NOWA Moulin, bonita
(Cloves Louzada)
 
 
 
PÉROLAS
 
“Eu não tenho rabo preso com ninguém.”
Da presidente Dilma Rousseff, que declarou guerra ao empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC, ao afirmar que ele mente na delação premiada sobre as doações de campanha em 2014. Então tá!
 
“Um dia você é Deus, no outro não é ninguém.”
Bruna Marquezine, atriz. O mundo é um moinho…
 
“É surreal o que estamos enfrentando e é uma vergonha esse abuso chamado terreno de marinha.”
Do senador Ricardo Ferraço sobre o veto da presidente Dilma ao projeto de lei que trata da diminuição de taxas cobradas em terreno de marinha e da remissão de dívidas patrimoniais com a União. Muda, Brasil!
 
“Muitas vezes, nem é falta de conhecimento. É mesmo o jeitinho brasileiro.”
Mauricio Becker, gerente operacional do Detran-ES, sobre leis de trânsito pouco conhecidas.
 
“A tendência é a quantidade de igrejas crescer ainda mais.”
Edebrande Cavalieri, doutor em Ciência da Religião, sobre o grande número de igrejas em Vitória.
 
“Vão criar verdadeiros monstros.”
Clóvis Figueira, promotor de Jutiça da Infância e Juventude, contra a redução da maioridade penal.
 
LUIZA, o pai Renato e a mãe, que aniversaria hoje, Ana Paula Martins
(Cloves Louzada)
 
 
 
 
 
Eles nas redes sociais
 
“A manhã é tão bonita… pena que para usufrui-la temos que acordar cedo.”
@marcelomedici
***
“Antigamente, você chegava na casa das pessoas e pedia um copo d’água. Hoje você pede a senha do wi-fi.”
Beatriz Soares Melo
***
“Quem ri por último, não entendeu.”
@bqeg
 

JULINA Renan e Flávia Ferrari, Thiago Lacerda e Paula Pretti
 
 
 
NOSSA DICA
 
Arte da Itália, de Rafael a Ticiano
Um giro em São Paulo sempre faz bem para um relax do corre-corre do dia-a-dia. Fui ouvir Carmen Prates sobre a agenda cultural das férias de julho. “A capital paulista acaba de ganhar um destino extra. ‘Arte da Itália: de Rafael a Ticiano’, em exposição no Masp até o dia 20 de setembro, traz 30 obras, documentos do arquivo do museu do século 13 ao 18, inclusive do período Medieval, o auge do Renascimento e início do Barroco”, assinalou Carmen, que amplia a dica:
“A mostra inclui artistas como Rafael Sanzio, Ticiano Vecellio, Giovanni Bellini e Sandro Botticelli, com patamar de leitura dos arquivos extras, com correspondências, fotografias, recortes de jornais, entre outros itens, que revelam uma parte da história do museu”. Vale a visita, além da chance de conferir outras dezenas de grandes atrações da maior cidade do País.

“RESSUREIÇÃO de Cristo” (1499-1502), de Rafael, em exposição no Masp sobre a arte da Itália==
 
 
 
 
Cota feminina
 
Tramita no Congresso projeto propondo que mulheres com 10% do coeficiente eleitoral possam ser eleitas na frente de candidatos do sexo masculino com mais votos na coligação, até que seja atingido o percentual de 30% do gênero feminino. Rita Camata, que declinou ao convite feito pelo PSDB de coordenar a participação feminina nas próximas eleições, diz que a proposta é um retrocesso.
***
Eleita quatro vezes deputada federal e escolhida como vice-presidente de José Serra na disputa presidencial de 2002, Rita afirma que a política ainda é injusta e machista com as mulheres. “O homem faz política 24h por dia. A mulher continua dona de casa, mãe, profissional. Na hora de buscarmos uma ajuda mínima financeira, é um Deus nos acuda. Como se não tivéssemos potencial de voto”, disse-nos.
 
JOSY Côgo Sampaio e Joaquim Sampaio
(Wanderson Lopes)
 
 
 
 
Bilhete premiado
O destino pode reservar grandes bênçãos, como o que ocorreu com uma senhora em Vitória, que achou um bilhete premiado, literalmente! Ela estava com o filho doente em casa e saiu para tentar arranjar dinheiro para comprar os remédios e comida. Na rua, se deparou com um jogo da Quina no chão. Estava premiado com a quadra! Foi retirar os R$ 6 mil do prêmio chorando de alegria por poder cuidar da família. Deus age até no acaso.
Crédito imobiliário
Um gerente da Caixa Econômica Federal diz que chegou uma determinação, sem explicações, para não fazer mais aplicações de clientes em Letra de Crédito Imobiliário (LCI). Em resposta, o banco esclarece que a captação de recursos por meio de LCI depende do crescimento do crédito habitacional frente à captação de poupança, estando, portanto, sujeita a momento de maior ou menor oferta.
Calendário do Rubem 
Rubem Braga, cuja morte completa 25 anos em dezembro, ganha uma bela homenagem em sua terra natal. Em solenidade no Teatro Municipal de Cachoeiro, que leva o nome de Rubem e completa 15 anos, será lançado no próximo dia 16 um calendário comemorativo ao aniversário do principal palco do Sul capixaba. Treze artistas de primeiro escalão, entre eles Chico Buarque, Ney Matogrosso, Ney Latorraca, Ana Botafogo e Zezé Motta, doaram suas imagens posando ao lado da caricatura do sabiá da crônica, doada pelo artista J. Bosco.
CHICO Buarque na homenagem a Rubem Braga que marca o aniversário de 15 anos do Teatro Municipal da Capital Secreta
(André Fachetti)
 
 
 
Cinema secreto
O distrito de Burarama, na Capital Secreta, recebe até hoje o primeiro Festival de Cinema Ambiental e Sustentável de Cachoeiro de Itapemirim. Com o tema “Águas e Florestas do Espírito Santo”, o Cine.Ema (em homenagem à Pedra da Ema) exibe 14 filmes de sete estados tratando questões ambientais. O “embaixador” Paulo Gava certamente recebe os visitantes.
 
Dentinho quebrado
Nenhuma criança está livre de cair e quebrar os dentinhos. E é importante saber o que fazer nos primeiros-socorros. “A limpeza deve ser com água corrente e pano limpo, sem esfregar. Se houver sangramento, coloque uma compressa com pano limpo e gelo. Se o dente tiver se soltado, leve-o ao dentista num copo de leite e evite que a criança mastigue alimentos duros, use chupeta, mamadeira ou chupe o dedo até a consulta”, orientou a especialista Alice Sarcinelli.
 
Malhação noturna
Quem trabalha de dia, só tem a noite para se exercitar. Nos calçadões, muitos capixabas jogam futevôlei, tênis, correm, pedalam, patinam e até fazem exercícios na água. Na Curva da Jurema, as aulas de caiaque e stand up paddle vão até as 21h30! “Tem que levar lanterninha. Muitas famílias preferem à noite. O vento está calmo e não precisa de filtro solar”, disse-nos o instrutor Edmar Zouain.
VANESSA Frasson, Melina Afonso, Talita Schwartz e Carolina Varejão
(Cloves Louzada)

 

Praticidade cosmética
Os cuidados com a pele precisam de muitas etapas, mas a vida corrida às vezes não permite manter todas as atenções necessárias. Por isso, empresas de cosméticos estão lançando produtos que unem mais de uma função. “Um dos lançamentos é o sabonete para o rosto que traz em sua fórmula um ácido. Dessa forma, o segundo produto não precisa ser aplicado, já que o próprio sabonete faz o efeito de esfoliar. É importante optar por produtos indicados pelo seu dermatologista para não ter resultado indesejado, como manchas ou alergias”, ressalta.
 
Até no estacionamento?
Ao parar o carro dentro do estacionamento de um restaurante, na Praia do Canto, um casal observou que havia um homem andando entre os veículos. E qual não foi a surpresa quando ele perguntou: “Vamos dar uma olhadinha no carro?”. Hein??? Flanelinha dentro de estacionamento?
 
Cara de pau online
Mentir no currículo é erro grave que muita gente comete, mas em tempos de informações expostas online, fica ainda mais feio. “Passando pelo perfil no Linkedin de alguns profissionais conhecidos, vi que muitos exageram suas qualificações e até se apropriam de projetos alheios, se dizendo os responsáveis. Mas basta uma ligação de referência para a antiga empresa para derrubar a farsa”, comentou leitora. A dica dos especialistas em RH é sempre a honestidade.
DALILA e Mauricio Murad
(Wanderson Lopes)

 

Santa centenária
Baunilha, pequeno distrito de Colatina às margens da BR-259, possui uma bela igreja no centro que merece ser visitada. A história da igreja se mistura com a dos imigrantes italianos que, há 100 anos, trouxeram da Itália uma imagem de Nossa Senhora da Saúde. A centenária santa ainda está lá no altar, muito bem conservada, recebendo as orações dos fiéis.
 
Segunda via
A página de segunda via da conta é a campeã de acessos no site da Cesan. Em junho foram mais de 73 mil visitas. Já nos Escritórios de Atendimento, a média é de 4.644 solicitações por mês. A partir deste mês, para emitir a segunda via, é preciso cadastrar CNPJ ou CPF. Além da segurança, a medida quer atualizar o cadastro dos clientes, segundo a companhia.
 
Do seu lado
Não existe lugar certo para paquerar. Segundo a psicóloga Daniela Ervolino, o amor pode estar no elevador, no supermercado, na fila do banco, mas as pessoas estão se esquecendo de olhar para o lado, deixando a oportunidade passar. “Tem que acabar com essa história de ficar toda montada e sair para ‘caçar’. A chance de dar certo em lugares incomuns é até maior, pois o interesse é natural”, opinou.
 
Voz diz tudo
Para quem usa a voz como instrumento de trabalho, como cantores, professores e palestrantes, vale a dica da fonoaudióloga Sarah Quintairos: saber usá-la corretamente com toda a sua potência e o mínimo de esforço, evitando assim danos às pregas vocais. “Lembrando sempre que a voz conta quem você é e como você está”, disse-nos.

CAMILA Queiroz
Artigo anterior04 de julho
Próximo artigoColuna 06 de julho
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here