A Palavra
Para começar bem a semana: “Vós, que amais ao Senhor, odiai o mal. Ele guarda as almas dos seus santos; ele os livra das mãos dos ímpios. A luz semeia-se para o justo e a alegria para os retos de coração. Alegrai-vos, ó justos, no Senhor, e dai louvores à memória da sua santidade”. (Salmos 97:10-12)
 
Eles nas redes sociais
 
“Que a vida seja leve… A saudade seja breve… E o amor infinito!”
Cleuza Costa
***
“A grande virtude de 2015: Paciência!”
Sibele Simão
 
FERNANDA Liz. Beleza e charme!
(Zee Nunes / Iódice)
 
 
 
Concurso do TJ-ES
 
O primeiro ano da gestão do desembargador Sergio Bizzotto no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) resultou em avanços. Pela primeira vez, o tribunal capixaba teve o quadro completo de 30 desembargadores, 63 novos juízes foram nomeados e 56 tomaram posse, reforçando o quadro da magistratura, agora com 319 juízes.
***
O ano também foi de mudanças positivas no plano de carreiras e vencimentos. Dores do Rio Preto ganhou um novo Fórum. Mutirões e audiências de conciliação geraram R$ 9 milhões em acordos. “Foi um ano feliz para o poder judiciário. Houve novidades, situações e eventos que não ocorriam há alguns anos. O meu ponto máximo desejado é o concurso para funcionários do Judiciário. Já determinei a publicação do edital”, disse Bizzotto.
 
O EMPRESÁRIO de eventos Sandro Mileipe com sua mulher Perla
(Nanda Prates)
 
 
 
 
Elas! Viva!
Li ampla matéria sobre o tema: mulheres rebeldes ou atraentes eram enviadas para conventos no século 17. Certeza que o Espírito Santo ficou isento disso! Daí a razão da mais bonita mulher brasileira, e consequentemente do planeta, ser a capixaba. Enfim, revelado o segredo!
 
No fechar do ano…
O Diário Oficial na última semana do ano tem sempre surpresas: novas licitações, nomeações e muitos, mas muitos aditivos, aditivos, aditivos, aditivos, aditivos, aditivos, aditivos e aditivos de contratos! A checar onde vão parar os gastos a mais na virada do ano!
 
Balaio
Guarapari, para os mais nobres, Guaraparis! A Praia do Morro parece uma rua 25 de Março, em São Paulo, num fim de dia numa véspera de Natal. Um balaio de gato. Ruas imundas, a areia da praia massacrada por lixo! A cena é feia demais. Fui lá conferir. Achei que era exagero o que se falava, mas é pior! A praia é a visão da devastação!
PAULO Smith com Katia Lorenzoni, Claudia e Jorginho Abikair na confraternização da Cooperativa dos Cirurgiões Pediátricos do Espírito Santo (Coopercipes), no Le Buffet Lounge
(Arnaldo Peruzo)

 

Comemorações e frustrações
Se de um lado empresários comemoram as medidas do governo federal de “arrochar” os benefícios sociais, o que deve reduzir a rotatividade nas empresas, por outro lado os trabalhadores estão insatisfeitos com a decisão. As redes sociais foram invadidas de críticas ao governo. Muitos também demonstraram surpresa e frustração, já que a presidente Dilma disse, durante campanha, que não mexeria nos benefícios dos trabalhadores “nem que a vaca tussa”.
 
Flores na Ceasa
A partir deste ano, o capixaba poderá comprar flores nas Centrais de Abastecimento do Espírito de Santo (Ceasa-ES), todas as sextas-feiras, das 5h às 13h. Entre as variedades encontradas estão rosa-do-deserto, bromélia, begônia, azaleias, antúrio e samambaia, além de suportes para vasos de plantas.
 
Menos eu
O comércio capixaba não quer saber de trabalho nessa época do ano. Pelo menos os funcionários. A sensação que se tem é de desânimo generalizado. Numa loja em shopping de Vila Velha, a sonolenta vendedora soltou essa: “Todo mundo que eu conheço está na praia, menos eu!”, disse com todas as letras.
RAFAELA Camporez em Meaípe
(Thiago Bomfim)

 

Explorando
Atende pelo nome de Explora a empresa vencedora da concorrência pública, tipo maior oferta pela outorga da concessão, destinada à exploração do serviço público de estacionamento rotativo de veículos em Guarapari.
 
Paleta na areia
As paletas mexicanas foram parar na praia de Camburi, em Vitória. O picolé grandão, com quase o dobro de tamanho do tradicional vendido nas areias, traz versões recheadíssimas de leite condensado, doce de leite e até brigadeiro de colher. E já tem ambulante reclamando da concorrência.
 
De olho lá fora…
Nos últimos dois meses houve uma corrida de empresas interessadas em agregar valor a seus produtos visando ganhar o mercado externo. Um dos itens que mais tem atraído é a alta do dólar e o temor de uma paradeira ainda maior no mercado externo em 2015.
 
Alerta
O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), órgão brasileiro vinculado ao Ministério da Saúde, divulgou que, entre as mulheres, os cânceres mais comuns são o de mama (20,8%), seguido por cólon e reto (6,4%) e colo de útero (5,7%). Já nos homens, os mais incidentes são de próstata (22,8%), traqueia, brônquio e pulmão (5,4%) e cólon e reto (5%). Porém, segundo o instituto, a incidência poderia ser bem menor se a população buscasse mais prevenção e fizesse exames anualmente.
 
Pesquisou?
A coluna fez uma lista básica com 10 itens comuns nas compras do dia a dia do consumidor nos supermercados e se deparou com uma assustadora notícia. O mesmo item, da mesma marca, com exatamente a mesma quantidade, varia até 210% nos supermercados de Vitória. Bem que o Procon podia voltar a fazer pesquisa semanal de preços nos supermercados e divulgar para o consumidor. Quem sabe, com a concorrência sendo divulgada, os preços baixem um pouco.
 
Dose extra!
É preciso de uma dose extra de paciência para empresas que colocam uma telefonista que acabou de entrar no emprego como “porta de entrada do estabelecimento”. A coluna ligou para falar com o diretor de uma grande empresa, mas a telefonista não sabia de quem se tratava e ainda nos fez esperar exatos 4 minutos e meio até que ela descobrisse com alguém que a ligação deveria ser transferida para a diretoria. Um desserviço total!
 
Artigo anteriorColuna 04 de janeiro
Próximo artigoVinhos para degustar em 2015
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here