13/05/15

O Facebook lançou nesta semana uma ferramenta para veículos de mídia publicarem notícias interativas diretamente na rede social para elas serem exibidas pelo aplicativo de smartphones e tablets. Chamado de Instant Articles, o recurso foi anunciado já com nove parceiros: "The New York Times", "The Guardian", "Spiegel", "Bild",
"National Geographic", BuzzFeed, "NBC", "Atlantic" e "BBC News".
 
Alternativa à publicação de links dos sites originais, o recurso agiliza o carregamento de páginas, segundo o Facebook. "As pessoas compartilham muitos artigos no Facebook, particularmente pelo nosso aplicativo móvel. Para atualizar, no entanto, essas histórias levam uma média de oito segundos para carregar, de longe o mais lento tipo de conteúdo único no Facebook. O Instant Articles torna a experiência de leitura 10 vezes mais rápida do que o padrão dos artigos pela internet móvel", afirmou, em comunicado, Michael Reckhow, diretor de produto da rede social.
 
Outras das funções da nova ferramenta são a incorporação às reportagens de imagens em alta resolução que podem ser ampliadas, de vídeos que rodam automaticamente, de mapas interativos e de trechos de áudio.
Segundo Reckhow, o Instant Articles foi criado para dar a publicadores o "controle sobre as histórias, a experiência com a marca e oportunidades de rentabilização". De acordo com o Facebook, os veículos de mídia podem optar por controlar a venda de anúncios veiculados em seu conteúdo ou pela plataforma de publicidade da rede social. É possível ainda monitorar a audiência com mecanismos internos.
Os conteúdos publicados pelos parceiros iniciais na nova ferramenta já podem ser lidos pelos usuários que acessarem a rede pelo app para iPhone. O Facebook não informa se os aparelhos que rodam Android serão contemplados.
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here