campanha de orientação para que os motoristas olhem para os dois lados antes de cruzar a ciclofaixa?
 
Carga e descarga
Todo final de semana de verão é assim na orla de Vila Velha: carretas e caminhões de coco e bebidas travando o trânsito da região. Não tem dia nem horário definidos pela prefeitura para carga e descarga. Agente de trânsito, então, é raridade por lá.
 
Nomes bíblicos
Miguel e Sophia foram os nomes mais vezes escolhidos nas maternidades em 2014. O interessante é que, entre os meninos, predominaram os nomes bíblicos como Davi, Pedro, Gabriel e Matheus. Já para as meninas, os mais escolhidos foram Alice, Julia, Isabella e Manuela.
MÁRIO e Daniela Coutinho no Mais
(Marlon Vianna)
 

 

Fora de série
Ao contrário do que ocorreu em 2013, quando modelos como Mille e Kombi deixaram as lojas por causa da obrigatoriedade dos equipamentos de segurança, as baixas de 2014 ocorreram devido à baixa procura. No total, 15 modelos deixaram de ser vendidos. Antes de comprar seu carro novo, pesquise!
 
E o ebola?
“A corrupção ganhou do ebola”, disse à coluna o infectologista Reynaldo Dietze, sobre as poucas notícias relacionadas ao vírus na mídia nacional, tomada por denúncias de propinas e afins. “Apesar de o número cair na Libéria, os casos aumentaram em Serra Leoa”, afirmou. O número de pessoas infectadas por ebola nos três países mais afetados pela epidemia já passou de 20 mil.
 
Praticidades
Se usado na medida certa e com autorização, o Whatsapp pode se transformar em uma importante ferramenta de vendas. Algumas grifes de luxo já comercializam seus produtos pelo aplicativo: as vendedoras fotografam as novidades e enviam para suas clientes mais VIPs cadastradas, que escolhem os produtos, autorizam a compra nos cartões de crédito e recebem as bolsas ou sapatos em sua casa.
PAOLA Pontes na festa Music Stage, em Guarapari
(Marlon Vianna)
 

 

Água encolheu
As embalagens de água mineral estão menores. Hoje em dia, quase não se encontra mais a garrafa de 500 ml, que foi substituída pela de 300 ml. O que não ocorreu foi a redução proporcional do preço. “Desde que informe adequadamente ao consumidor, o fornecedor pode reduzir o peso dos produtos usualmente comercializados”, orienta Maria Inês Dolci, da Pro Teste.
 
Semáforos
Leitores da coluna alertam para situações em que os semáforos poderiam ter melhor distribuição de tempo. “É de indignar o engarrafamento nas tardes de domingo para retornar de Pedra Azul. O semáforo de acesso ao centro de Viana é muito mal programado, pois os tempos de abertura não condizem com o fluxo da BR-262. O mesmo se repete na BR-101 na Serra, na chegada de quem vem do Norte do Estado”, alertou um amigo pelo Facebook. Outro leitor cita o semáforo de Jardim Camburi, no cruzamento com a Norte-Sul. Alô, autoridades!
 
Marrom-avermelhado
Alô, alô, sexo forte – elas! Marsala, mesmo nome de um tipo de vinho italiano, é a cor do ano da Pantone para 2015. O tom marrom-avermelhado, mais fechado e sério, que lembra os anos 1970, é tendência. Já nos anos anteriores, as cores escolhidas eram mais vivas e alegres, como foi o caso do Tangerine Tango (2012), Verde Esmeralda (2013) e Orquídea Radiante (2014).
 
Avanço…
Só que não! O anúncio de Aldo Rebelo para o Ministério da Ciência e Tecnologia não foi bem recebido por quem é da área, e o novo ministro já rende piadas. “Eba, com Aldo Rebelo no MCT, o Brasil vai finalmente poder participar da feira de ciências mundial e trazer uma maquete do sistema solar. Isso mesmo, aquelas com bolinha de isopor e arame. #futuro”, criticou André Souza, professor na Universidade do Alabama, Estados Unidos.
 
Artigo anteriorColuna 31 de dezembro
Próximo artigoColuna 02 de janeiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here