A ELEGÂNCIA e o charme de Mariella Gottardi
(Cloves Louzada)
 
 
 
PÉROLAS
 
“Vi uma reportagem sobre Vitória na televisão. Achei bonito, parecido com Hong Kong.”
Da comerciante chinesa Lai Yuk Kuen, contando por que veio morar na capital capixaba.
 
“Achei que era um cisto.”
Da dona de casa Maria José de Araújo, que sentiu dores na barriga e acabou dando à luz no meio da rua em Olinda (PE). Ela não suspeitava da gravidez. O nome da criança é Vitória.
 
“Além de pintar placas, alguns motoristas escondem a placa com baralho, papelão e até borracha.”
Da inspetora da Polícia Rodoviária Federal do ES (PRF-ES) Carolina Ortega, sobre as artimanhas dos caminhoneiros para driblarem a fiscalização ao longo da BR-101.
 
“Homem é meu passatempo, um acessório, sempre foi.”
Da Ex-BBB Amanda. Quem?!
 
“População tem o direito de se armar.”
Bene Barbosa, presidente do Movimento Viva Brasil.
IRRETOCÁVEIS. As lindas Ana Clara Benevides e Eliane Bianchi iluminando o domingo
(Cloves Louzada)
 
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Na frase ‘ele acabou dia 17’ o sujeito é o vale-refeição.”
@bqeg
***
“A minha vida seria muito melhor se eu seguisse os meus próprios conselhos.”
Rafaela Artner
 
OS NAMORADOS Enzo Mameri e Mariana Borges em festa no Museu Vale
(Cloves Louzada)
 
 
 
 
NOSSA DICA
 
Saudável em Paris para todos os gostos
Está indo para Paris, mas não quer jogar fora o resultado de meses de academia, corridas, drenagens? Ouvi de quem sabe caminhos especiais da Cidade Luz, Carmen Prates, que foi ao ponto: “Como resistir às tentações gastronômicas, tipo macarons, croissants e molhos amanteigados? Não se apavore, porque a ‘nova alimentação do século XXI’ é assunto em alta por lá. Até chefs renomados estão revendo conceitos e levando a culinária saudável para as mesas badaladas da cidade, com um melhor aproveitamento dos nutrientes em novas técnicas de preparação de pratos, reduzindo ao mínimo a gordura e o açúcar, nossos vilões”, disse-me.
Mas Carmen Prates foi mais longe: “As novas delícias de Paris são pratos cozidos no vapor, temperados com chá e caldo de legumes que substituem a manteiga. Os discípulos são tantos que já existe até uma escola em Eugénie-les-Bains especializada em formar chefs de cozinha saudável. Quer um típico jantar francês com direito a estrelas Michelin e sem nenhuma culpa? Listei três endereços, mas não se esqueça de reservar: L’Atelier de Joel Robuchon (www.joel-robuchon.net), Le Divellec (www.le-divellec.com) e La Dame de Pic (www.ladamedepic.fr)”.

NOIX de Saint Jacques com trufas é uma das delícias da nova culinária francesa
 
 
 
Pousada no morro
 
Essa é de MP! Chico Lessa, músico conhecido da Ilha, está construindo uma pousada de frente para o mar no morro Jesus de Nazaré, em Vitória. E o empreendimento pode contar com recursos do Bandes. Segundo o presidente do banco, Luiz Paulo Vellozo Lucas, o financiamento está no âmbito do projeto Economia Verde.
***
“O morro tem uma das vistas mais lindas da capital. Lá temos o Bar do Bigode, que virou ponto turístico. Os visitantes fazem rapel, canoa havaiana, almoçam nas casas capacitadas dos moradores. É uma alternativa econômica e criativa nas comunidades, a exemplo do que ocorre no Rio de Janeiro, com apoio do poder público”, disse-nos.
 

EM MANHATTAN, Nova Iorque, as irmãs Stephanie e Belisa Nader
 
 
 
Treinamento ou educação?
Falta treinamento – ou educação – às atendentes dos parquímetros de Vitória. A maioria se acha “guarda municipal”, com uma autoridade que não lhes cabe, e, em vez de esclarecer dúvidas com atenção e disponibilidade, chegam aos motoristas com empáfia e deselegância.
 
Tatuagem no sovaco
Com as máquinas rotativas que não fazem barulho, diminuiu a dor da tatuagem. “Mas tem que ter uma dorzinha, senão perde o respeito”, brincou Gerson Amaral, da Hama Hama. “Tatuei 11 horas seguidas o braço de uma mulher, com um desenho psicodélico. Elas aguentam mais que eles. Os homens passam mal, choram e desmaiam”, disse. A mais rápida demorou um minuto, foi uma seta no pulso. “Também desenhei uma vez um João de Barro no sovaco”, contou.
 
Rua da PM
A Polícia Militar fará hoje, das 8h às 13h, uma ação na praia de Camburi, em Vitória, para apresentar suas unidades e equipamentos. É a “rua de lazer da PM”, com motos, helicóptero, viaturas, armamentos, coletes, cães etc e tal. Aproveite para passear tranquilamente por lá neste período, sem medo de ser feliz.
NO PALÁCIO Anchieta, o governador Paulo Hartung com o gerente do Banco Europeu de Investimento no Brasil, Alexandre Staff Varela. A pauta foi de negociações para investimentos em saneamento e mobilidade urbana. Registrado
(Thiago Guimarães)

 

Sem rótulos
A Organização Mundial da Saúde vai mudar o jeito que as doenças são batizadas, para evitar preconceito e discriminação. Novas doenças não poderão mais ter nomes de pessoas, lugares ou animais, a exemplo de “mal de Parkinson”, “gripe espanhola” ou “vaca louca”. O médico Marcus Tanure é a favor da mudança. “Não rotula o paciente do ponto de vista emocional e social”, afirma.
 
Turismo religioso
Depois que o beato Anchieta foi santificado, aumentou o número de pessoas que visitam o Santuário Nacional São José de Anchieta, na cidade capixaba que leva seu nome, cuja estrutura ainda é precária. Segundo o padre César Augusto dos Santos, faltam instalações sanitárias, espaço para refeições e guias capacitados para receber os visitantes. “Precisa ter no entorno parques e lojas com lembranças”, disse.
 
Poupe verba
A Cesan desistiu de ampliar sua frota de veículos “por motivo de ordem administrativa e preservação dos interesses públicos envolvidos”. A licitação – que tinha por objetivo a aquisição de caminhões leve, caminhões toco, caminhões truck, motocicletas, veículos de passeio, pick ups de vários modelos, vans e empilhadeiras – foi revogada. Isso pode esperar! E o bom é que as chuvas por aqui sinalizam que água não vai faltar, mas é preciso o ato de economizar.
AS CACHOEIRENSES Danielle Coutinho e Marluci Eiras no coquetel da Casa do Canal
(Nanda Prates)

 

 
Chiclete
As músicas pegajosas envolvem o que os psicólogos chamam de “Efeito Zeigarnik”: tendência de lembrar-se melhor e com mais frequência das coisas que começam e não terminam. A chave para tirar a canção-chiclete da cabeça é encontrar algo que dê um certo nível de desafio ao cérebro, segundo pesquisadores. Faça o teste, por exemplo, lembrando e repetindo os nomes da turma de Brasília que nocauteou o País.
 
Flica
A Feira Literária Capixaba, de 20 a 24 próximos, na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, promete divertimento para todas as idades, com direito a mesas de debates e, para as crianças, contação de histórias. O evento homenageia a escritora e artista plástica Virginia Tamanini.
 
Pós-bariátrica
Cerca de 700 pessoas deverão fazer cirurgia bariátrica no Espírito Santo até o final deste ano. O cirurgião plástico Ariosto Santos afirma que 90% dos pacientes pós-bariátricos precisam de cirurgias reparadoras. “O excesso de pele é inevitável, principalmente na região abdominal”, disse.
No Theatro Carlos Gomes Consuelo, Fábio e Domingas Giestas
(Thuanny Louzada)

 

Tacógrafo na mira

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-ES) realiza uma operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal para verificação de tacógrafos em veículos de transporte e carga em que seu uso seja obrigatório. O equipamento indica e registra velocidade, distância percorrida e tempo. Muitos estão quebrados ou fora do prazo de validade e, num acidente, funcionam como “caixa preta” do veículo, por exemplo.
 
Chuva e aula
Mãe de um aluno de um colégio na Serra está irritada com a frequência com que chega na escola para levar o filho e é avisada, na hora, de que naquele dia as aulas terminarão mais cedo. “Eu trabalho e, se não avisam pelo menos um dia antes, é difícil me planejar. Quinta-feira, na entrada, disseram que as crianças seriam liberadas mais cedo por causa da chuva. Até agora não entendi essa”, comentou.
 
Macarrão de café
Fábrica de massas em Venda Nova do Imigrante chama atenção pelos tipos exóticos e coloridos. Tem macarrão de pimenta, vinho, beterraba, espinafre, abóbora, gengibre, inhame, tomate seco, limão siciliano e até de café. Tudo colhido de horta própria e sem agrotóxico. Os donos são descendentes de italianos e a produção de massas é passada de geração em geração.
ROBERTA Camatta e Ana Luiza Freitas na Ilha do Frade
(Cloves Louzada)

 

Intercãobio
No mesmo modelo do AirBnB, plataforma onde usuários podem alugar quartos ou apartamentos para visitantes temporários, surgiu o AirBnBicho. Quem vai viajar e não quer deixar seu bichinho em hotel ou sozinho pode encontrar hospedagem – muitas vezes de graça – com pessoas que se disponibilizam a receber o pet por um período específico.
 
No avião
Para os pequenos não ficarem entediados, a estratégia preferida dos pais hoje em dia são os vídeos e joguinhos em tablets e smartphones. Mas nem todos têm o bom senso de colocar fones de ouvido. Num voo de mais de duas horas, um casal capixaba foi obrigado a ouvir um desenho infantil na poltrona da frente, um joguinho na fileira do lado e músicas na cadeira de trás, tudo ao mesmo tempo!
 
Serviços comprometidos
Os serviços básicos de assistência à população podem ser comprometidos com o atraso de pagamento dos órgãos públicos aos prestadores de serviços contratados como terceirizados. Guilherme Guerra Reis, especialista em direito do terceiro setor, diz que esses casos vêm aumentando no Espírito Santo, podendo levar à suspensão de contratos.
 
Artigo anterior16 de maio
Próximo artigoColuna 18 de maio
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here