08/04/15

A campanha de vacinação contra o vírus da raiva em cães e gatos será neste sábado, 11 de abril. Desta vez, os bairros contemplados terão apenas um posto de vacinação, que funcionará das 7 às 18 horas.  O objetivo é criar uma barreira imunológica, dificultando a disseminação do vírus em cães e gatos e protegendo, também, a população humana. Bairros como Mário Cypreste, Cabral, Jardim Camburi, Romão, entre outros, terão postos de vacinação em praças, parques, perto de escolas e unidades de saúde.

 
O proprietário deverá levar a carteirinha de seu animal ou, se não tiver, o CVSA oferecerá uma nova no momento da vacinação. É importante que o animal, quando conduzido para o posto de vacinação, não seja exposto a desconforto térmico e esforço físico intenso, assim como a qualquer outro tipo de estresse que possa interferir na sua resposta à vacina.
 
A vacina utilizada pelo CVSA é fornecida pelo Ministério da Saúde e é produzida por cultivo de células infectadas com vírus rábico inativo. É indicada para cães e gatos com mais de 90 dias de vida, não havendo contraindicação para o uso em animais idosos e fêmeas gestantes ou lactantes.
 
Para manter a eficiência da vacina nos postos de vacinação, as equipes a mantém em caixas térmicas providas de gelo reciclável e termômetro. A vacina é realizada com materiais descartáveis, utilizados de forma individual, administrada na dose de 1,0 ml por animal, independente do peso.
 
A raiva é uma doença que ataca os animais que não estão protegidos com a vacina. Ela pode ser transmitida para outros cães e gatos e até para os humanos. A doença é passada através de mordidas, arranhões ou mesmo pela saliva de animais infectados.
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here